Depois de meses de muita indecisão, ajustes diversos, brigas em listas de discussão e muita informação desencontrada, finalmente saiu a confirmação: a partir do Ubuntu 11.10, sai de cena o Evolution e entra o Thunderbird como programa de e-mail padrão. A confirmação oficial veio do blog pessoal de Mike Conley, um dos principais responsáveis pela tarefa de integrar o Thunderbird no sistema.

Mike (que, diga-se de passagem, tem um ótimo gosto para imagens ilustrativas em seus posts) escreveu sobre a confirmação, e principalmente sobre o fato de que o Thunderbird já estava vindo como padrão nos primeiros alphas do Ubuntu 11.10 (tradução livre):

“Os primeiros alphas eram apenas para termos uma idéia de como o Thunderbird funcionaria como cliente padrão, e para obtermos feedback dos usuários. A qualquer momento, a Canonical poderia simplesmente ter voltado atrás e decidido pelo retorno do Evolution. Mas eles deram a aprovação final, e estão totalmente de acordo com a mudança”

Dj e leitor de emails nas horas vagas

A decisão tem muito a ver com a insistência da Canonical em manter o Ubuntu com no máximo 700MB, para caber em uma mídia de CD. Com a troca, haverá mais espaço para novos programas (ou para que os programas atualizados possam caber dentro do limite estabelecido). Além disso, o Thunderbird é mais leve, e rodará melhor em máquinas com menor poder de processamento, como netbooks e afins.

E o que muda para você a partir de outubro, com o lançamento do Ubuntu 11.10? Se você só vai atualizar o sistema, pouca coisa. O Evolution continuará lá, os seus emails continuarão lá, e você terá a chance de migrar tudo para o Thunderbird se quiser. Se você vai instalar o sistema pela primeira vez, terá um programa com o selo Mozilla de qualidade para gerenciar seus emails. E poderá baixar o Evolution dos repositórios da Canonical a hora que quiser, se por algum motivo você não tiver gostado do Thunderbird. O mundo do software livre não é fantástico? 🙂

Com informações: OMG! Ubuntu

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Obs: O Linux Mint consegue ser completíssimo em 800 MB...
David Sousa
Po, fala sério, alguém usa software cliente de e-mail? Eu prefiro usar pelo navegador mesmo, há 4 anos uso o Yahoo e não largo por nada.
JoseRenan
Sim na Central o Chromium já vem "de fábrica". Mas depois de baixar o Chrome e instalá-lo a atualização é automatizada como todo o resto do SO. Mas o USC poderia ter softwares fechados como opção de instalação, os mais conservadores que não iam gostar... eu não ligaria.
JoseRenan
Se você quer salvar as configurações de e-mail, pode dar uma olhada nisto: http://pt.kioskea.net/faq/6166-salvar-as-configuracoes-do-mozilla-thunderbird
Ramon Melo
Na prática, não existe nenhuma diferença. Eu prefiro porque ele mostra o símbolo do Ubuntu no TB e é mais fácil de baixar, instalar e atualizar, graças à Central de Programas. Se você está no Windows/Mac (ou não se importa com nada disso), não tem nenhuma diferença.
Ramon Melo
Cara, não sei como a Central de Programas pode ser mais fácil de usar do que hoje em dia. Tudo isso que você já citou já existe: descrições, comentários e avaliações. Não precisa de tutorial, todas as informações necessárias ao uso da Central aparecem na tela de instalação do SO. Depois do Unity, o Ubuntu só perde em facilidade de uso para o Snow Leopard (não testei o Lion), e, pelo que tenho visto, será por pouco tempo.
fatecano
Será que a agenda do Thunderbird será integrada a aquela agenda que aparece ao lado do relógio, no painel do GNOME? Tipooo ... quem usa o Lightning no Thunderbird vai poder visualizar os eventos a partir desse painel do GNOME?
Vinicius Kinas
Ué, começa a usar IMAP. Em 2009 eu comecei a usar IMAP por não achar prático o WebMail da empresa onde trabalho. Mas se eu precisar de qualquer coisa, eles estão lá no Webmail, inclusive os enviados.
@brunogdb
Thunderbird ou não, ainda prefiro usar a caixa de entrada do Gmail e do MobileMe mesmo.
Fernando Mossmann
Não sou muito fã de clientes de e-mail. Nos últimos dias que passei a usa-los, testei tanto o Thunderbird quanto o Evolution, resultado: prefiro o Evolution, também tenho a impressão de ele ser mais completo. Gosto é gosto. [2]
John
Chorou? "Get a life"...
bawlaw
tá.. enquanto o Windows não está pagando as minhas contas tenho que me contentar com eu mesmo pagar elas. huauhauhhau -- PS: não entendi qual é a relação entre o voce utilizar o windows para pagar suas contas e voce achar que as pessoas estão bancando as "descoladas". PS2: meu windows é só um videogame para mim.
bawlaw
O Chromium é mais avançado que o Chrome. o Chromium é a versão aberta do Chrome, as alterações chegam antes no Chromium
@michelblopes
Na verdade, até tenho a opção do WebMail, mas aquela porcaria me dá raiva de tentar usar. Aí acabo usando o Thunderbird em IMAP e vez ou outra acabo limpando a caixa pra evitar encheção.
bawlaw
meu fedora ocupava um DVD inteiro.. ao mesmo tempo que é bom para certas coisas o tamanho de CD é ruim, pois limita a quantidade/qualidade dos programas pré-instalados e deixam as atualizações de correções tão grandes quanto o próprio CD. internet rapida vc consegue num cyber cafe, paga 5 reais e ja consegue baixar a ISO + 2,50 e ja tem um DVD para gravar.
Exibir mais comentários