Imagine viver em um mundo em que todo e qualquer tipo de tecnologia não funcione. Isso é relativamente fácil se você já assiste a série Falling Skies. Mas diferente do seriado, não serão os extraterrestres os responsáveis por interferir e alterar o bom funcionamento de milhões de gadgets ao redor do mundo e sim algo bem mais conhecido: o Sol.

De acordo com cientistas da NASA, desde a última segunda-feira três grandes erupções solares causaram a ocorrência de labaredas na superfície da estrela e que, por sua vez, criaram ondas de nuvens de plasma chamadas de “coronal mass ejection“. Elas contém partículas carregadas que, se chegarem na Terra, podem causar dano a satélites, provocando interferências maciças em todos os meios de comunicação, incluindo GPS e telefonia celular.

Além disso, essas nuvens de energia também tem potencial para afetar (e não de uma maneira boa) a rede elétrica e outras infraestruturas dependentes dela na superfície, como a própria Internet, deixando seres humanos desnorteados e andando de um lado para o outro como baratas sem cabeça.

Felizmente, as explosões dessa semana estavam na superfície do sol virada para o lado contrário da Terra, então a CME vai passar longe do nosso planeta dessa vez. Mas os cientistas da NASA preveem que em algum momento de 2013 o Sol vai passar por outro pico de atividade na sua superfície e dessa vez pode ter o nosso mundo no centro do alvo.

Obviamente, agora que sabemos desse perigo podemos nos preparar melhor e estudar maneiras de contornar a situação até lá. É isso ou preparar para viver sem os confortos que a tecnologia nos traz.

Com informações: Space.com.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JOSÉ BONIFÁCIO

Eu que desenvolvo CIÊNCIA AVANÇADA e não atrasada, que também não fixo em religiões estagnadas: dou muita risada, quando tomo conhecimento sobre artigos publicados, por quem desconhece a COSMOLOGIA AVANÇADA: e sobre CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO: não sabe nada!

Continuar chamando o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, de SOL:

O ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO DO NOSSO PLANETA, de LUA:

O MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO, de SISTEMA SOLAR:

E O MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO: de ÁTOMO.

É viver totalmente atrasado: no espaço-tempo-i.

Para todos esses, digo:

Vocês necessitam urgentemente: evoluir.

Precisam acessar o blog http://descobertascientific...

E aprender com o Único Doutor e Professor Pioneiro: em COSMOLOGIA AVANÇADA.

Walter Fernandes Queiroz Queiroz
Fim do mundo realidade ou ficção
silvaesilva930
espero que os cíentistas descubram um jeito de protejer nossa era digital para que esse efeito solar não prejuque nosso futuros
Thiago Tg
Daria minha vida para ver vocês sem tecnologia. A extinção da maior parte dos humanos. Coisa mais linda da história.
alcavigames
segundo todos os professores de ciência da minha escola que não é ruim, isso vai realmente acontecer, e se não funcionar de desligar os equipamentos, estaremos encrencados! Bom espero que funcione, tenho que namorar mais antes de o mundo acabar ahusahasushauashsa.
Caroline
Adorei seu comentário! Também acredito que estes serão os fatores que poderão causar guerra e caos rumo ao fim do mundo(fome e sede). Abraço
FlavioTFJ
Se o Iphone 4 é tão bom, ele vai nos poupar do fim da tecnologia. )_)
Emerson José
O lance agora vai ser aprender a montar e a manejar espadas.
John
Enxada... enxada.
Turdin
Nahh, não sei pra que se preocupar tanto, 2012 ta bem ai galera!
@DagmarCirino
Quanto vc ta cobrando? Mãe deles :) rsrs
Everton Cesario
Queria que meus comentários também fossem em azul. Do mais, deveríamos agradecer a Deus pelo sol que temos, pelas praias que temos, pelo calor que ele nos dá! Agradeçamos a Deus por tudo, isso ai não passa de balela, daqui até lá já acabou as erupções, ou, podem aumentar, mais serão imperceptíveis. Ainda acho que quem vai sofrer com as erupções solares são os satélites e nada mais. E aqueles que dependem deles. Abração!
gokernel
Erupções solares podem destruir tecnologia do mundo em 2013: Então só tenho que comemorar: 01 - Nunca mais vou ver futebol na TV. 02 - Domingão do Faustão nunca mais. \o/. 03 - Deixar de usar a TIM será excelente...ou qualquer operadora. 04 - A FAZENDA e BBB serão 2 aberrações na face da terra à menos. Sendo assim, junto uma grana e compro a minha granja fora do centro urbano e vou viver de CULTURA ORGÂNICA ... antecipando os planos pós aposentadoria. Bey bey tecnologia noderna. Gokernel
Augusto
As explosões solares causaram bug na coloração dos comentários!
Guilherme Reis
Esqueceram de mencionar um fator muito mais importante que internet e PCs. Imaginem vocês dentro de um avião 787 à 30 mil pés de altura e uma rajada solar desnorteia todos os radares, gps's e comunicação!!!!!
Exibir mais comentários