No último final de semana a HP lançou um comunicado oficial (em clima de fim de festa) a comunidade de desenvolvedores do WebOS prometendo que o fim da fabricação de dispositivos com a plataforma não significa o fim do sistema operacional além de pedir que ninguém entre em pânico.

Aos interessados, o comunicado na íntegra (em tradução livre):

Caro desenvolvedor WebOS

Nós iniciamos um novo capítulo para o WebOS e entendemos que vocês devem ter muitas questões. Ontem nós anunciamos que vamos nos focar no futuro do WebOS como uma plataforma de software, mas que não iremos mais produzir dispositivos WebOS. Esta foi uma decisão realmente difícil, mas que fortalecerá nossa capacidade em nos concentrarmos para fazer com que o caminho do WebOS seja de inovação. Ao longo desta jornada, nossos desenvolvedores serão parte vital do futuro do programa.

Nós vamos continuar a apoiar, inovar e desenvolver o catálogo do WebOS App. Nossa intenção é melhorar nossos mecanismos de comercialização e apresentação de nossos produtos e continuar a construir nosso ecossistema de aplicativos.

Como muitos de vocês sabem, atualmente nós paralisamos a realização de diversos eventos para desenvolvedores ao redor do mundo. Planejamos manter esses eventos, mas depois deste anúncio naturalmente acontecerão algumas mudanças. Essas atualizações serão postadas em nossos registros de eventos na próxima semana. Queremos apresentar a todos nossa estratégia para o WebOS e queremos ouvir suas opiniões.

Por último, gostaríamos de expressar nossa sincera admiração pelas equipes que deram seu contínuo apoio ao WebOS na HP. Este é um momento particularmente dinâmico na indústria de dispositivos móveis e às vezes as decisões mais duras não dizem respeito ao que temos que fazer, mas sim ao que temos que não fazer. E esta foi uma dessas ocasiões. Junto de nossa grande comunidade de desenvolvedores, estamos confiantes de que iremos superar este desafio.

Richard Kerris
Vice-Presidente de Relações com Desenvolvedores WebOS

Ainda que a palavra de ordem entre os chefinhos do WebOS seja a de tentar manter seus desenvolvedores por perto, sua vida não será das mais fáceis nesta tarefa. Logo após a HP anunciar o fim da linha sua história na plataforma Brandon Watson, diretor do Windows Phone 7 postou a seguinte mensagem seu Twitter: “A qualquer desenvolvedor do WebOS: nós lhes daremos tudo o que for preciso para o Windows Phone, incluindo telefones, ferramentas e treinamento”.

O resultado é que já no dia seguinte Watson havia recebido “mais de 500” e-mails de sujeitos interessados em “repensar seus algoritmos” para a plataforma da MS.

Diante de tamanha demanda, respondeu aos possíveis órfãos que “não esperava tamanho interesse”. “Ainda levará alguns dias para ler todas as mensagens e as responder da maneira mais adequada possível, sem enviar uma mesma mensagem padrão para todos. Considerem este o primeiro passo para um grande relacionamento”, completou.

Com agradecimento ao amigo Daniel E. C. Filho pela dica. Informações WP Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados