Início » Internet » LinkedIn implementa botão de candidatar-se a emprego

LinkedIn implementa botão de candidatar-se a emprego

Avatar Por

O LinkedIn apresenta um novo botão que deve agradar em cheio os recrutadores espalhados pelo mundo. Chamado de "Apply with LinkedIn", algo como "candidatar-se com o LinkedIn", o botão permite demonstrar imediatamente o interesse em uma vaga de emprego anunciada utilizando a própria plataforma do LinkedIn.

Se depender da companhia – considerada a maior rede social profissional do mundo –, aquele tempo de enviar currículos por email acabou. Em vez disso, o usuário utiliza as informações de seu próprio perfil no LinkedIn para rapidamente encaminhar um CV para a empresa em busca de mais funcionários.

Botão de candidatar-se a uma vaga

"Nós vamos tornar mais fácil para você enviar o seu perfil para qualquer candidatura de emprego na web com um simples clique. Algumas das primeiras empresas a estrearem o botão 'Apply with LinkedIn' em seus próprios sites (além do nosso) incluem Netflix, TripIt, Photobucket, e mais mil outras empresas".

Quando em funcionamento, o Apply with LinkedIn se mostra muito simples mesmo. Sempre que o botão aparecer próximo à descrição de uma vaga, o usuário do LinkedIn pode clicar nele. Uma caixa com suas informações pessoais e profissionais aparece acima de tudo – com direito à edição dos dados. Uma vez que as informações estejam confirmadas e o perfil esteja de acordo com aquilo que o sujeito quer passar para a empresa, é só enviar.

De acordo com o LinkedIn, uma mensagem de confirmação será apresentada para garantir que o perfil virtual foi efetivamente enviado. Nessa mesma janela, a rede social informa quais contatos trabalham naquela empresa em questão. Daí a pedir que aquele ex-colega de trabalho escreva um depoimento no seu próprio LinkedIn é um pulo – que certamente aumenta as suas chances de conseguir o tal emprego.

O botão de candidatar-se a uma vaga do LinkedIn não se limita às páginas do LinkedIn. As empresas poderão implementá-lo em seus websites com pouquíssimas linhas de código (até fizeram uma página especial explicando isso). Veja abaixo um exemplo de como o código-fonte vai funcionar, fornecido pela rede social.

<script type=”text/javascript” src=”http://platform.linkedin.com/in.js”>
api_key: <YOUR API KEY GOES HERE>
</script>
<script type=”IN/Apply”
data-companyId="1337"
data-jobTitle="Chief Cat Wrangler"
data-email="[email protected]">
</script>

A promessa do LinkedIn é de que o botão poderá funcionar junto com sistemas de gerenciamento de recursos humanos. Com isso, as empresas poderiam integrá-lo a bancos de dados, tornando a tarefa de gerenciar candidatos mais simples. Ou seja, tem tudo para ser adotado pelo mercado rapidamente.

O Apply with LinkedIn chega efetivamente depois de um mês desde que tomamos conhecimento dele pela primeira vez. Até que não demorou tanto assim. Ou demorou?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Claudia Oliveira
legal
Caio Furtado
Útil, mas sei lá, nem sempre o melhor currículo revela o melhor candidato :P
Marcelo
ótima sacada da linkedin!
Pedro
Os sites que cobram para manterem currículos e disponibilizar acesso a vagas de emprego já devem estar ficando preocupados (ex, Catho). Parabéns ao Linkedin, ter que gastar dinheiro para arrumar emprego é de uma lógica vil.
@davividal
Bacana... :) Agora é só esperar mais uns 20 anos até que as empresas brasileiras comecem a usar o e-mail... Talvez daqui a uns 80 anos elas comecem a usar o Linkedin... :-)
Pedro
Mas só reiterando: diferente dos outros botões, esse é o mais útil.
bawlaw
Botão "enviar curriculo".
Pedro
Daqui a pouco 50% das páginas de sites e blogs serão preenchidas por botões de redes sociais.