Quando da privatização, o governo brasileiro determinou a criação de agências específicas que fiscalizariam (em tese, veja bem) os serviços antes fornecidos por empresas estatais, que passavam para mãos particulares. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) teria todo o poder para resguardar o interesse dos assinantes de telefonia, banda larga e televisão por assinatura. O que a gente vê não é bem isso.

Nos Estados Unidos a conversa é outra. A FCC (comissão federal de comunicações) não só trabalha de forma mais intensa, como prova que tem o interesse do consumidor em primeiro lugar. Eles até dizem quais são os serviços de banda larga que realmente cumprem suas promessas.

No Brasil: 10% do download está garantido na maioria dos contratos

Depois de um ano, os técnicos da FCC encerraram os trabalhos e publicaram um grande estudo sobre a banda larga de lá. Uma firma de pesquisa realizou testes de conexão em 6.800 residências espalhadas pelo país, a fim de montar uma amostragem que permita determinar onde a banda larga presta e onde ela deixa a desejar.

Pelos resultados divulgados pelo site Msnbc.com, o download nos Estados Unidos não está muito melhor que o feito pelo brasileiro. Das 13 empresas de banda larga pesquisadas, só quatro oferecem a taxa de download prometida em seus materiais publicitários. Mas a maioria fica nos 80% — cabe lembrar que muita empresa de banda larga do Brasil se compromete com o mínimo de 10%.

Em upload 90% das empresas cumprem o que promete. Mas isso é assim mesmo: os internautas normalmente estão mais interessados em consumir conteúdo do que em publicá-lo. Existem estudos que comprovam isso.

O estudo da FCC com todos os detalhes, informações sobre metodologia e conclusões pode ser baixado gratuitamente. Foi publicado como PDF.

Aí eu te pergunto: o que impede a Anatel de realizar procedimento similar? A internet nesse país continua sendo um gargalo para o crescimento que nós tanto queremos. Seria interessante até mesmo para traçar um comparativo entre a situação antes e depois do Plano Nacional de Banda Larga (que já está atrasado). Não, eles estão mais interessados em emplacar reportagem no “Fantástico”.

Imagem: Flickr – Jonathan A. Kit

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Oggy
Sim.. :( Para jogos online, upload é totalmente necessário.. e aqui no brasil, pfttt.. se download não é bom, upload então.. fora que com um upload bom, meu ratio nos torrents ficam sempre conservados né?.. é bom compartilhar..
@taltgabi
Lembrando que a acessibilidade à internet nos Estados Unidos se limita basicamente a grandes regiões metropolitanas. Leiam isso aqui: http://www.cracked.com/blog/5-reasons-internet-access-in-america-disaster/
@gutomarreiros
Isso mesmo cara, aqui no nordeste a OI faz o que dá na telha.
Bruno Vane
Gostei do site para medição... Resumo dos resultados Velocidade: 19.69 Mb/s Bom! Latência: 9 ms Bom! Perda de Tráfego: 0.00% Bom! Banda contratada: 20.00 Mb/s
Lucas Meneses
meu sonho é ter pelo menos 1 mega. Eu uso 3g da claro e navego e faço download a 14Kps. Quem navega em menos velocidade do que eu, que post o primeiro comentário replicando o meu.
Skrypt
xD Pensei que eu era o unico que viu isso.
Oscar
Moro na região nordeste e não vejo esses investimentos que o colega afirma! O que vejo, pelo menos aqui no RN, é muita propaganda do governo falando que fez isso e aquilo outro. As estradas estão um horror, a indústria da seca continua a pleno vapor, a educação é uma das mais atrasadas do país, segurança pública, ninguém tem, os bandidos estão vindo de outros estados para o RN e estão fazendo a farra explodindo caixas eletrônicos com maçaricos e dinamite, com relação à saúde pública, muitos estão morrendo em macas nos corredores dos hospitais públicos por falta de atendimento, com relação à infraestrutura, é um Deus nos acuda! Com relação à corrupção e roubalheira desenfreada por partes de políticos, continua à pleno vapor!
Willx3
Telefonica maldita!!! Pago 2MB (A velocidade MAXIMA disponivel pro meu bairro), recebo 1MB e não mudo porque não tenho opção. Autualizar meu PS3 é raro!
Sr. Sem Papo
Internet ruim da tela azul da morte?lkkkk
Victor
Discordo. Não estamos melhores, estamos menos piores.
Marcos Junior
PONEIS MALDITOS!
@gutomarreiros
Concordo plenamente. Quanto à Oi, enquanto ela tiver ligações "suspeitas" com o atual governo, nada vai melhorar muito para os "reféns"/clientes dela aqui no Nordeste e Norte...
@gutomarreiros
Thássius, a diferença é que a ANATEL é dirigida por pessoas incompetentes, que são "apadrinhadas" por políticos...
Yangm
Estamos melhorando mas ainda não é o $uficiente. Jogo Justo daqui a pouco faz aniversário de 50 anos* e os governantes parecem não se importar. *Idade meramente ilustrativa.
Yangm
Apenas para deixar mais claro: "fatores históricos [..] contribuíram para Portugal ser um país bem estruturado...". Aproveitando o comentário, me lembro de um post da Bia (Com Z rs) Kunze em que ela descrevia como anda nossa economia ( http://tecnoblog.net/73056/tecnologia-brasileira-e-hora-de-arregacar-as-mangas/ ) também me refiro à esta situação.
Exibir mais comentários