Início » Web » Bug no Facebook te mostra em quem você está mais interessado

Bug no Facebook te mostra em quem você está mais interessado

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Eis uma coisa que provavelmente pouca gente sabe: o Facebook usa um sistema de ranking chamado EdgeRank para determinar quais perfis você mais visita quando navega pela rede social. Dessa forma o site pode “aprender” quem são seus melhores amigos e, dessa forma, te dar resultados mais precisos de busca ou mostrar mais atividades deles no feed de notícias. Esse ranking não é exibido para os usuários, mas um desenvolvedor descobriu que parte dele pode ser acessado.

O responsável por descobrir esse aparente bug foi Jeremy Keeshin que estava trabalhando em um aplicativo que usa componentes da rede social. A explicação completa está no seu blog em inglês, mas basicamente ele percebeu que poderia enviar um pedido de dados para um arquivo no Facebook e que mostra de volta as páginas dos amigos que você mais visita.

Para ver essa lista, arraste esse link para sua barra de favoritos, acesse o Facebook (sem a opção de HTTPS ligada) e clique no link. Eis a lista, ordenada por quem você mais visita até embaixo. É uma forma interessante de saber quais dos seus amigos você mais se preocupa. Ou quais você mais stalkeia na cara dura todo dia. O meu caso é o primeiro, obviamente.

Qualquer que seja o motivo, é bom notar que esse bookmarklet não salva seus dados, não envia informações para nenhum lugar e pode parar de funcionar a qualquer momento, basta o Facebook tapar o buraco.

Com informações: Gawker.