15 sites e apps para encontrar vagas de emprego

Quer saber como encontrar vagas de emprego? Listamos 15 sites e aplicativos para se cadastrar e começar a buscar oportunidades

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 9 meses
Como citar ministério da saúde nas normas ABNT / Glenn Carstens / Unsplash
Pessoa no computador / Foto de Glenn Carstens Peters/ Unsplash

Faz tempo que o jornal impresso deixou de ser a principal opção para buscar vagas de emprego. Com a internet, uma infinidade de sites ou aplicativos se propõem a intermediar a comunicação entre candidato e recrutador, com o anúncio de currículos ou oportunidades disponíveis. Confira nossa lista com 15 sites ou aplicativos para buscar vagas de emprego.

No geral, os sites funcionam como bancos de currículos nos quais as empresas podem buscar pelos candidatos que se adequam a uma vaga. O contrário também é válido, quando as oportunidades são anunciadas e os profissionais são quem precisam se candidatar.

Nossa seleção, abaixo, tem formas de encontrar emprego em redes sociais, na Busca do Google ou em empresas dedicadas a este serviço.

Redes sociais para encontrar vagas de emprego

1. LinkedIn

Da Microsoft, o LinkedIn é a principal rede social quando se pensa em vagas de emprego ou networking. Oportunidades podem ser publicadas diretamente pela plataforma, mas vale ficar atento às postagens de outros usuários por lá, quais podem indicar uma nova posição aberta na empresa em que trabalham.

Linkedin / Foto por StockSnap/Pixabay

É fundamental manter o perfil atualizado e, inclusive, ter publicações que possam chamar a atenção de possíveis contratantes. Apesar de haver um plano premium, uma conta gratuita é suficiente para candidatar-se em vagas ou colocar que está procurando emprego.

2. beBee

Similar ao LinkedIn, a bebee.com se define como uma rede de marca pessoal, para que profissionais de promovam diante de recrutadores e também criem uma rede de contatos. Há o chamado “colmeias”, quais funcionam como comunidades e nichos para reunir usuários em um mesmo assunto ou categoria. Apesar do aspecto social, vagas também podem ser encontradas publicadas na beBee.

bebee também é uma rede social que tem vagas de emprego

3. Facebook

O Facebook tem uma seção destinada a vagas de emprego, acessada em facebook.com/jobs. No entanto, o que mais ganha destaque na rede social é a publicação em grupos, na prática é o chamado networking.

Em um grupo, qualquer membro pode publicar a oportunidade de uma empresa, os demais usuários podem enviar para potenciais candidatos e assim espalhar a vaga de emprego. Procure grupos que tenha “vagas” no título, há uma infinidade, separados por área de atuação e região ou cidade.

Sites e apps para buscar vagas de emprego

1. Vagas

O vagas.com.br descreve-se no próprio título. É um agregador de oportunidades cadastradas pelas empresas e que também faz todo o intermédio da comunicação entre a empresa e o profissional. É gratuito para o candidato e tem ferramentas para testes e entrevistas em vídeo direto pela plataforma.

site vagas.com.br

Tem aplicativos para Android e iOS (iPhone), além da navegação pelo computador.

2. Indeed

Um dos mais populares, o Indeed.com.br reúne cerca de 250 milhões de visitas mensais. Também não há nenhum custo para o candidato que cadastra o currículo e procura emprego na plataforma.

Um ponto interessante da busca é que ela reconhece vagas similares. Então, mesmo que você digite alguma posição, pode aparecer outras sugestões, como jornalista e assessor de imprensa, por exemplo.

Também há um comparador de salários, o qual exibe um máximo e mínimo para um determinado cargo. Os dados são fornecidos por terceiros ao Indeed e são “aproximados”, de acordo com a plataforma. Pode ser uma ferramenta para negociação na hora da contratação.

comparador de salarios do indeed

O Indeed também pode ser usado pelos apps para Android e iOS (iPhone).

3. Trampos

Trampos.co (sem o “m” no final) se define como a ponte entre quem procura um “trampo” e quem quer contratar. A plataforma que é encontrada hoje começou como um perfil do Twitter.

