A HP não poupou sua atual linha de produtos ao apresentar resultados financeiros nessa quinta-feira. Em resumo: todos os dispositivos rodando o sistema WebOS estão descontinuados. Seja smartphone, seja tablet, a companhia não tem mais intenção de continuar produzindo e depois vendendo (ou morrer tentando) aparelhos com o sistema originalmente desenhado pela Palm, antes da empresa ser abocanhada pela HP.

Vítima mesmo é o tablet HP TouchPad. Ele começou a ser vendido em julho desse ano, com direito ao título de “iPad Killer”. O TouchPad rodava o WebOS em uma versão especial, adaptada para o visor maior que o tablet apresenta se comparado a smartphones como o mesmo sistema, como o Palm Pre. Com isso, a HP deixa de concorrer com Motorola, Samsung (ambas com Android) e Apple (com iOS) no mercado de tablet.

HP TouchPad: rodando WebOS (imagem: reprodução)

O destino do WebOS continua incerto. Há quem diga que a HP vá licenciá-lo para outras empresas interessadas em colocar a plataforma em dispositivos móveis. O sistema pode não ter toda a aura de um Android, mas é funcional, e isso basta para certos fabricantes que se concentram em aparelhos mais simples e baratos. Se o preço da licença for reduzido, melhor ainda.

De acordo com o Business Insider, a HP não descarta embutir o WebOS em aparelhos que não sejam os já citados dispositivos móveis. A plataforma poderia ser usada, por exemplo, em utensílios de cozinha e até mesmo em carros.

Ainda falando em HP, a companhia planeja se desfazer de sua unidade de fabricação de PCs. É bem verdade que a HP é a maior fabricante de computadores do mundo, mas o Wall Street Journal e a agência de notícias Bloomberg dizem que a unidade da companhia para esse tipo de produto estaria à venda. A IBM passou por situação similar em 2005, quando sua divisão de PCs foi comprada pela chinesa Lenovo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados