Início » Aplicativos e Software » Com corpinho de 18, Linux chega aos 20 anos

Com corpinho de 18, Linux chega aos 20 anos

Avatar Por

Duas décadas atrás, mal existia internet no mundo, muito menos no Brasil, a Microsoft ainda engatinhava nos seus planos de dominação mundial, e a Apple tentava sobreviver sem Steve Jobs (que na época estava ocupado com a Pixar). No meio disso tudo, meio que escondido em um quarto escuro no meio da Finlândia, um jovem começava a revolucionar a informática. Sim, estamos falando dos 20 anos de Linux!

Considerado um dos emails mais famosos da história da informática, esse é o ponto em que Linus Torvalds anunciava ao mundo o sistema operacional que ele havia criado, ainda em uma fase bem inicial. No email, ele pedia ajuda aos colegas do grupo de discussão, querendo idéias e sugestões de funcionalidades do novo sistema operacional:

From:[email protected] (Linus Benedict Torvalds)
Newsgroup: comp.os.minix
Subject: What would you like to see most in minix?
Summary: small poll for my new operating system
Message-ID: 1991Aug25, [email protected]
Date: 25 Aug 91 20:57:08 GMT
Organization: University of Helsinki.

Hello everybody out there using minix-

I’m doing a (free) operating system (just a hobby, won’t be big and professional like gnu) for 386(486) AT clones. This has been brewing since april, and is starting to get ready. I’d like any feedback on things people like/dislike in minix; as my OS resembles it somewhat (same physical layout of the file-sytem due to practical reasons) among other things.

I’ve currently ported bash (1.08) an gcc (1.40), and things seem to work. This implies that i’ll get something practical within a few months, and I’d like to know what features most people want. Any suggestions are welcome, but I won’t promise I’ll implement them

Linux Torvalds [email protected]

E exatamente nesse dia, 25 de agosto de 1991, o Linux era anunciado para o mundo. Claro, ele ainda nem tinha esse nome, mas foi o momento em que a revolução começou.

E qual revolução? O conceito de software livre e código aberto já existia bem antes, mas foi com o Linux que essas idéias começaram a se espalhar (e deixar muita gente dentro das empresas de cabelo em pé). Muito disso se deve à liderança de Linus Torvalds, que com seu jeito 50% explosivo, 50% zen e 100% nerd, conseguiu criar todo um processo para que pessoas de todo o mundo pudessem colaborar com o código do sistema.

Aliado a isso, a própria internet ajudou (e foi ajudada) pelo Linux: sem a internet podendo conectar diversos servidores e usuários, todo o sistema de colaboração que tornou o software livre popular não seria possível. Teríamos um sistema que seria desenvolvido e usado somente por um grupo pequeno de estudantes que tivessem acesso à internet de qualidade em universidades de renome.

Ubuntu e Chromium: livres

E foi justamente o Linux e todo o pacote de programas livres que ele trouxe que tornou a internet mais estável, mais segura, e principalmente, mais livre. Sem o Linux, é bem provável que boa parte dos servidores mundo afora estivesse nas mãos de uma ou duas empresas. E isso com certeza tornaria a rede bem diferente do que é hoje.

E não acaba aí: o Linux finalmente deu ao usuário comum o poder da escolha. Você não precisa usar um ambiente de trabalho pré-definido que quando muito permite a você mudar um ou dois elementos. Você pode escolher vários ambientes de trabalho, todos com suas vantagens e desvantagens. E você ainda pode customizar alguns desses ambientes de forma a deixá-lo do melhor jeito para você. Não gostou de nenhum? Se você souber programar, pode pegar as diversas bibliotecas de funções já prontas na internet e criar o seu próprio. Simples.

E o mesmo se aplica a diversos programas do dia-a-dia. Quem nunca participou de um briga entre Vi X Emacs? 😛

Quer mais? Temos Linux em telefones. Temos Linux em robôs, TVs, geladeiras, supercomputadores, e por aí vai. Na verdade, pare agora e dê uma boa olhada nessa página que você está vendo. O sistema de blogs que usamos é software livre. O banco de dados é software livre. O interpretador que pega o código e gera um HTML legível por humanos é software livre. O servidor em que ele está hospedado usa software livre de formas que você mal consegue imaginar, para entregar o conteúdo até você.

Na verdade, dependendo do navegador que você estiver usando, é bem provável que você esteja navegando a partir de uma ferramenta que nasceu a partir do software livre.

