Início » Aplicativos e Software » Windows XP completa 10 anos

Windows XP completa 10 anos

Por
8 anos atrás

Há  exatos 10 anos as Torres Gêmeas ainda estavam de pé em Nova York, o Brasil era apenas tetracampeão da Copa do Mundo e o cantor predileto de toda equipe do Tecnoblog Justin Bieber estava apenas dando seus primeiros passos na arte sagrada da… alfabetização.

E foi no dia 24 de agosto de 2001 que as primeiras unidades do Windows XP começaram a ser despachadas pela Microsoft a fabricantes de todo mundo.

Baseado no então novato Windows 2000, a então mais nova geração do Windows chegava com a nem-tão-dura-assim missão de substituir o mal amado Windows ME e o popular Windows 98 no coração dos usuários. Seus atributos eram a interface redesenhada com sombras sob os menus, capacidade nativa de gravação de CDs e maior velocidade de carregamento e de hibernação, entre uma infinidade de recursos que temos como padrão nos sistemas operacionais hoje em dia.

Windows XP: você já cansou se ver essa carinha, confessa.

À época de seu lançamento, a própria Microsoft afirmava ter planos a longo prazo com o programa, garantindo que seu substituto só chegaria “depois de 2004” — uma novidade chocante em uma época em que o Windows ganhava versões praticamente todos os anos, e que nem sempre as novidades eram exatamente melhores que suas antecessoras.

Disponível oficialmente nas lojas apenas a partir do dia 25 de outubro, o SO, quem diria, foi alvo de críticas de seus primeiros usuários por pedir muitos recursos das máquinas a que dava vida. Na época, computadores com processadores de 500 MHz e módicos 128 MB de RAM (lembra?) eram o padrão do mercado. De acordo com a Microsoft, os requisitos mínimos de instalação para o XP são processador com 233 MHz e 64 MB de memória RAM.

E para seu lançamento, nada melhor que o nosso querido Steve Ballmer, atual CEO da Microsoft, fazendo seu papel de vendedor estilo Polishop:


(Vídeo do YouTube

Também teve propaganda com os felizes usuários do novato XP voando pelo mundo ao som da cantora pop Madonna:


(Vídeo do YouTube

O XP teve uma vida mercadológica especialmente longa, encerrando sua carreira nas prateleiras apenas no ano passado, quando vinha embarcado apenas em netbooks.

Depois de uma década, o programa detém a coroa de sistema operacional mais usado no mundo, com a preferência de 43,89% dos navegantes. Já no Brasil, o XP ainda tem 49,92% de audiência. Mas em franca queda há alguns anos, deverá ceder a coroa tupiniquim ao neto Windows 7 nos próximos meses.