Início » Gadgets » Esse DVD de pedra foi feito para resistir ao tempo

Esse DVD de pedra foi feito para resistir ao tempo

Por
8 anos atrás

Dependendo da qualidade do material e da maneira como ele é fabricado, um DVD ou CD pode durar de trinta a cem anos intacto antes de começar a se deteriorar. E enquanto a existência de leitores de mídia óptica daqui a cem anos é incerta, isso não impede que certas empresas foquem seus esforços na criação de DVDs com potencial para ultrapassar esse limite. É isso uma start-up chamada Millenniata conseguiu fazer.

Em parceria com o consórcio Hitachi-LG, a Millenniata desenvolveu os chamados M-discs, que a primeira vista podem ser confundidos com DVDs comuns, mas são bem mais que isso. Seu fator de resistência é tão grande que ele pode ser jogado em nitrogênio líquido ou em água fervente que não vai ser danificado. Ele consegue essa resistência por causa do material em que os dados são gravados, que ficam entre a camada de policarbonato e adesivo de um disco comum.

Os discos precisam ser gravados com um drive especial e a velocidade de gravação não é das melhores: são 5,28 MBp/s, ou 4X. Mas ele consegue ser lido por qualquer DVD-player ou Blu-ray player comum e tem a mesma capacidade dos discos de DVDs normais (4,97 GB). Ele começará a ser vendido nos EUA em outubro e é apontado como solução para quem gosta de arquivar dados por anos a fio.

A empresa não diz qual é o material de que ele é feito, afinal de contas é a sua fórmula secreta. Mas garante que é um material “parecido com pedra” e 100% natural.

Uma pena que só saberemos se ele funciona mesmo se alguém lembrar de conferir daqui a 1000 anos. Ou se inventarmos uma máquina do tempo antes disso.

Com informações: ComputerWorld.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.