A Foxconn talvez tenha encontrado a maneira perfeita para evitar que funcionários se suicidem: basta substitui-los pela mão de obra automatizada. Em uma declaração para agência oficial de notícias da ditadura chinesa, a companhia informou que está em vias de iniciar a instalação de 300 mil robôs em suas fábricas localizadas naquele país. A implementação dos robôs deve levar um par de anos para ser concluída.

iPad: feito por humanos — por enquanto

Responsável pela fabricação de diversos eletrônicos amplamente desejados no Ocidente (vide o iPad da Apple), a Foxconn busca formas de diminuir o custo com trabalhadores. Para tanto, vai instalar 300 mil robôs até o fim de 2012. A megalomania não para por aí, no entanto: serão 1 milhão de robôs fazendo o trabalho repetitivo de seres humanos nos próximos três anos.

A companhia informa que as máquinas vão executar funções “simples e rotineiras”, como pintura, montagem e soldagem. Atualmente a gigante chinesa conta com somente 10 mil robôs em suas fábricas. Em contraste com isso, a companhia emprega 1,2 milhão de funcionários — pagando salários muitas vezes miseráveis inclusive para os padrões brasileiros, devo dizer.

Mais | McDonald’s quer substituir atendentes humanos por tecnologia de ponta

Por enquanto não há detalhes sobre o número de chineses que vão perder o emprego depois que a Foxconn adotar o milhão de robôs. Do ponto de vista social, a empresa certamente está prejudicando os trabalhadores da ainda muito pobre China. Por outro lado, a mecanização é uma tendência consolidada na nova ordem mundial, uma vez que garante a execução de uma mesma tarefa por horas e horas (permanentemente, se for necessário) por um custo inferior. Em tese, as pessoas que deixam de executar essas tarefas poderiam se dedicar ao trabalho intelectual.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados