Como parte da comemoração pelos 20 anos do melhor sistema operacional de todos os tempos, a Linux Foundation criou um infográfico comparando diversas informações sobre como o pinguim, e consequentemente a informática em geral, evoluiu nessas últimas duas décadas.

Desenvolvedores do Kernel em 1992 e em 2010. Repare no homenzinho rosa.

Além de mostrar como o mundo da informática em geral mudou nos últimos anos, o infográfico também mostra que a preferência dos usuários mudou por completo. Se antes Red Hat e Slackware juntos tinham mais de 60% da preferência dos usuários, hoje o Ubuntu já tem a preferência, seguido bem de perto pelo Fedora / Red Hat.

O mesmo vale para onde o Linux é usado pelos usuários: se antes havia uma divisão clara entre o uso do Linux no trabalho ou em casa ou somente na escola, hoje já é normal usar em todos os lugares possíveis. Interessante, não?

Muito embora a pesquisa de preferências tenha sido feita com participantes da LinuxCon 2011 (o que pode gerar algumas distorções no final), não deixa de ser importante observar os resultados e entender o que mudou de lá pra cá. O fato do Ubuntu estar na frente só mostra que, mesmo entre os usuários com mais conhecimento do sistema, uma distro que seja fácil de usar, tenha boa documentação suporte competente faz muita diferença na escolha final.

O infográfico completo você pode ver aqui. Para saber mais sobre o LinuxCon, não deixe de ver as matérias que já publicamos sobre o evento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados