Início » Antivírus e Segurança » Querido vizinho, não use o meu Wi-Fi: tem vírus

Querido vizinho, não use o meu Wi-Fi: tem vírus

Avatar Por

A gente perde muito tempo pensando em senhas escalafobéticas para colocar na nossa preciosa conexão sem fio. Tem que seguir certas regras de segurança, mas não pode ser muito difícil de lembrar. Ah, também tem que estar em conformidade com o protocolo de proteção escolhido (WPA, WEP, WEP2, WPA2, WPA-SK, e sabe-se lá mais quantas variações desses dois existem hoje em dia).

Por que não apelar para o caráter humano na hora de escolher a melhor forma de proteger a sua rede? Certamente tem algum explicação psicológica para você alterar o nome da sua rede sem fio para algo um pouco mais, digamos assim, dramático. Como esse aqui:

Sai, capeta!

É óbvio que os geeks de plantão que moram nas proximidades da sua residência não terão medo algum de uma rede sem fio chamada de "c:\virus.exe". Trata-se de apenas um nome (SSID) adicionado no sistema de gerenciamento do roteador ou gateway, que não interfere em nada no funcionamento da sua conexão banda larga wireless.

No entanto, o pessoal menos destemido nessa história de tecnologia provavelmente vai ficar com um pé atrás na hora de roubar a internet do vizinho. Tenho certeza que, só de ver alguma coisa com "virus" no nome, a minha querida vó já estaria me ligando agora mesmo para perguntar se a máquina dela foi infectada.

Infelizmente a gente acaba tirando proveito da falta de conhecimento alheia. A sua franquia mensal de consumo de dados agradece.

Essa eu vi no Lifehacker. Genial. Ainda mais para quem precisa deixar a rede de casa aberta — qualquer que seja o motivo para isso.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Victor Barros de Oliveir

isso ai é KO pra vc ir mexer e eles pegarem todos os seus dados ! não confie mesmo eles jurando de pé junto é um wifi publico e tem sim programas que invadem wifi até mesmo os mais seguros ! tenho um amigo meu que invadiu varias e varias vezes os sistemas de brasília e rouba a conexão facilmente de lá imagina dos demais estabelecimentos ! e outra coisa não tem proteção maior que a famosa wpa 2 PSK é a unica proteção que reside em qualquer wifi tirando ela mais nenhum outro método funciona !

Scar The Dragon

SSID: ConnectTrojan.exe ou ConnectTrojan.net

Scar The Dragon
SSID: ConnectTrojan.exe ou ConnectTrojan.net
Fernanda Araújo

Protejam com o endereço do MAC, aí quem quiser pode descobrir a senha q vc não terá risco de invadirem sua rede, pois precisaria colocar o MAC.

Fernanda Araújo
Protejam com o endereço do MAC, aí quem quiser pode descobrir a senha q vc não terá risco de invadirem sua rede, pois precisaria colocar o MAC.
Miguel França
esses dias fui num bar aqui no centro de são paulo, e lá o garçom me falou de um serviço deles de proteção pro wi-fi, chama safe wifi, parece. ele bloqueia vírus na conexão, e não deixa roubarem suas informações.
Miguel França

esses dias fui num bar aqui no centro de são paulo, e lá o garçom me falou de um serviço deles de proteção pro wi-fi, chama safe wifi, parece. ele bloqueia vírus na conexão, e não deixa roubarem suas informações.

Julia Herrera

Aconteceu um fato curioso comigo esses dias. Fui num aqui em SP, no centro, e pedi a senha do wi-fi pro garçom, e ele me disse de um tipo de serviço que eles têm de proteção do wi-fi, Safe Wifi, ou algo assim. Ele meio que protege a conexão contra infecções. Foi bem fácil de mexer, e senti mais confiança em acessar uma rede desconhecida.

Julia Herrera
Aconteceu um fato curioso comigo esses dias. Fui num aqui em SP, no centro, e pedi a senha do wi-fi pro garçom, e ele me disse de um tipo de serviço que eles têm de proteção do wi-fi, Safe Wifi, ou algo assim. Ele meio que protege a conexão contra infecções. Foi bem fácil de mexer, e senti mais confiança em acessar uma rede desconhecida.
JiCAze

KKK. de boa, vcs não entendem nada da vida.
Todos desfilando, orgulhosos, seus Androids e destilando preconceito contra as demais distribuições Linux....

