Início » Ciência » Bactéria transforma jornais em combustível alternativo

Bactéria transforma jornais em combustível alternativo

Avatar Por

Cientistas da Universidade de Tulane, descobriram que uma bactéria recém-descoberta é capaz de de transformar materiais orgânicos em butanol (uma alternativa à gasolina).

O professor responsável pelo time que liderou essa descoberta, David Mullin, disse que a bactéria é encontrada no excremento de animais e que ela precisa ser cultivada e desenvolvida de uma forma com que seja possível produzir butanol diretamente da celulose.

Cientistas da Universidade de Tulane

Cientistas da Universidade de Tulane

A celulose é encontrada em todas as plantas verdes e é o material orgânico mais abundante da Terra. Apenas nos Estados Unidos, cerca de 323 milhões de toneladas de itens que podem ser utilizados para produzir o butanol são jogados fora todo ano. Entre eles está o jornal, produto que geralmente vai para a lata de lixo depois de usado.

A TU-103 como é chamada, está com um processo de patente pendente, mas o Mullin diz o seguinte: "A TU-103 é a única bactéria capaz de realizar essa transformação na presença do oxigênio. Produzindo butanol em um ambiente livre de oxigênio aumenta significativamente o custo de produção".

Como biocombustível, o butanol é superior ao etanol (que é produzido geralmente do açúcar), já que ele é compatível com diversos modelos de automóveis e não precisa modificar nada no motor do veículo. Ele também pode ser transportado pelos oleodutos existentes e é bem menos corrosivo e possui mais energia do que o etanol.

Os pesquisadores já testaram a conversão de papel-jornal em combustível com sucesso. Daqui a alguns anos, talvez você assine O Globo ou a Folha de São Paulo (ou os dois) para poder andar pelas ruas da cidade com o seu carro. É só uma ideia...

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
Insano é não patentiar algo que se trabalhou duro em pesquisas e depois vir qualquer outro e roubar ou não lhe dar nem reconhecimento pelo que você descobriu!

Por pensar que patentiar é algo insanamente malino dos USA que brasileiro que descobre algo só toma no...
Fer
Como ditto no artigo, o potencial disso é transformer a celulose jogada no lixo (jornal, papeis antigos, etc.) em combustivel, não derrubar arvores para faze-lo como se faz com o papel (embora possa ser possivel esse mau-uso).

E oxigênio que respiramos NÃO VEM DA AMAZÔNIA, essa história de que ela é o pulmão do mundo é muito material de professor de primerio que fala do que não sabe!

Mas isso não quer dizer que a descoberta seja incrível, á que ta mais do que na cara que tudo o que não precisamos são novos combustíveis poluentes!
Fer
Ótimo… transformar papel jogado fora em combustível ao invés de papel reciclado… Não ta mais do que na cara que tudo o que não precisamos são novos poluentes? Fala sério...
Thiago
Algum de vocês já ouviu falar em REFLORESTAMENTO????

Só resta, se a idéia vigorar mesmo colocar em prática essa palavra em destaque acima citada e o problema será resolvido(teóricamente).
@wesleyjefferson
Como é que se patenteia vida? Só na esculhambação daquele país mesmo...
Yangm
Foi a Chell que fez aquela batata.
Yangm
*Número gênero e grau.
@hullu
Muito bizarro nego patentear algo que NÃO CRIOU. Acho essa lógica INSANA...
Yeltsin Lima
~ Apenas nos Estados Unidos, cerca de 323 milhões de toneladas de itens que podem ser utilizados para produzir o butanol são jogados fora todo ano ~
Marcelo
Quando não tiver mais amazônia quero ver você sorrir ou RESPIRAR seu sem noção!
Marcelo
Concordo em grau gênero e proporção!
Quem acha que transformar papel em combustível é bom não SABE de nada!
Marcelo
O papel já é reciclado e vira papel denovo!!! quando você transforma Arvore em papel e depois papel em combustível você NÃO RECICLOU! outra arvore será derrubada para fazer outro papel que vai virar combustível?
você acha mesmo que isso é vantagem para reciclagem?
@esan_br
Verdade :)
Ryo
Caso fácil com essa cientista da foto!
@luisdpaula
Aí daqui há 1 ano,a bactérica vai ser vendida cormecialmente.Então um geneticista maluo vai altera-las,por consequencia,elas irão devorar toda celulose do mundo acabando com todas as árvores do planeta,matando todos os animais.(A única sobrevivente vai ser aquela batata gigante em Portal 2 e a Chell*)
#1001maneirasdeacabarcomomundoaté2012

*=Desconsiderar o video ao final do jogo.
@AntonioVeras
Tá bom. E o que o peixeiro vai usar pra enrolar o peixe?
Alexandre
Muito boa noticia.
Petter
Esses cientistas lentos, descobrem isso justo agora que a Internet está matando o jornal impresso.
Vou ali na banca da esquina fazer meu estoque de celulose e já volto.
higgorleimig
A vantagem é reutilizar essa árvore depois de algum utilizar o papel produzido, em outras palavras... hmm... reciclagem?
@andrelimasantos
"A celulose é encontrada em todas as plantas verdes e é o material orgânico mais abundante da Terra" Não por muito tempo se continuar do jeito que está.
@amsalau
Já ouviu falar em reciclagem?
Breno Caldeira
Legal, mais uma alternativa para viver sem matar o planeta. O grande desafio vai ser derrubar a ganancia humana por petróleo.
Marcelo
Grandes merda, você precisa derrubar uma arvore pra fazer o papel.. qual é a vantagem disso?
Rodrigo Cardoso
Maravilhoso isso, serio! =D
@romuloab
Back To The Future, anyone!?