O OS X Lion é tudo de bom. Isso até que você começa a perceber certas chatices no sistema operacional lançado recentemente pela Apple. Nessa semana eu já expliquei como desativar o Resume, recurso que faz com que os aplicativos iniciados carreguem suas janelas do ponto em que foram fechados. Se você quer personalizar ainda mais a nova versão do Mac OS para o seu próprio gosto, também tenho a sugestão de um aplicativo que certamente ajudará a deixar sua máquina menos vagarosa.

Lion Tweaks, atualmente em sua versão 1.2, faz justamente isso que o nome sugere: tweaks dentro do sistema operacional. Aquelas pequenas otimizações que, no fim do dia, podem trazer mais produtividade ou apenas aliviarem o desempenho do Mac. O app é gratuito, com download a partir daqui (arquivo ZIP).

Como usar o Lion Tweaks

Alguns aplicativos são tão simples que parecem chatos. O Lion Tweaks é um desses, com a interface que você vê abaixo.

Tela principal (e única) do Lion Tweaks

Existe a opção de ativar ou desativar determinados recursos do sistema operacional da maça. Nada de fazer ajustes complicados ou inserir código para habilitar alguma função especial. Usá-lo se limita a clicar nos botões de “sim” e “não. Quanto a isso não há muito mistério – você só precisa ler as opções e decidir o que quer fazer.

Como de costume no OS X da Apple, a maioria das mudanças que você fizer com o Lion Tweaks só toma efeito depois que o aplicativo em questão, o Finder ou o sistema em si é reiniciado. Meu conselho é mudar tudo o que você quer mudar, e depois mandar o Lion reiniciar, para ver o que funcionou do jeito que devia.

Eu marquei “sim” nos seguintes recursos:

  • Remover a animação de janela de sistema (Remove system Windows animation).
  • Remover animação da janela do Mail (Remove Mail Windows animation).
  • Desativar correção de escrita (Disable Spelling Correction).
  • Obter novo visualização de lista no Dock (Get a new Stack List View).
  • Desativar resume para aplicativos únicos (Disable resume for a single app).

Por enquanto eu não precisei marcar “não” em item nenhum.

Nova visualização de lista no Dock

De quebra, o Lion Tweaks habilita uma nova forma de visualizar listas no Dock (o 4º item na listinha acima). Uma vez que você tenha marcado “sim” nessa opção, reinicie o Finder ou o sistema operacional. O próximo passo é escolher uma das pastas presentes no Dock e marcar “Mostrar como: Pilha” e “Visualizar conteúdo como: Lista” (opções acessíveis clicando com o botão direito do mouse).

Fica assim. Bem mais prático.

A partir desse momento, ao clicar na pasta, vai aparecer um balão translúcido com todos os arquivos salvos ali. O Lion exibe o ícone do arquivo e seu nome, o que facilita na hora de procurar aquele documento exato que a gente tanto quer.

O balão translúcido muda de altura conforme o número de itens dentro da pasta (no exemplo ao lado são poucos itens). E o melhor de tudo: se houver itens em demasia, é só usar o scroll para movimentar a listagem para cima ou para baixo.

Eu achei o recurso muito prático, melhor do que a visualização por ícones ou por pilha convencional, a ponto de tê-lo adotado em todas as pastas que estão no Dock do meu Mac. Use os comentários desse artigo para dizer se ficou melhor (ou não) com essa mudança!

Se a opção de ver pastas assim já existia, peço desculpas. Eu só reparei nisso depois de usar o Lion Tweaks.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Goldnach
Show de bola
Yangm
Esses posts só me lembram que eu preciso comprar um pendrive de 16 GB para fazer hackintosh direto do lion sem ter que atualizar de uma versão antiga. Enquanto isso vou procurando as kexts que eu vou precisar =)
@rafa1696
Essa visão de lista não é tão nova assim, eu já usava no Snow Leopard.
@imaginarymac
Bem fácil e simples ~ mal consigo esperar o meu MacBook Pro ...