JiCAze
KKK. de boa, vcs não entendem nada da vida. Todos desfilando, orgulhosos, seus Androids e destilando preconceito contra as demais distribuições Linux....
Gilberto Freitas

Você deveria roubar um tempo livre dessa sua agenda de crimes e ir aprender Portugues. Como será que deve ser um hacker analfabeto?

Gilberto Freitas
Você deveria roubar um tempo livre dessa sua agenda de crimes e ir aprender Portugues. Como será que deve ser um hacker analfabeto?
Deyvid Alisson
kkkk isso ai naum me intimidá ... robo senha até de empresa.
Alberto Prado
Não se o seu router tiver um bom serviço de QoS. A maioria já tem hoje em dia...
@Barbara_G_Rocha
Lá em casa já teve esse nome tb, "virus.exe". Depois meu irmão mudou pra só "virus". Meu tio nem é tão leigo assim em relação a tecnologias e pc, mas ficou com medo de clicar quando viu o nome! XD
Alexandre
É simples... Colocar uma senhazinha cumprida, mas que você sempre lembre, do tipo: laranjalazulnaoebomprasaude E se você for REALMENTE paranóico, colocar uma restriçãozinha por MAC... O cara que conseguir quebrar a sua proteção vai merecer SIM acessar a sua internet. =)
@banditxp
A minha se chama "off line". Todo mundo q vai em casa com algum aparelho wi-fi pergunta: "vc tá sem internet?" haeuaeheaueaehaeh
@aleh
Eu uso o nome "virus" há bastante tempo como nome da minha rede e nunca percebi nenhuma queda de velocidade da minha conexão ou algo do tipo, que pudesse levantar suspeita de algum roubo de wifi. Ah, e protejo com senha também, é claro. =)
@Andropovbr
já pensei em colocar algo com,o "RedeDoDemonio" ou "AdoradorDeSatanas" só pra ver se rola. Mas minha mulher não aprovaria, hahahaha.
j2k
hauhahuauhahauhuauahua!!!!
Alexandre Maia
Eu posso estar enganado, mas bloquear seu computador não vai impedir que usem sua rede. O que vai _ajudar_ a impedir é a senha na rede em si, não no seu PC.
Fer
E por acaso esse cara ai que vocês falam não teve prejuízo? Que é que se mata pelos humanos? Burrice não é nem o começo!
raphaelluiz
A minha internet é ruim, péssima ai o nome dela é BOSTADAOi Ela é tão ruim, mas tão ruim! que nem os vizinhos querem conectar!!!
@_canalle
Backtrack é o canal...
Lucas
Prefiro não propagar o SSID, cadastrar o MAC de cada dispositivo e reduzir ao máximo o número de leases do DHCP. De resto, WPA2 strong. Keep it safe...
Yangm
No dia que começarem a programar programas de respeito para esse SO que precisa de comando no terminal até para respirar...
@guzats
É sim.
@danillo_maciel
Chuck Norris, sem mais.
@brunogdb
Isso não adianta.
@leocadio
foda! eh pq eu nao sei porra nenhuma de linux se nao eu animava de fazer isso, sera q o tecnoblog nao lança uma materia a respeito de como fazer nao? =P
Genesio
A minha intitula-se RedeEspirita. Espanta 100% dos carolas e crentes.
Alexandre
Gostei da ideia, mas fico me perguntando porque raios alguem que tenha um minimo de experiencia em informatica iria deixar sua rede sem fio sem senha?!?!?!?
Leandro de souza
Se tivesse o # jurava q era uma rede wifi inspirada nos moldes twiitianos
@AntonioVeras
Usar Linux não é motivo de vergonha.
@AntonioVeras
Isso é muito interessante. Seria horrível se eu estivesse jogando algo e alguém resolve baixar a "mãe" pela internet. O ping iria ao infinito e além.
@AntonioVeras
Troll. :D
Li
A do meu vizinho chama-se LESMA, me dá uma preguiça de tentar usá-la...
Yangm
Basta colocar o nome de Duke Nuken Forever que o cara nunca mais usa wifi =)
Yangm
Ou C:/Windows/virus32.exe :P PS: estou usando linux porque eu costumo fechar o notebook com muita calma nos momentos que o windows da pau, encheu o hd de bad cluster, arranhou o hd e o windows parou de funcionar '-'
