Início » Internet » Como remover links quebrados de seu blog

Como remover links quebrados de seu blog

Links com status 404 frustram a experiência do leitor e prejudicam o SEO do blog

Thiago Mobilon Por

Quando você escreve um post e cria links para vários artigos que podem interessar ao seu leitor, não espera que esses links possam mudar de direção algum dia, ou pior, serem retirados do ar. Mas acredite, eles vão.

E um link quebrado pode ser bastante frustrante para o leitor que precisava daquelas informações. Ruim para o leitor e igualmente ruim para o Google: Você sabia que links quebrados podem influenciar negativamente no rankeamento de uma página?

Removendo links quebrados

Remover esses links quebrados manualmente é uma tarefa impossível. Ainda mais em um blog do tamanho do TB que já tem mais de 7 mil posts publicados. Por isso fui obrigado a procurar uma solução automatizada e encontrei um este plugin para WordPress.

O Broken Link Checker varre todos os posts do blog em busca de links internos e externos. Então ele acessa cada link e checa o HTTP Status do link, criando uma lista que separa links quebrados e links que estão redirecionando para outras páginas.

Lista de links quebrados nos posts do Tecnoblog

Antes de você conferir link por link, o plugin já marcou todos com rel=nofollow, uma indicação para que os robôs de busca ignorem aquele link. Você também pode colocar uma cor diferente nesses links, para que o leitor entenda de cara que ele está com problemas. Eu gosto da solução padrão do plugin -> colocar um risco sobre o link.

Repare pela imagem que é fácil mandar o plugin remover todos os links quebrados de uma vez, mas esse processo é extremamente pesado, uma vez que o script precisa acessar todos os posts, remover link por link e salvar as alterações. Tente executar esse comando em pequenos grupos de links e vá aumentando aos poucos, ou você corre o risco de derrubar o seu servidor (isso se a execução do script não for interrompida pelo sistema).

Links que redirecionam para outro endereço

Imagine que você criou um link que apontava para uma página sobre aceleração de prótons e alguns meses depois o dono da página resolve redirecionar aquela url para uma página com “Fotos da Sandy nua pelada e sem calcinha tomando devassa e falando que anal é coisa séria”.

Legal hein, champs?

Pode acontecer do seu leitor gostar mais dessa página do que da outra que você tinha linkado, mas quem certamente não vai gostar desse redirecionamento é o Google.

Na página de relatórios do Broken Link Checker você também encontra uma lista de links que foram redirecionados para outras páginas. Aí é só checar e decidir o que fazer com eles, no mesmo esquema dos links quebrados.

Não era bem isso eu tinha linkado...

Este recurso também é muito útil caso você tenha mudado a URL de algum post do blog. Usando o campo de busca dá pra criar um filtro e ver apenas links internos. O próprio plugin consegue corrigir o redirecionamento para as urls certas.

Adeus links quebrados e redirecionamentos – seus leitores e o grande G agradecem.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

leinha.dias
Existe algo para remover o link das imagens, mas deixá-las lá sem o link?
Gigaconteudo.com
Já conhecia o plugin, ele realmente funciona muito bem. Contudo, para quem estiver tendo problemas com ele, recomendo usar o Xenu's Link Sleuth, que é um programa que deve ser instalado no computador.
Rafael
Olha, instalei, mas ele demora muito e deixa a dashboard muito lenta. o SIte até que carrega normal, mas o painel de administração fica muito lento. Aconteceu o mesmo com você?
andré
mtoo 10! a cada melhor! o cara do suporte do Hosting q estou hospedando meu site grátis, na Inter.ner me falou desse plugin.
Criativo de Galochas
Mais uma dica pra lá de criativa do Tecnoblog! Bora testar. =) Marcus
Caio Furtado
Ótima dica Thiago!
Rafael R
Herrar é o mano!
Thiago Mobilon
Você acha MESMO que aquilo vai dar visitas pelo Google?
Thiago Mobilon
Thanks!
miler
Nas entrelinhas do texto uma boa isca para fisgar paraquedistas web. Isso é melhor que SEO
Gabriel Barros
Gostei dessa dica. Mas existe uma outra solução que eu uso e recomendo - um software chamado Xenu's Link Sleuth. Você informa a url do seu site e o aplicativo busca por links normais, imagens, arquivos css e javascript, frames, applets, etc. Se encontrar algum link quebrado ele te informa. Se alguém quiser baixar esse programa, visite http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html#Download Ah, lembrando que a página do site é muita feia, mas o programa é bom e funciona de verdade!
@ItaloAndre
Ótima dica! Like, tweet e +1.
Bruno de Andrade
Interessante esse plugin, mas será que existe alguma ferramenta web para sites que não sejam wordpress?
Thiago Sabaia
errar é humano.
Cristian
Interessante este plugin. Como amigo lá em cima citou.. Gostaria que tivesse um desses p/ plataforma Blogger. ;)
Exibir mais comentários