PJ-AS033_ptechJ_DV_20091014165602

Os rumores nem sempre estão corretos mas, atualmente,  no mundo da tecnologia, pode se ter quase certeza que (no mínimo) eles chegam perto. E foi o caso do BlackBerry Storm2. Mês passado noticiamos vazamentos de informações que indicavam que o novo destaque da RIM chegaria ao público dia 14 de outubro. Não foi o que aconteceu, mas foi nessa data que Walt Mossberg, do Wall Street Journal (aquele que entrevistou Bill Gates e Steve Jobs juntos na D5 Conference, lembram?), divulgou sua resenha do aparelho, com direito a características, foto e vídeo. Não é o anúncio oficial per se, mas como sabe-se que é a própria RIM que fornece o aparelho a esse que é um dos mais importantes jornalistas de tecnologia dos EUA, pode-se dizer que essa é uma divulgação “semi-oficial”.

Enquanto o primeiro Storm foi bastante criticado, principalmente por não ter Wi-Fi e por um teclado virtual estranho com resposta táctil que não caiu no gosto dos usuários, o novo modelo tenta não incorrer nos mesmos erros do seu antecessor. Mossberg analisa:

O Storm2 corrige todas aquelas falhas. A tela agora fica parada quando tocada, provendo resposta táctil eletronicamente, ao invés de mecanicamente. Isso permite digitação mais rápida e suave. O novo modelo também tem Wi-Fi. E agora você pode usar um teclado virtual [QWERTY] completo, mesmo que estreito, quando no modo vertical.

Foi também da opinião do jornalista que o o aparelho “funciona bem”, o que já é algo muito bom em face às severas críticas que a primeira versão recebeu. O tempo de duração da bateria (cinco horas e meia de conversa) foi elogiado também. Já o navegador foi classificado como inferior ao do iPhone, Android e Pre. E a interface tradicional da RIM foi dita datada, especialmente para um dispositivo totalmente touch screen como esse.

O modelo, curiosamente, virá com 18GB de memória (normalmente memórias vêm em potências de 2, como 8, 16, 32…) e deve ser lançado nos EUA em novembro por algo em torno de 200 dólares (cerca de  R$340 na cotação de hoje).

[Atualização às 18h22] Um press release da operadora européia Vodafone lista com maiores detalhes as especificações do aparelho. Nele entende-se o porquê dos 18GB de memória: são 2GB de memória embutida e um slot de cartão microSD/SDHD, que suporta hoje até 16GB de memória.

Pela Vodafone o novo Blackberry estará disponível a partir de 26 de outubro no Reino Unido, Irlanda, Holanda, Espanha e Alemanha.

As especificações completas encontram-se aqui(em inglês).

A RIM também disponibilizou uma tabela comparativa entre o Storm e o Storm2, nesse link.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados