Adobe lança Edge, ferramenta que compete com Flash

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

A Adobe parece que não recebeu aquele memorando dizendo que empresas não deveriam criar coisas que têm potencial para destruir suas próprias tecnologias. A empresa liberou hoje uma versão de prévia do Adobe Edge, uma ferramenta especificamente para criar animações no padrão HTML 5 e que pode ajudar a diminuir a onipresença do Flash na web.

Além do HTML 5, o Adobe Edge também usa outros padrões web como o CSS3 e JavaScript para criar as animações. Que tipo de animações? Que bom que você perguntou: a Adobe fez questão de criar essa página para demonstrar o poder de criação por trás do programa, além de listar também quais dispositivos são compatíveis com ela.

Os interessados em testar o Adobe Edge podem baixar um preview dele direto do Adobe Labs (cadastro necessário) ou esperar a versão final no ano que vem. O programa está disponível para OS X e Windows, mas no caso desse último, ele só é compatível com Windows Vista e superiores.

Claro que a Adobe não pretende acabar com o Flash com o Adobe Edge, vendo como ele é amplamente adotado em milhões de páginas da web. Mas esse parece ser um ótimo plano de contingência se o as habilidades do HTML 5 passarem a ser mais vantajosas e mais adotadas do que as do Flash.

E eu sei que mesmo usando “se” no parágrafo anterior não vai impedir a criação de inflamadas discussões Flash vs. HTML 5 nos comentários. Que venham, pois.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados