Início » Software » Ubuntu 11.10 terá Thunderbird como leitor de e-mails

Ubuntu 11.10 terá Thunderbird como leitor de e-mails

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Depois de meses de muita indecisão, ajustes diversos, brigas em listas de discussão e muita informação desencontrada, finalmente saiu a confirmação: a partir do Ubuntu 11.10, sai de cena o Evolution e entra o Thunderbird como programa de e-mail padrão. A confirmação oficial veio do blog pessoal de Mike Conley, um dos principais responsáveis pela tarefa de integrar o Thunderbird no sistema.

Mike (que, diga-se de passagem, tem um ótimo gosto para imagens ilustrativas em seus posts) escreveu sobre a confirmação, e principalmente sobre o fato de que o Thunderbird já estava vindo como padrão nos primeiros alphas do Ubuntu 11.10 (tradução livre):

“Os primeiros alphas eram apenas para termos uma idéia de como o Thunderbird funcionaria como cliente padrão, e para obtermos feedback dos usuários. A qualquer momento, a Canonical poderia simplesmente ter voltado atrás e decidido pelo retorno do Evolution. Mas eles deram a aprovação final, e estão totalmente de acordo com a mudança”

Dj e leitor de emails nas horas vagas

A decisão tem muito a ver com a insistência da Canonical em manter o Ubuntu com no máximo 700MB, para caber em uma mídia de CD. Com a troca, haverá mais espaço para novos programas (ou para que os programas atualizados possam caber dentro do limite estabelecido). Além disso, o Thunderbird é mais leve, e rodará melhor em máquinas com menor poder de processamento, como netbooks e afins.

E o que muda para você a partir de outubro, com o lançamento do Ubuntu 11.10? Se você só vai atualizar o sistema, pouca coisa. O Evolution continuará lá, os seus emails continuarão lá, e você terá a chance de migrar tudo para o Thunderbird se quiser. Se você vai instalar o sistema pela primeira vez, terá um programa com o selo Mozilla de qualidade para gerenciar seus emails. E poderá baixar o Evolution dos repositórios da Canonical a hora que quiser, se por algum motivo você não tiver gostado do Thunderbird. O mundo do software livre não é fantástico? 🙂

Com informações: OMG! Ubuntu