Todos os tipos de organizações que, de alguma forma estão conectadas na internet, estão suscetíveis a ataques de hackers. Algumas aprenderam isso da pior maneira possível, como a Sony. Outras estão prestes a aprender, se não tomarem as devidas precauções. É isso que afirma um relatório da empresa de segurança McAfee, que divulgou hoje seus achados sobre o maior ataque virtual a empresas já feito: ele durou pelo 5 anos.

Segundo o relatório da empresa 72 organizações já foram atacadas e tiveram seus dados roubados nos últimos 5 anos, embora não seja possível dizer se eles começaram a acontecer. E todas foram alvos de um grupo de hackers apenas, usando um método de ataque único em uma operação que foi chamada de Shady RAT. A McAfee diz ainda que o tamanho total de dados já capturados pelos hackers pode passar da casa dos petabytes (1000 terabytes).

Para descobrir a operação os pesquisadores da empresa se infiltraram dentro de um servidor responsável por receber e enviar os comandos de ataque dos hackers. Lá eles capturaram os logs que mostraram alguns detalhes de cada ataque realizado. Na lista de 72 organizações atacadas estão as Nações Unidas, agências de mais variados governos e firmas de segurança e diversos países.

A McAfee também afirma que não é possível dizer com certeza qual atitude as empresas tomaram diante dos ataques. A grande maioria, no entanto, ao invés de investigar o vazamento de dados e alertar as autoridades, prefere apagar os vestígios do ataque, consertar a falha que o permitiu e seguir em frente como se nada tivesse acontecido.

O nada assustador relatório sobre a Shady RAT está disponível nesse arquivo PDF.

Com informações: PC World.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados