Essa é uma dívida antiga: Skype para iPad. O aplicativo foi lançado nessa terça-feira, para finalmente apaziguar os ânimos daquele pessoal que comprou recentemente o tablet da Apple e se decepcionou devido à falta de um aplicativo incrivelmente bem recomendado nessa internets afora. Você pode baixar a nova versão do Skype especialmente para os dispositivos da maçã — não custa nada, como de costume.

Conferência no Skype para iPad (imagem: divulgação)

O Skype oferece uma versão especial para iPhone do aplicativo com vídeo-chamadas desde o fim de 2010. Isso significa que metade de ano já havia se passado sem que uma versão compatível aparecesse para o iPad. Veja bem, o Skype para iPhone até funcionava no tablet, mas com aquele visual de aplicativo super-ampliado. Não tirava proveito do visor amplo do iPad (diferentemente do que acontece agora).

De acordo com a companhia, o aplicativo para iPad foi otimizado para as 9,7 polegadas do iPad. De fato, isso aconteceu mesmo. Dá para ver os avatares de cada um dos contatos antes de definir para qual deles será a ligação. Um design bastante clean, de um jeito que não estamos mais acostumados a ver no aplicativo do Skype para Windows e OS X da Apple.

Assim como acontecia com quem instalava o Skype para iPhone no iPad, existe a opção de câmeras: a frontal ou a traseira. Em ambas, a qualidade do vídeo deixa muito a desejar, mas esse foi um dos recursos mais destacados durante a apresentação do tablet no começo do ano. As vídeo-chamadas funcionam tanto no Wi-Fi como no 3G, segundo informações fornecidas pela desenvolvedora do software.

Antes de ser lançado oficialmente, o Skype para iPad apareceu brevemente na App Store na manhã dessa terça. Naquele momento, consegui baixar o app, mas ninguém estava disponível (às seis da manhã!) para um teste de vídeo-chamada. Pelo menos o envio de mensagens de texto no modo bate-papo parece funcionar bem — “parece” porque o meu interlocutor fez o favor de não me responder.

O app faz chamadas para telefones fixos e celulares, desde que o usuário tenha créditos para isso. O mesmo vale para mensagens de texto SMS. Além de conversar com outros usuários conectados no Skype via iPad, o aplicativo liga para qualquer usuário do serviço, não importando em qual dispositivo ou computador ele está. Felizmente!

Download do Skype para iPad na App Store

É bom avisar que o iPad de primeira geração não conta com câmeras de vídeo. Até dá para instalar o aplicativo, mas ficará limitado a conversas por áudio. Melhor que nada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados