Início » Internet » QR Code chega ao jornal O Globo

QR Code chega ao jornal O Globo

Por
8 anos atrás

QR Code

Na próxima vez que você abrir o seu jornal, ainda feito de papel, pode ser que você dê de cara com um emblema como o da imagem ao lado. O QR Code, conhecido de muitos dos geeks que leem o Tecnoblog, fez sua estreia no meio impresso na semana passada. Reza a lenda que O Globo, diário do meu Rio de Janeiro, é o primeiro jornalão do Brasil a adotar essa forma de oferecer informações adicionais.

Conforme nos conta o Teletime News, o primeiro QR Code do jornal foi apresentado na edição de sexta-feira (05). O caderno de economia, o leitor podia apontar a câmera do smartphone para o código 2D, a fim de ser levado para uma matéria publicada no site de O Globo.

A ideia é oferecer informação complementar, que não caberia na edição impressa da publicação. Como na internet não há limites para a publicação de textos, é nela que os textos extras são apresentados.

O QR Code funciona como um código de barras. Lido da maneira certa, pode exibir mensagens ou levar os usuários para determinadas URLs. Para tanto, você tem que ter um smartphones com câmera fotográfica e um aplicativo que faça a leitura do código — alguns aparelhos Android contam com app para isso de fábrica.

Essa não é a primeira vez que um veículo jornalístico impresso usa códigos gráficos para apresentar conteúdo adicional. A revista Galileu, também do grupo Globo, adotou as BeeTaggs faz tempo. Para usar o recurso, é preciso instalar um app específico para a leitura desse tipo de tag. Um retrocesso, no meu entender, tendo em vista que os QR Codes estão muito mais disseminados.

Mais sobre: , , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.