Por ser uma empresa que começou e baseou sua estrutura de negócios em torno da sua tecnologia de busca, você espera que o Google saiba como fazer um bom sistema de indexação e pesquisa. Mas de acordo com relatos de desenvolvedores, esses conhecimentos do Google foram modificados, ao menos no Android Market: desde o começo do mês, a loja parece estar com problemas nas buscas.

A principal reclamação dos desenvolvedores, relatada inicialmente em um tópico no fórum de suporte do Android Market, é que seus aplicativos não estão aparecendo nas páginas de resultados como costumavam aparecer até o final do mês passado. Como eles notaram que houve uma queda perceptível de downloads, sabiam que havia alguma coisa errada e descobriram que se tratava do setor de buscas da loja.

Alguns dos desenvolvedores dizem que chegaram a perder 80% do seu volume de downloads e, com isso, sua principal fonte de renda. "Meu aplicativo, que antes aparecia quando certas palavras-chave ou o nome dele eram buscadas, agora sequer é listado e quando aparece, está embaixo de aplicativos com poucos reviews e menos de 50 downloads por dia", relata um deles no tópico.

Um funcionário do Google chegou a responder no fórum que eles estavam cientes do problema e que estavam trabalhando para descobrir como solucioná-lo. Mas essa resposta foi publicada no último dia 6.

Com informações: The Register.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Poxa Google, avacalhar com os Devs é palha!
@MatheusFerreira
Quem foi que disse que o Android é de graça? Assim como grande parte dos produtos do Google, o pagamento pelas ferramentas são seus dados. Dados estes que se convertem em uma (incrível) segmentação de mercado no âmbito que mais dá lucro ao Google: AdWords.
Turdin
Casa de ferreiro espeto de pau.
Douglas
Realmente o market esta estranho. Não conseguia mais baixar Skype, IMO, Google+ entre outros. Fiz o desbloqueio do market trocando a rom :)
@brunogdb
Inception criada
@Leonardo_Mellin
É melhor passarem a usar o Bing no Android Market kkkkkkkkkkk
Alexandre
O google anunciou recentemente q os devs poderiam fazer diferentes versoes do mesmo app, para diferentes versoes do android. Me parece que esse fato influi diretamente na busca por apps.
Rodrigo Cardoso
Eita! Q bosta.
@Cobalto
Eles devem estar sofrendo de "efeito bing", explico. O bing brasil é o mesmo lixo desde a época que era MSN Busca, só mudam o visual. Enquanto o bing americano está anos-luz na frente em basicamente tudo. Deve ser isso que tá acontecendo, com as mudanças (visual novo de tudo no google, projeto caffeine, etc) devem ter feito mudanças grandes no motor da versão americana que ainda não foi refletida na versão brasileira, onde mudaram apenas o visual. Apenas supondo.
Vinnicius
A App Store é bem melhor que a Android Market. Só não acho tão bonita como a nova versão da Android Market mas o sistema de busca deles são bem melhores e trazem resultados mais fiéis. Que papelão! O sistema de buscas Google é bom mas as buscas do Android Market são péssimas, tomara que eles melhorem.
Matheus Wichman
Parece que conheço essa história, no Brasil é a mesma coisa: uma empresa estatal não está nem ai pro seus clientes já a privada estende tapete vermelho para o mesmo. Isso me reflete o seguinte: O Google não está nem ai pro Android pois ele é gratuito, não vão ganhar nada(eu acho) já a Apple é bem diferente trata os desenvolvedores com respeito, pois são eles que fazem o sistema "girar".
Yangm
Mas que papelão heim seu google?
Rayzer'
Que bom, não sou só eu, achava q estava ficando maluco, mas também percebi a mesma coisa...
Marcelo
Nessa parte o google ainda peca e a Apple store está muito na frente!
João
#MAMILOS..... São muito polêmicos... E o Google também...
Exibir mais comentários