Portanto, que esses 20 anos sejam apenas a ponta do iceberg da revolução do Linux, e que ainda possamos comemorar muitas e muitas décadas de Linux. E, dentro do possível, que nunca nos esqueçamos de uma das grandes frases de Linus, durante uma discussão: "Falar é fácil: me mostra o código". Ele nos mostrou. 🙂

Você pode saber mais sobre a história do Linux com um vídeo feito pela Linux Foundation. E pode também ver um vídeo que a própria Microsoft, outrora inimiga número 1 do Linux, fez para comemorar os 20 anos do sistema.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

bawlaw
ROFLMAO!! HATERS GONNA HATE!! Que feio... ficar trollando.
bawlaw
o windows nunca pagou nada pra mim :/ eta mundo injusto mew :s
Guilherme Mac
Sempre nada. Vc não precisa necessariamente usar o terminal. Pode sim passar a vida inteira sem usar. Mas provavelmente vc vai pq qto mais se aprende mais vê como o terminal possibilita coisas q interface gráfica nenhuma possibilita (e isso não é só no Linux).
Guilherme Mac
Fail? Que universo paralelo vc vive?
Leo
Linux #FAIL
@malloy_
GNU/linux é o sistema operacional em si! uashauhsa Veja: http://goo.gl/zQPMh http://goo.gl/2P3fA
Caio Furtado
Já pode ser preso.
Thiago Sabaia
Gostei do título, hahahahaha
Marcelo
um salve pro Linux que nos ajuda muito!
Guilherme macedo
Convença quem paga meu ganha-pão a mudar pra linux que eu não penso meia vez. Se a barra de tarefas muda de lugar ele entra em pânico, imagina mudar o sistema... :|
Guilherme macedo
Mas sempre vai ter alguma coisa que ele vai ter que usar o Terminal.... Sempre...
Guilherme macedo
@trovalds Você só pode estar de brincadeira né? Só uma pergunta... Qual celular você usa? "Celular novo é para fracos.... A onda é ter tijolão... " Pera ai né... Uma coisa é você querer um desafio. Usar um S.O. complexo, mas querer dizer que quem usa ubuntu não é digno de dizer que usa linux, só porque na sua cabeça, S.O. tem que ser algo complexo que quando você quer usar a calculadora você tem que digitar no mínimo umas 2 linhas de código, é algo sem noção.... Então vá viver numa ilha deserta, tendo que caçar sua comida, já que você gosta de desafios... Seus antepassados caçavam, então porque você ta ai comendo Pringles? Vai lá 1% da população... :D
@trovalds
Bem vindo a era Windows. Só esqueceu de dizer que a M$ um dia tinha algo parecido com o Linux que atendia pelo nome de MS-DOS. E olha que naquele tempo nem existia esse conceito de hardware plug and play (no mundo PC), era tudo mudando jumper nas placas e rezando pra conseguir fazer funcionar de primeira. Linux de hoje perto do MS-DOS e o hardware da época é "bolinho". Opa, esqueci: represento 1% da população que se dispõe a ter novos desafios.
@trovalds
Convença quem paga meu ganha-pão a mudar pra linux que eu não penso meia vez.
Marcos
Valeu Vitor. Vou seguir o primeiro tuto aqui :D
Janderson
O cromium atualizado tá sendo reconhecido como Chrome...E o Arch como GNU-x64...
Janderson
Sei...Mas, tah todo mundo postando from windows neh? #seuscagao
Rodrigo
Não tem nada a ver, amigão. Tu podes instalar o Ubuntu e configurar o hardware sem um único acesso ao shell. Tudo em ambiente gráfico (next, next). Monta um cd "live" e testa na tua máquina, sem apagar o Windows. Vai te espantar.
Guilherme macedo
Depende..... No início você vai apanhar muito, mas é só não desistir... Depois que aprende, já era....
Guilherme macedo
S.O. é feito pra ser fácil... Se for pra ser difícil, ninguém vai querer usar... Qual a vantagem de um S.O. que você tem que fazer um curso de programação em Harvard, pra poder mexer nele. Se for assim, ninguém poderia bater no peito e dizer que é programador, sem antes saber escrever um programa usando só código binário puro. "Nada a ver isso que tu falou....":D
Alexandre
Esse post e mais umas outras coisinhas estao me tentando em testar o linux :P acho que quem jah "sofre" na mao do MS-DOS nao tem muuitas dificuldades em aprender linux, nao?
@trovalds
OpenSuSE tu pegou de onde? http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/ Boa diversão.
Lucas Meneses
enquanto isso fico com o opensuse mesmo.
Lucas Meneses
meu sonho é conseguir instalar o gentoo. Um dia eu consigo, mas tem pouco informação sobre. Quando tiver tempo e uma boa internet eu tento.