Na página inicial de vagas, é possível ver os anúncios abertos por área de especialidade, antes mesmo de digitar um cargo específico. Isso ajuda àqueles que sabem em que áreas atuam sem ter que buscar por posições específicas.O site também classifica as vagas como “de emprego” (CLT) e os “freelas” (prestação de serviço).

Não há custo para se cadastrar ou candidatar, mas existe um plano “trampos PRIME” (R$ 14,99/mês), qual oferece mais destaque no perfil, descontos nos cursos da trampos ACADEMY e informação de quando um recrutador viu o material do perfil do candidato.

4. Catho

A Catho.com.br é o único da lista que não é totalmente gratuito para candidatos. No plano Controle, o único sem custo, é permitida a candidatura em até três vagas por dia e qualquer atividade no site exige um cadastro prévio. Há diversos planos e perfis para escolha do candidato: profissional, estagiário, operacional — cada um com as restrições e valores diferentes.

A Catho tem aplicativos para Android ou iOS (iPhone)

5. Google

O Google faz um apanhado em sites de emprego e de empresas para listar direto na página de resultados da busca. Por exemplo: o usuário pode digitar “vagas perto de mim” ou “vagas em finanças sem experiência prévia” para ver as oportunidades abertas. Ainda dá para criar alertas para aquela pesquisa ou aplicar filtros para ter melhores resultados.

vagas de emprego na busca do google

6. InfoJobs

O InfoJos.com.br não foge muito do padrão e o que é encontrado nos concorrentes como Vagas, Trampos ou Indeed. No entanto, apesar de gratuito, algumas vagas são restritas ao plano pago.

O InfoJobs tem aplicativos para smartphones Android ou iOS (iPhone).

7. 99jobs

A 99jobs.com é uma plataforma funciona como os anteriores. Não há custo nenhum para candidatos e não é necessário fazer cadastro para pesquisar pelas vagas cadastradas no site. Porém, não há tantas posições publicadas, como no Vagas e a busca não mostra resultados similares ao cargo pesquisado.

8. Empregos

O site Empregos.com.br funciona de forma diferente: usuários não assinantes podem apenas cadastrar o currículo para deixá-lo no banco de currículos do site. Para se candidatar a uma uma vaga e ter mais destaque no perfil, é necessário ser um assinante. Do contrário, é preciso esperar que empresas façam a busca e encontrem o currículo.

9. Banco Nacional de Empregos

No Banco Nacional de Empregos (bne.com.br), os candidatos podem cadastrar o currículo mesmo sem um login prévio. É possível tanto candidatar-se a uma vaga de emprego, por iniciativa do candidato, quanto esperar que uma empresa busque o currículo no banco.

banco nacional de empregos cadastro de currículo

10. Empregando Brasil

Assim como os demais, o empregandobrasil.com.br junta vagas e currículos na plataforma. Também é gratuito, até para empresas (a receita vem de publicidade ou doações).

11. Trabalha Brasil

O site trabalhabrasil.com.br lembra bem os anúncios classificados do jornal: desde a tela inicial até uma busca retornará resultados de vagas disponíveis em diversos setores, com rolagem infinita na página. Há uma função de alerta de vaga, para ficar por dentro de novas oportunidades publicadas.

Site da empresa

Outra forma de se candidatar a vagas de emprego é diretamente pelo site de empresas que estão contratando. Algumas delas indicam uma seção de “Trabalhe Conosco” (normalmente tem um link mapa do site, localizado no rodapé da página) para que o candidato manifeste o interesse em alguma vaga.

Página de empregos do Twitter
Página de empregos do Twitter

Não são todas as empresas que desenvolvem uma plataforma própria para o envio de currículos. Outras têm parceria com um dos sites acima, deixando o gerenciamento ser feito por terceiros.

Se sabe que empresa gostaria de trabalhar, visite o site dela e procure pela página “Trabalhe Conosco” (ou sinônimos) para ver as posições abertas.

Há uma grande oferta de sites para vagas de emprego na internet, cabe ao candidato dispor-se a explorar esse vasto catálogo e cadastrar o currículo em várias delas. Às vezes uma mesma vaga pode ser publicada em mais de um site, mas o contrário também é válido. Por isso, fique atento e boa caçada!

Receba mais sobre emprego na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados