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Doom 3 será liberado como open source

John Carmack afirma que código-fonte do jogo será disponibilizado em breve.

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Notícia ótima para os fãs de jogos: durante o último QuakeCon (evento anual sobre videogames) John Carmack (co-fundador da id Software e criador da série de jogos Doom) anunciou que o código-fonte da terceira versão do jogo deve ser liberado como open source até o fim do ano.

"O servidor está meio lento? Ué, aqui está rodando sem lag algum...."

Durante o mesmo anúncio, John pediu que outros desenvolvedores fizessem o mesmo com o código-fonte de jogos antigos: que liberassem as informações para o público e deixassem as pessoas se divertirem criando modificações nos games.

Obviamente, isso não significa que o jogo todo será liberado: apenas o código-f0nte dele estará sob uma licença livre.

Outras partes do jogo, como gráficos, sons, músicas e quaisquer outros componentes, continuam pertencendo aos seus respectivos donos. Mas com isso já será possível que a comunidade possa criar jogos com a mesma qualidade técnica do Doom 3 (em múltiplas plataformas, se for necessário).

O código deverá ser liberado oficialmente logo após o lançamento do jogo RAGE, título de tiro em primeira pessoa da id Software que se passa em um futuro pós-apocalíptico. Ele deve ser lançado em 7 de outubro desse ano.

Com informações: The Sociable 

Comentários

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ricardo
Quem sabe teremos em breve bons jogos 3D "for Linux".
Bruno Araújo
don't feed the trolls
Bruno Araújo
Acho difícil. Eles vão liberar o código do engine como open source, mas só isso. O jogo em si (incluindo sons, vozes, imagens, texturas, etc) ainda vai ser da id software, e duvido muito que liberem qualquer coisa que seja (além do código, obviamente).
higgorleimig
entendi, valeu :)
gokernel
Como de costume a id disponibiliza somente o codigo fonte geralmente aqui:

ftp://ftp.idsoftware.com/idstuff/

Você precisa do game original para utilizar os sons, texturas, etc se quiser testar uma modificação no novo código quando tiver disponível.

Gokernel
Rodrigo
Do q vc ta falando cara?

vc leu a noticia?
???
Mas hein???

vc leu a noticia?
Rodrigo
claro q vcs vao ter acesso, basta comprar o jogo ;)
RubensBrilhanteJr
Sou fan de Jonh Carmack.
Cada dia mais.
=D
Victor
Já tentou executar o GTA via linha de comando e ver as dll`s faltantes??

E quanto ao desempenho do WinE, ele é muito lento para "chamada de sistemas", as funções que não dependem disso, rodam extremamente mais rápido no Linux(pois ele é mais rápido), já o resto, invista em hardware......

OBS 1 : Um jogo em DX11 é praticamente só chamadas de sistema, por isso é lento via wine.

OBS 2 : Usar as dll`s do rWindows pelo Wine sem ter a licença é pirataria.
@EmanuelSchott
Engraçado que aqui games em OpenGL feitos para WINDOWS rodam muito melhor no WINE do que no proprio WINDOWS..

DirectX é outra coisa, só consegui rodar (e porcamente) o GTA San Andreas pelo Wine...
Chatonildo
Isso não é novidade. O código-fonte do Duke Nukem 3D já foi liberado há muito tempo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Duke_Nukem_3D#Source_code
bawlaw
GOD BLESS OPENGL
gokernel
Corrigindo:
OpenGL versao 4.1 ( julho de 2010 )

OpenGL atual 4.2 ( 08 de agosto de 2011 )

www.opengl.org

Gokernel
gokernel
Com certeza, sua placa suporta alguma versão do OpenGL, talvez não suporte o OpenGL atual(4.10 de julho de 2010).

Talvez apareça o problema da sua distro não tenha o driver atual da placa pra linux, neste caso vai executar sem aceleração gráfica.

Por isso antes de adquirir uma placa gráfica, veja se tem o driver pra linux e qual versão do OpenGL e Shader.

Gokernel.
André Figueiredo
Ser for desenvolvido em openGL vai rodar no Linux e consequentemente sua placa vai ter suporte.
Guilherme Mac
Roda se for feito para Linux. OpenGL ajuda pq é muito mais fácil com ele fazer um jogo multiplataforma que não somente roda no Windows, mas no Linux e Mac OS X. Doom 3 é um exemplo ou o Penumbra:
http://www.penumbragame.com
Breno Caldeira
Você fala de um jogo feito para Windows rodar no Linux? Se for, não.. porque há mais que o OpenGL. Ainda tem que outras coisas como a linguagem de programação utilizada. Sem falar que, no caso, você pegou um jogo compilado para o Windows.

Usar OpenGL só vai facilitar a vida do programador na hora de fazer multiplataforma, ele não vai precisar reescrever a parte gráfica inteira, mas ele terá que se preocupar com particularidades da linguagem de programação de cada plataforma.
gokernel
Se não me engano todos os recentes jogos da id software usam como base OpenGL, e isso ajuda muito pra quem pretende desenvolver games.

Gokernel
Rodrigo Soncin
Desenvolvedores independentes poderão criar novos jogos com mais facilidade usando o código fonte como base e os usuários comum irão jogá-los. Simples assim.
@paulomenzinger
Uma dúvida: se um jogo for desenvolvido em openGL e minha placa de video tiver suporte ao openGL, ele roda no linux?
higgorleimig
Seria legal se fosse liberado junto com o código as texturas e sons. Não para modificarmos e revendermos (ou sei lá). Mas como programador seria ótimo pra mim estudar algo assim. Sabe se vai sair alguma além do código Paulo?
Guilherme Mac
Não me importo muito em um jogo ser de código-aberto ou não, só queria que todos fossem em OpenGL, pra ninguém mais depender do casal Microsoft DirectX e Microsoft Windows.
twi_274818100
Mas será que vamos ter acesso a imagens? Sou desenvolvedor e seria muito bom se tivéssemos acesso as texturas. Não para modificar e publicar, mas para modificar e aprender. Será que sai? Sabe de alguma coisa Paulo?
Emmanuel Fotógrafo
Do mesmo jeito que os usuários comuns aproveitam o Linux e o Firefox... Open Source = Comunidade criando/modificando + coisas...
Francklin
Ótima notícias, mas eu não sei como os usuários comuns vão poder aproveitar...se alguém souber me fala :)