É forte o coro que diz que lançar aplicativos para o Android não gera dinheiro nenhum. Os usuários da plataforma do Google estariam menos propensos a tirar o escorpião do bolso, diferentemente de quem tem um lustroso iPhone e acesso à iTunes. Tanto pior se o desenvolvedor optar pela loja de apps da Amazon, a Amazon App Store. Uma firma pequena da Austrália tem uma história meio chata para contar sobre o assunto.

A Shifty Jelly fez uma versão do aplicativo Pocket Casts para Android e publicou na Amazon App Store. Antes disso, a empresa diz ter lido e se assegurado de que a Amazon repassaria ao menos 20% do valor cheio do app, ainda que ele seja oferecido gratuitamente. Conforme você pode ver no relatório de vendas, não teve um dia que o Pocket Casts vendesse mais de 20 downloads. Uma tristeza — e também um panorama geral de como andam as vendas de apps para Android.

Venda de downloads do aplicativo

Até que a Amazon veio com a ideia de colocar o aplicativo como “App Gratuito do Dia”. Como o nome sugere, naquele período de 24 horas os usuários não pagam nada pelo produto. Pela regra dos 20%, os desenvolvedores continuariam a receber uma pequena parcela. No entanto, a gigante do varejo online avisou que não repassaria nada para a Shifty Jelly.

Depois de discutir internamente, eles resolveram colocar o app para download gratuito. Resultado: em apenas um dia, o Pocket Casts foi baixado 101 mil vezes. Situação bem melhor do que nos outros dias! Em tese, a empresa teria direito a US$ 55 mil como distribuição de lucros. Na prática, não levou um centavo sequer — a Amazon cumpriu sua palavra de não pagar pelo app gratuito do dia.

Enquanto isso, a Amazon conseguiu promover um pouco mais sua loja Amazon App Store. Justo? Os sócios da empresa dizem inclusive que precisaram contratar reforço para o servidor usado pelo aplicativo. Para que usuários utilizem o recurso sem pagar um centavo por isso. Nem a Amazon.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Meg Rodrigues
Conteúdo muito bom, aproveito aqui para compartilhar minha experiência, desenvolvi dois aplicativos, um é um jogo da memória onde vc mesmo cria seus tabuleiros com suas imagens de galeria, se quiserem dar uma olhada e me dar a opinião de vcs, está na playstore e é gratuito, segue o link =) https://play.google.com/store/apps/details?id=com.i9.memoriav1 o outro é um aplicativo para vendedores criarem seus catalogos de produtos: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.i9.catalogov1
Dennis Braga
Não seria "parciais"?
Alessandro Fraga Gomes
Sem ads? Não Pago? Como querem dinheiro assim? Mesmo com uma promessa da Amazon? Deixem as "promessas" para os políticos, é você quem deve fazer o necessário para lucrar, ainda mais uma empresa com consultores tributários, financeiros, contábeis.... enfim, tremendo erro confiar em grandes oligopólios que tentam monopolizar tudo.... grande erro.
Saulo Borges
Nossa... quanto comentário de merda!! O cara da matéria não é um gênio mas ele pelo menos trouxe números e fatos!!
Ricardo Chapira

Galera, descobri um esquema bom e gratis pra ganhar dinheiro...

que tal navegar em uma rede social como o facebook ganhando dinheiro! é possível

TSU é uma nova rede social, que para conseguir crescer e concorrer com o facebook ela paga 90% dos lucros de anunciantes para seus usuários , no começo ganha-se pouco mas conforme vc ganha seguidores da pra lucrar muito !

E É DE GRAÇA! basta ter um convite para entrar!

não custa tentar, segue o convite para entrar na rede

http://www.tsu.co/cacochapira

Caio Furtado
iOS dev ganha dinheiro com o app, Android dev ganha dinheiro com publicidade. --'
Fernando
Pena um blog tão útil ter escritores tão imparciais... Fanatismo pela apple pode ser prejudicial, Fikadika, como diria meu amigo 'mano'
Fernando
"e também um panorama geral de como andam as vendas de apps para Android" frase infeliz... SE andam mal para Android, AFIRMO que andam péssimas para iOS...
Murdock
Aqui a tirinha que eu tinha falado que mostra bem como a galera vê a compra de apps: http://theoatmeal.com/blog/apps
@guilherme_holz
Que matéria mais sem pé nem cabeça. Pra começar a Amazon Appstore não é a o loja oficial e tem uma representação mínima no android sendo que não está disponível em todos os países(como o Brasil por exemplo). Segundo que o app deles já não era muito popular e eles aceitaram a proposta da Amazon, estão reclamando do que? Matéria totalmente tendenciosa e de má fé.
j2k
loja da amazon é piada né... que colocassem na oficial (não que seria diferente, mas teriam claro desde o inicio q nao receberiam nada, não promessas não cumpridas)
midnait
app free = android = normal app paga = iOS/WP7 = normal léso quem realmente foi programar pra Android achando que seria diferente. lá é anúncio e olhe lá, já enraizou o conceito do almoço grátis... =D
Tiago C. Araujo
Quando algo faz sucesso os encomodados começam a divulgar bobagens... Essa ideia de que programar p/ Android nao gera lucro nenhum é no minimo ilógica, principalmente se analisarmos a quantidade de disapositivos utilizando Android hoje no mercado. Essa historinha esta mal contada... Ta parecendo aquela lorota que divulgaram afirmando que usuario de Internet Explorer tinham QI inferior... Totalmente sem logica. Outra coisa, a empresa autorizou o download GRATUITO, e ainda queria receber??? Só pra finalizar... Eu poderia dizer aqui que os desenvolvedores ganhariam muitos mais $$$ desenvolvendo aplicativos p/ Blackberry OS (sistema de smartphones mais seguro da atualidade), onde nao é possivel fazer root e quebrar a senha do aplicativo p/ uso gratuito. Tanto o iOS quanto o Android estao muita atras no quesito seguranca... Mas ao contrario do que estao pensando, nao vou afirmar isso... Pois na Blackberry APP Worlf ja temos o que ha de melhor em utilidade e seguerança.
Tiago C. Araujo
Hahahahha, em um sistema como o iOS vc acha vantajoso digitar o numero do cartao de credito somente p/ fazer cadastro? Me poupe meu amigo, é o mesmo q dizer q existe vantajem em informar um dado pessoal sem utiliza-lo.
Petter
[Ironia on] Realmente, não dá para você comprar no Market com seu iPhone. [Ironia off]
Exibir mais comentários