Depois de meses de muita indecisão, ajustes diversos, brigas em listas de discussão e muita informação desencontrada, finalmente saiu a confirmação: a partir do Ubuntu 11.10, sai de cena o Evolution e entra o Thunderbird como programa de e-mail padrão. A confirmação oficial veio do blog pessoal de Mike Conley, um dos principais responsáveis pela tarefa de integrar o Thunderbird no sistema.

Mike (que, diga-se de passagem, tem um ótimo gosto para imagens ilustrativas em seus posts) escreveu sobre a confirmação, e principalmente sobre o fato de que o Thunderbird já estava vindo como padrão nos primeiros alphas do Ubuntu 11.10 (tradução livre):

“Os primeiros alphas eram apenas para termos uma idéia de como o Thunderbird funcionaria como cliente padrão, e para obtermos feedback dos usuários. A qualquer momento, a Canonical poderia simplesmente ter voltado atrás e decidido pelo retorno do Evolution. Mas eles deram a aprovação final, e estão totalmente de acordo com a mudança”

Dj e leitor de emails nas horas vagas

A decisão tem muito a ver com a insistência da Canonical em manter o Ubuntu com no máximo 700MB, para caber em uma mídia de CD. Com a troca, haverá mais espaço para novos programas (ou para que os programas atualizados possam caber dentro do limite estabelecido). Além disso, o Thunderbird é mais leve, e rodará melhor em máquinas com menor poder de processamento, como netbooks e afins.

E o que muda para você a partir de outubro, com o lançamento do Ubuntu 11.10? Se você só vai atualizar o sistema, pouca coisa. O Evolution continuará lá, os seus emails continuarão lá, e você terá a chance de migrar tudo para o Thunderbird se quiser. Se você vai instalar o sistema pela primeira vez, terá um programa com o selo Mozilla de qualidade para gerenciar seus emails. E poderá baixar o Evolution dos repositórios da Canonical a hora que quiser, se por algum motivo você não tiver gostado do Thunderbird. O mundo do software livre não é fantástico? 🙂

Com informações: OMG! Ubuntu

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados