Início » Internet » Google Maps comandado por voz

Google Maps comandado por voz

Avatar Por

Uma nova forma de buscar coisas dentro do Google Maps (ou Google Mapas, no nome comercial para o português). Foi apresentado ontem o recurso de reconhecimento de voz integrado à pesquisa de mapas do Google, especialmente para quem tem preguiça de digitar o nome do lugar cuja localização deseja conhecer.

É só falar e torcer para que o Google entenda corretamente os termos.

"Avenida Paulista". Ele encontrou.

Pouco a pouco, o Google vai inserindo o reconhecimento de voz nos seus variados produtos de busca. Em junho a página inicial da empresa já havia ganhado o botão para acionar a busca por voz.

De acordo com a companhia, a busca por voz é particularmente interessante para quando o internauta não sabe digitar o nome daquele lugar que ele tanto procura. Em português eu não consigo pensar em nada muito difícil, mas certamente eu teria dificuldade em escrever “Dietzenbach”, nome de uma cidade da Alemanha (“Deutschland”, outra palavra difícil).

Nos testes que eu fiz aqui, a busca comandada por voz no Google Maps até que se saiu bem para lugares comumente buscados, como a Avenida Paulista ou o parque Ibirapuera. No entanto, tive que tentar algumas vezes para que o sistema de reconhecimento do Google entendesse o meu endereço no Rio de Janeiro.

O Google avisa que a busca por voz está disponível somente no Chrome — eu bem tentei, mas nada de Firefox. Em tese, funciona somente no Google Maps em inglês, mas se você entrar no google.com/maps e começar a falar, ele tenta achar localizações em português.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Duas mãos fora do teclado?
Caio Furtado
É uma mão na roda... querdize.
Tio Z
Tentei. E choca quase tanto quanto o famigerado botão "Estou com sorte" de busca do google. Rapaz...saiu cada frase procurando as ruas aqui perto de casa...
Tio Z
Pera que a risada ficou no outro comentário. Já já vou lá buscar. Segura ae.
Thiago Sabaia
Alguém usa isso??
Marcelo
Será que é mesmo útil?
@georgegoncalo
Pessoal, na verdade isso não é um sistema de busca propriamente do Google ou de um sistema proprio. Isso é a uma função para os novos browsers. Mas que claro, ainda não funciona corretamente no IE. Se o Tecnoblog quiser aderir a busca por voz, basta adicionar a tag "x-webkit-speech" em seu input de busca. Abraços.
Vinícius
é horrivel, ele troca todas as palavras que eu digito... no Galaxy S é um pouco melhor, mas no X10 é tenso!!!
EDI LOPES
Ja fizeram, e colocaram o nome de iPAD
@mos_axz
E a proposito, quando as empresas farão celulares para quem tem polegares grandes e gordos?
@mos_axz
Ainda bem, digitar no teclado do android é uma porcaria na minha opinião(tela resistiva e pequena do Gt540f não ajuda também)... E ainda melhora pra quem tem uma dificuldade de escrever(mal de parkson, ou só preguiça mesmo.)