Windows Phone “Mango” chega primeiro no Japão

Microsoft e KDDI apresenta o Fujitsu Toshiba IS12T, smartphone à prova d'água

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

A operadora KDDI anunciou no Japão o primeiro smartphone do mundo rodando o Windows Phone 7.5 “Mango”. O produto vai chegar antes na terra do sol nascente, com desenvolvimento e fabricação a cargo da divisão de dispositivos móveis da Fujitsu Toshiba. Ao que tudo indica, a produção vai acontecer no próprio país (um arquipélago, sendo preciso), o que tende a baratear os custos.

IS12T (imagem: reprodução CDI)

Não faz nem 24 horas que o comando global da Microsoft confirmou que o Windows Phone 7.5 estava pronto e seu código-fonte havia sido enviado para os fabricantes de hardware e software. Conforme eu expliquei em outro texto, o RTM tem que passar por testes conduzidos por parceiros da MS antes de finalmente ser instalado nos aparelhos. A KDDI, no entanto, já está com um smartphone prontinho para quando o grande lançamento do “Mango” acontecer.

Sem nome comercial definido, o IS12T deve chegar ao mercado japonês “a partir” de setembro.

Entre os predicados do smartphone, podemos destacar a câmera fotográfica, cuja promessa é de fazer fotos com resolução de 13,2 megapixels. O IS12T também conta com 32 GB de espaço interno de armazenamento de fábrica. Assim como o Motorola Defy, ele pode ficar submerso na água, sem que o líquido afete seus componentes internos.

A Microsoft diz que o “Mango” apresenta 500 novos recursos que a versão anterior do sistema, o Windows Phone 7.1, não continha. Os destaques são a multitarefa de aplicativos, a exibição de e-mails em “modo de conversação” (ou threads, como o Gmail faz tem algum tempo) e a atualização do Internet Explorer para a versão 9.

O site da Computerworld bem nota que a Microsoft vem tentando disparar no mercado de smartphones desde o ano passado. A companhia fez enorme barulho quando apresentou a primeira leva de celulares com o aguardado Windows Phone, o sucessor do Windows Mobile. Entretanto, números do instituto IDC mostram que o market share da empresa caiu de 7,1% no primeiro trimestre de 2010 para 2,7% no primeiro trimestre desse ano.

Em um evento, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, chegou a brincar dizendo que a representação da gigante do software nos smartphones passou de “muito pequena para muito pequena”. Com a previsão de que os smartphones serão metade dos aparelhos celulares vendidos daqui a cinco anos, feita pela IMS Research, é chegada a hora da Microsoft mostrar a que veio para abocanhar parte do bilhão de smartphones previstos para 2016.

Assista abaixo a reportagem sobre o lançamento do IS12T (em inglês).


(Vídeo do YouTube)

Existe a suspeita de que smartphones com Windows Phone “Mango” cheguem no Brasil oficialmente a partir de setembro. O país entrou na segunda onda de lançamentos relacionados a celulares promovida pela Microsoft e suas parceiras.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados