Início » Internet » Gmail libera painel de visualização no Labs

Gmail libera painel de visualização no Labs

Recurso em caráter de testes permite visualizar a lista de mensagens e seu conteúdo na mesma tela.

Avatar Por

O Google apresentou uma forma diferente de ver mensagens no Gmail. Em vez de clicar no assunto do email e ver a conversação (thread, na terminologia em inglês) tomar conta da página, o usuário ganha a opção de visualizar a listagem de e-mails e a mensagem atualmente aberta na mesma tela. O recurso foi liberado por meio do Gmail Labs, a área do webmail destinada a experimentações (procure por Preview Pane).

Aqueles leitores do Tecnoblog que já usaram o Outlook sabem do que eu estou falando. Com o painel de visualização na horizontal, a área onde normalmente o Gmail apresenta a listagem de mensagens é dividido em dois. Na parte superior, a lista de mensagens continua aparecendo como antes. Na parte inferior, o conteúdo do email selecionado é exibido. Se houver mais de um email naquela thread, todos são exibidos.

Gmail: painel horizontal ativado | Clique para ver maior

A exibição de painel na vertical me lembrou do Hotmail em sua interface mais recente — outro produto da Microsoft, como o Outlook. Nessa modalidade de visualização, a tela do Gmail é dividida verticalmente em três faixas: a primeira com o menu tradicional, a segunda com as mensagens, e a terceira exibindo o conteúdo do email escolhido (da esquerda para a direita).

Gmail: painel de visualização na vertical lembra Hotmail | Clique para ver maior

A visualização vertical deve interessar mais a quem tem um monitor com resolução maior. As mensagens ficam esparramadas na tela, satisfazendo o usuário que investiu num equipamento com proporção widescreen.

Ambas as visualizações exibem o People Widget na lateral direita, com informações sobre os contatos envolvidos na thread e (claro!) um espaço para propaganda em texto.

Depois de ativar o painel de visualização, a área de configurações do Gmail apresenta um item com opções de marcar a mensagem lida após um determinado período de tempo. “Após 3 segundos” aparece marcado para todo mundo, mas o usuário pode trocar para “imediatamente”, “após 1 segundo” ou “nunca”.

Embora esteja acostumado à interface padrão do Gmail, penso em dar uma chance à visualização com painel horizontal. É um jeito interessante de exibir a minha Inbox, ainda mais para o email pessoal, que não recebe uma enxurrada de novas mensagens todo dia (diferentemente do email corporativo).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Naqueles monitores grandes isso é uma maravilha!
Ibraim (T)
Nunca usei esse recurso no Windows Live, nem vou usar no Gmail.
cassiano
Faltou avisar que não funciona com a multiple inbox...
Bestknighter
Mas pra mim, SÓ em telas de 20" pra cima que fica bom.
@marcosoliveira
É que é tão difícil o Google copiar que até merece comentário!!! hehe E eu achei um defeito nesse painel. Diferente do Outlook ou do Thunderbird, o painel é fixo e não dá pra vc dar duplo clique e abrir o e-mail em tela cheia! #fail
@marcospulido
Ter já tem.. mas só no Gmail for Business.. https://mail.google.com/support/bin/answer.py?topic=&answer=1385061&&hl=
Thiago Sabaia
Legal,mais prefiro o jeito antigo.
JOEX2
Só se for em 2005. pois agora o hotmail é o que mais filtra spam's entro os e-mail's ( Gmail, yahoo, etc)
JOEX2
Quando a Microsoft copia dai você não diz isso. Hipocrisia é fogo.
JOEX2
Copia descarada do hotmail/outlook. Mais uma para a conta do Google.
Alexandre
Ultimamente tem aparecido implementacoes no gmail e serviços adjacentes quase que semanalmente.
@marcosoliveira
Eu curti!!! Parece o outlook mesmo, mas esse era um recurso interessante, então pode copiar!!! hehe
Ronaldo
Ronaldo!!!
Gabriel
Como comentei acima, gosto desse tipo de visualização, mas a implementação do Gmail ficou muito poluída na tela de 17 do trabalho e no notebook então... Continuarei com o meu cliente de desktop no notebook e vou ver se acostumo com essa poluição para não perder o recurso no webapp.
Alex Ribeiro
Perdão, botão de rolagem não, botão direito do mouse.
Exibir mais comentários