Yangm
Like me but eu uso uma senha de 9 caracteres :D
Gb
Eu sou paranóico com minha rede depois de muitos problemas. Eu fiz um casamento do meus mac add com ips definidos dando block em qualquer outra combinação. Desliguei dhcp. Desliguei broadcast do ssid. E to usando wpa2 com 63 caracteres, e umas outras cositas mais. Depois desse surto de Rage nunca mais tive problemas.
@mos_axz
Lembrem do "joikuspot_vou roubar suas senhas"(do Jonnyken) no Campus Party... http://tecnoblog.net/54397/o-wifi-do-campus-party-representado-graficamente/
victor
Eu Colocaria o nome dessa maneira c:/download/virus.exe iria dar um espanto com esse nome de " Download" iria dar a sensação que na hora que o Vizinho clicar ou apetar na Rede com o nome de Vírus o Vírus seria baixado em modo automático na Aparelho ou no Computador haha .
Rodrigo
Genial!!
@tampa_trick
hahahaha boa! pelo menos vai girar gargalhadas
@leocadio
backtrack nele só de brinks hahahhahahaha
@leocadio
na real, altruísta é aquele que beneficia o outro sem interesse próprio, tipo aquele tal de Jesus, ta ligado?
Ovidio
A minha rede é trojan.exe há anos. Mas tb deixo com senha.
Petter
Nunca teve problemas até John Connor vir atrás de vc.
Petter
Se hoje em dia até vendem software (http://www.viamais.net/blog/?p=1662) para burlar senhas de roteadores Wireless uma dica engenhosa como esta vem bem a calhar.
Sérgio Felipe
Isto seria muito interessante! Pena que o povo só que ganhar e não ajudar![na maioria das vezes]
Tiago César Oliveira
Meu prédio possui 9 andares e 8 apartamentos por andar, totalizando pelo menos 72 famílias. Supondo que 80% desses apartamentos tenham pelo menos computador, isso dá, segundo suas chances, cerca de 3 ou 4 possíveis usuários dos sistemas citados. Não é um número a se desconsiderar...
Gaba
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk
@thiagone_
não é mais facil deixar oculta?
@eubrunno
Outra dica interessante fixar e bloquear os IP's.. na minha rede apenas 2 IP's são aceitos e esses tem numeração fixa.. Fica assim: Bloqueio por Mac e IP fixo para cada MAC registrado. Apenas 2 IP's liberados (pois apenas 2 PC's usam)(faixa de IP) Brodcast SSID desligado senha WPA2 TKIP+(esqueci o outro protocolo) senha de 128bits sempre é possível ficar escutando atrás do Sinal do SSID (uns 2 dias fazendo isso deverá ser suficiente) Quebrar a senha Clonar o Mac se inserir na faixa de IP enquanto o PC clonado não estiver conectado (o mesmo serve pra quando for clonar o MAC) se o sujeito conseguir tudo isso ele merece utilizar minha internet.
Carlos
A minha SSID é SkyNet faz tempao ashuasahs... nunk tive problemas...
Cyber Ramses
Eu acredito que, usando o bom senso, as pessoas poderiam deixar seus sinais abertos para criar uma grande rede Wi-Fi disponível a todos. Utopia? Talvez, mas se depender do Wi-Fi público chegar vamos esperar muito... Pena a Anatel não concordar. Para ela, deixar o sinal aberto é crime: http://migre.me/5tv2U
@guzats
Se fosse eu, instalaria um Sniffer no meu servidorzinho de rede e ficaria de tocaia. A hora que o Ráquer tivesse jogando Tibia ou qualquer bosta que fosse, eu esperaria um tempo para ele estar em algo muito importante e kicava ele da rede... Também poderia fazer uma alteração no SQUID para aparecerem telas no navegador, tipo : Seu computador está infectado. Para remover o vírus ligue sua webcam, coloque uma jaca na cabeça e cante a música dos poneis malditos. Se vc não fizer isso eu apago seu hd.. E botava o vídeo noYoutube... Ah.. São tantas opções...
Seqko