Lucas Meneses
Viva o linux!!!
@trovalds
Fácil é usar um Ubuntu da vida, next, next, finish. Windows like total. E ainda por cima um monte de gente bate no peito e fala: uso Linux. Bah, tá tudo lá pronto e ainda por cima cheio de bloatware. Por isso que sou fã da Larry, a VACA! http://www.gentoo.org/main/en/about.xml
@julianleno
Postando só pra marcar que sou mais um usuário feliz de Linus, brigadão Linus Tolvards por ele, se vc prometeu aceitar sugestão e falou que poderia não implementa-las ("Any suggestions are welcome, but I won’t promise I’ll implement them") eu sei... mas o que te pediram??? pro linux fazer café? só pode porque ele é perfeito e tem tudo!! Viva o Linux!!!! \o/
Victor
Se quiser, eu posto tutoriais que mostram como configurar.
Victor
Configurar dll no wine é um inferno......
Guilherme macedo
Adoro Linux..... Já consegui mudar o servidor daqui para o Red Hat, e quero mudar os PC para ubuntu... Estou tentando ver se usando o Wine ele vai funfar beleza... Viva a Linux......
Rodrigo
Vida longa ao Linux. Onipresente e onisciente em nosso dia-a-dia, sem precisar de fanboys bitolados, e mostrando que comunidade e empresas privadas podem conduzir projetos que trazem benefícios para todos, sem estrelismos nem guerras de patentes.
Victor
@Marcos eu não testei, pois não tenho MAC. http://www.helium.com/items/421906-how-to-install-linux-on-an-intel-mac-with-boot-camp http://lowendmac.com/mac2win/08m2w/triple-boot-mac.html http://lifehacker.com/5531037/how-to-triple+boot-your-mac-with-windows-and-linux-no-boot-camp-required
J. Neto
:cheers: Até que enfim foi. Faltou testar o dillo e o kazehakase - no firefox acho que todo mundo já sabe que não aparece.
J. Neto
Putz...
J. Neto
Agora vai :D ...
J. Neto
@J. Neto Ué?! Chrome? Não entendi...
J. Neto
@EmanuelSchott Vamos ver se é verdade...
@besourosuco
Viva ao LINUX galera! \o/ Eis um usuário feliz do Ubuntu!
@EmanuelSchott
@Vitor Chrome e Firefox a partir da versão 4 não mostram.. :/ Se vc reparar, quem usa Chromium, o sistema é mostrado.
@EmanuelSchott
Ja vi uns tutoriais de instalação do Ubuntu em um Mac. Quase tudo funciona perfeitamente mas segundo relatos, o wifi perde potencia, se o roteador estiver a mais de 10 m a conexão ja fica instável..
Marcelo Carvalho
Eu já vi várias pessoas aqui com esse tal ai também. '-'
Marcos
Já virtualizei o Fedora uma vez e também o Mandriva. Dos três o que mais achei interessante foi o Mandriva ( aliás testei o última RC do Mandriva e fiquei de boca aberta! :D ). Mas eliminei por causa dos bugs que tem ainda. Mas me diz, tem alguma pista de um bom tutorial pra instalação numa outra particão no iMac? Li que para dua boot tem que ser via bootcamp...Conhece um tuto bem detalhado pra se fazer isso?
Ely
Parabéns ao Linux!
Victor
@Marcos Tudo bem. Você pode testar outras distribuições, como o Fedora. Se gostou do Ubuntu, provavelmente gostará do Fedora.
@brunogdb
Viva ao Linux \o/
Marcos
Victor o dual boot com o Ubuntu no Mac eu nunca fiz cara, mas, pelo que li em tutoriais por aí a coisa é canseira. Até onde pude entender a instalação do Ubuntu no Mac tem inúmeros problemas que exigem "atalhos" e "remendos" para os quais eu ainda não to preparado na verdade. Entendo absolutamente nada de Ubuntu ( Linux ) :D.
gsctt
Verdade! kkkkkk
Gabriel
Excelente artigo. Parabéns. :)
Victor
Eu não sei como que faz para mostrar a distribuição no comentário. Se descobrir, vou instalar um slackware via VM, só para poder me exibir. Rsrsrs
@negaodafavela
#Euusolinux
Victor
Instala dual boot. Você não é obrigado a largar as vantagens de um SO para ter as vantagens de outro SO. Só tem de gastar um pouco do HD.
bawlaw
ja eh a 2a, senao a 3a vez que vejo essa noticia no TB.. xD
@T37_br
a utilizar o Linux neste momento aparentemente parece tudo ok, estou satisfeito de estar utilizando este sistema.
Marcelo Carvalho
As vezes eu vejo Ubuntu e outros, mas esse GNU/Linux, qual é? Eu queria testar ele. :P
Marcelo Carvalho
"Com corpinho de 18, Linux chega aos 20 anos" AOEIAOIEIAOE, essa foi boa!
Marcos
...Pois é...e cá estou eu, experimentando o Ubuntu 10.04 via VMWare no meu iMac :D Muito legal.
@kAlug_
Linux Torvalds?
@WingnuxOficial
1911??
Denis
"25 de agosto de 1911" Correge ai :):P