Início » Gadgets » Esse DVD de pedra foi feito para resistir ao tempo

Esse DVD de pedra foi feito para resistir ao tempo

Avatar Por

Dependendo da qualidade do material e da maneira como ele é fabricado, um DVD ou CD pode durar de trinta a cem anos intacto antes de começar a se deteriorar. E enquanto a existência de leitores de mídia óptica daqui a cem anos é incerta, isso não impede que certas empresas foquem seus esforços na criação de DVDs com potencial para ultrapassar esse limite. É isso uma start-up chamada Millenniata conseguiu fazer.

Em parceria com o consórcio Hitachi-LG, a Millenniata desenvolveu os chamados M-discs, que a primeira vista podem ser confundidos com DVDs comuns, mas são bem mais que isso. Seu fator de resistência é tão grande que ele pode ser jogado em nitrogênio líquido ou em água fervente que não vai ser danificado. Ele consegue essa resistência por causa do material em que os dados são gravados, que ficam entre a camada de policarbonato e adesivo de um disco comum.

Os discos precisam ser gravados com um drive especial e a velocidade de gravação não é das melhores: são 5,28 MBp/s, ou 4X. Mas ele consegue ser lido por qualquer DVD-player ou Blu-ray player comum e tem a mesma capacidade dos discos de DVDs normais (4,97 GB). Ele começará a ser vendido nos EUA em outubro e é apontado como solução para quem gosta de arquivar dados por anos a fio.

A empresa não diz qual é o material de que ele é feito, afinal de contas é a sua fórmula secreta. Mas garante que é um material “parecido com pedra” e 100% natural.

Uma pena que só saberemos se ele funciona mesmo se alguém lembrar de conferir daqui a 1000 anos. Ou se inventarmos uma máquina do tempo antes disso.

Com informações: ComputerWorld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Na era Blu-ray um DVD que resiste ao tempo? No, thanks.
C. Emanuel Laguna Jr
Caro Rafael, a mídia de única camada do DVD possui capacidade para 4,37 GiB (ou 4,7 GB decimais)… E a velocidade de gravação a 4x é de 5,25 GiB/s (ou 5,5 GB/s decimais). ;-)
j2k
Os Flintstones mandam um alô! :D
@brunogdb
DVD dos jurássicos, I got it.
@Leonardo_Mellin
4,97 GB? Não seria 4,7?
@maykonperin
Agora sim teremos dados preservados por muito tempo. Mas e em relação a riscos, será que tem mais resistência ?
Rodrigo
Bom, segundo o logotipo, é um disco de Dreamcast, um GD-ROM, nao um DVD =D
Colchete
E aquela espiral do Dreamcast no disco? Pode? A SEGA não tem direitos autorais no uso deste logo?
@rafaelctrojan
me lembrou as tais "Pedras de Dropa" http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&q=%22dropa%22+stones&prmdo=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1317&bih=745&wrapid=tlif131298431988810&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=pi
Eduardo
Ok, já temos o DVD, agora quem garante que vai existir leitor de DVD daqui mil anos?
Gaba
A para... um CD durando 30 anos? Só se você estiver falando sobre o material... Aqui em Joinville/SC dura menos de 5 anos com a umidade alta!!! Perdi muitos CD's meus por apenas deixar guardado!
j2k
com as velocidades de conexão aumentando a cada dia (espero que ocorra também no Brasil - e que a estabilidade aumente junto), daqui alguns (não poucos) anos será totalmente desnecessário armazenar arquivos. A web já é um HD gigantesco, onde se encontra de tudo, será só questão de baixar, usar e apagar. Ou melhor: acessar sem baixar, por streaming, e já era...
@AntonioVeras
Aguardei um bom desconto de um HD de 2Tb e comprei-o. Perdi muitos animes assim. Ninguém tem cuidado com os seus DVDs. :D Agora, se alguém quiser algo emprestado, vai ter que trazer o Pen Drive. :P
@AntonioVeras
Se for de pedra mesmo, a durabilidade é garantida. Vide as esculturas e as ruínas espalhadas pelo mundo à fora. É o futuro aprendendo com o passado. PS. Gostei do nome da empresa, Millenniata, bem apropriado. Caso eu sai aqui da empresa, vou criar uma empresa com este nome. Milleniata Administradora e Corretora de Seguros LTDA. :D :P
@brunogdb
Same Here
Exibir mais comentários