Eu dxo da minha casa aberta! As vezes um iphone ou outro, mas nada demais ! Ja usei mto a rede alheia, se abusarem eu bloqueio o MAC ou boto senha !
@QG10g
Se a questão é fazer que não entrem na sua rede só pelo SSID melhor é não fazer o broadcast, concordo contigo. Eu geralmente na minha vizinhança faço o contrário: faço uma rede "Internet de Graça" e espero alguém conectar. Quando eu ficar bom nisso vou bloquear conexões pela porta 443 [ SSL ] e pegar a senha do povo. Ah, redes wireless servem para divulgar notícias, festas, são vários usos, gosto disso.
bawlaw
bem.. pensando que no brasil menos de 5% das pessoas conectadas na internet usam estes sistemas, a chance é minima de que seu vizinho usar eles xD
@leandroasp
Acho melhor usar um roteador que tem a opção de liberar apenas macs que você deseja... assim ninguém vai acessar, mesmo descobrindo a senha...
Alex Ribeiro
Não é mais simples colocar o nome que você quiser + uma boa senha e NÃO fazer broadcast do SSID?
marcelo
Po, isso é muito velho,a mais de 5 anos que faço essa nomeação do ssid pros meus amigos !!!!
@AntonioVeras
Vamos lá ver se eu entendi. Se eu colocar o SSID como c:\virus.exe, o pessoal noob vai se assustar e nem vai querer saber. Já os geeks não vão dar bola e se queserem, vão tentar acessar. Agora me vem a dúvida. Para que eu vou colocar esse nome se o pessoal noob, que se assusta com isso, não deve saber de nada de invasão?
@biaevinni
Olha o nome da minha (ps: Criei hoje!): http://img27.imageshack.us/img27/5313/minharede.jpg
@matiasesouza
Essa é boa, vou colocar algo similar na minha! *-* hauhauhauha
@davividal
Eu já acho isso mais divertido: http://www.ex-parrot.com/pete/upside-down-ternet.html
@Aramati_
A parte do virus não é original, ja vi varias redes assim. Mas a parte do c:/ .exe é interessante. Mas que tal algo mais atual? Eu sigeriria um .PHP ahsuhsuahsa
Cesar
Foi exatamente o que pensei. Aibnda não vi nenhum sentido em se deixar a sua rede aberta. Só se vc for altruísta (definição de altruísta: indivíduo que beneficie outrem de uma maneira que haja prejuízo para si).
Breno Caldeira
Que dó, que dó! http://4.bp.blogspot.com/_L6OR8f09E2A/TQ5hInK1FqI/AAAAAAAAAGU/ryilsV2Z1Xs/s1600/Forever+Alone+09.jpg
@gigachico
Nas Redes que eu configuro, sejam as minhas, sejam as de meus clientes eu coloco nomes como: [ Rede Insegura ] [ Rede vulnerável ] [ Windows Update ] [ Rede Infectada ] [ Se entrar, perde os arquivos! ] [ ] (Digite Alt+ 0160) que a rede fica "sem nome", invisível. Fica aí amis uma dica.
jorsof
Quer ser mais efetivo? Coloque virus.php ... Aí sim terão motivo para não clicar... kkkkkkk
Rapps
Faça melhor. Coloque o SSID: Digratis e rode um ethercap com arp poisoning e divirta-se capturando os dados do mané em questão, wireshark também funciona maravilhosamente bem pra ver conversas de msn em redes não encriptadas :D
André Santos
Se o vizinho usar Mac ou Linux não funciona... :]
Denis
Realmente muito bom.
@brunogdb
Correção: eu sou 0,1%
Lucas Braga
Quando estava em São Paulo no ano passado, além da rede "VIRUS", vi algo mais criativo também: http://twitpic.com/2a5fkr
Pedro
Prefiro a minha senha mesmo, nunca tive problema de vizinhos acessarem minha conexão WiFi. Já sobre eu acessar e deles, prefiro não comentar. HaHa
@brunogdb
Prefiro rir mais :D
bruncs
Não acho tão genial assim. Uma vez que, se você protege a rede com uma senha, as pessoas capazes de quebrar essa senha serão as mesmas que não se assustarão num nome como "c:\virus.exe".
@brunogdb
Aonde moro, 99,9% é meio noob (tirando eu), isso ia dar uma baira confusão kkk
Arthur
Senha, conhece?
5reais
a minha rede tem esse nome faz um bom tempo já, funciona. Inacreditavelmente bem