Início » Internet » Google pede ajuda para detectar falhas do algoritmo "Panda"

Google pede ajuda para detectar falhas do algoritmo "Panda"

Avatar Por

Querendo ou não, ele está aí. O Google liberou a atualização "Panda" de seu algoritmo para as buscas em português em meados de agosto. Com a mudança, as pesquisas tendem a ter resultados mais completos, uma vez que o algoritmo que determina as páginas mais importantes (e as menos importantes) da rede está mais esperto e busca informações mais completa. Ou deveria buscar.

O Google informou na semana passada que espera ter a ajuda dos usuários — em especial quem trabalha com internet — para detectar as falhas do Google Panda. E fique sabendo desde já: não é uma nem duas, mas várias.

Para tanto, eles liberaram um formulário (baseado em Google Docs) que deve ser preenchido por quem perceber a prática de scraper — quando uma página com conteúdo copiado aparece na frente daquela considerada original.

Aqui no Tecnoblog nós detectamos uma queda impressionante na quantidade de acessos às nossas páginas originados do Google. Em tese, o TB caiu no ranking de sites mais confiáveis do Google. Nosso conteúdo é menos interessante do que o Google outrora considerou, então merecemos menos acessos.

Na prática, o que a gente verifica é que sites adeptos do "copiar e colar" estão levando vantagem. Para algumas buscas, conteúdo publicado originalmente aqui no TB e reproduzido sem tirar nem pôr em outros sites está rankeando melhor. Isso significa que os copiões aparecem na frente das páginas do Tecnoblog, um grave e notável erro no algoritmo do Google.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cleb Jack
Sinceramente eu esperava algo melhor...Com essa mudança percebi uma grande reelevancia para blogs da Plataforma BLogger. Tá ai uma grande, nada contra o Blogger mas, tá ai uma grande falha... Digo isso por que andei analisando alguns blogs do Blogger que deram uma erguida...Todos sem noção! Fazer o que né pessoal. Por enquanto meu blog está em alta. Graças a Deus. Abraços ae pra galera do TB! ;)
Ricardo
Ainda tem muita coisa pra rolar com o panda na ativa, em algumas buscas os resultados continuam uma porcaria, creio eu que o google não vá parar por ai, o negócio é esperar e ver se melhora. Com o panda na ativa não foram só sites ruins que foram penalizados, acho que ficou bem parelho nesse sentido, muitos sites ruins foram penalizados, porém muitos sites bons foram pro pau também.
Marcelo
estão pedindo arrego mesmo?
@brunogdb
Eu já senti um efeito desastroso no Panda, por mais que eu já tenha "adaptado" tudo para ficar nos trinques, ele já penaliza meu blog pequenino :(.
@brunogdb
Já é uma falha e já podemos ajudar com isto :).
Glileaks
olha o resultado no bing ;D http://br.bing.com/search?q=Google+pede+ajuda+para+detectar+falhas+do+algoritmo+%E2%80%9CPanda%E2%80%9D&go=&form=QBLH&filt=all ,melhor q o do google
David Pereira
O meu blog quase não sofreu alteração em acessos por conta do panda, mas ouço muitas reclamações sobre ele. Acredito que o Google vai conseguir regular o algorítimo, e ele vai funcionar corretamente.
Gaba
Olha isso que ridiculo: http://www.guls.com.br/planeta/2011/08/28/google-pede-ajuda-para-detectar-falhas-do-algoritmo-%E2%80%9Cpanda%E2%80%9D/ Só procurar pelo nome dessa matéria: Google pede ajuda para detectar falhas do algoritmo “Panda” E esse tal de GULS aparece em primeiro... e ele copiou descaradamente!!! Que vergonha Google!
Rafael
Eu adorei a sugestão de uso do buscador com o exótico nome "DuckDuckGo" e eu o adicionei no meu Firefox. Gostei pela sua personalidade na categorização das buscas, restringindo os sites, sem aquela montoeira de lixo da Google. Às vezes, ele parece restrito nos resultados, aí é só clicar no rodapé Google, Bing ou outros; outras, ele parece mais eficiente do que um buscador isolado. Vale a pena ter.
Luiz Alberto Franco
Por que será?? :P
Rafael
Faz sentido, é macumunada com a Google(R)
cassiano
Esse algoritmo do google não leva nada em consideração. Meu blog que tem somente conteúdo criado da cabeça caiu em 30% a audiência, e pelo who.am. vejo blogs que copiaram o conteudo do meu tendo mais acesso. Vou postar "trocentos" comentários nesse formulário.
Gabriel
"Em tese, o TB caiu no ranking de sites mais confiáveis do Google. Nosso conteúdo é menos interessante do que o Google outrora considerou, então merecemos menos acessos." Eu disse para pararem de puxar tanto o saco da Apple, está aí: não falam bem do Android o tempo inteiro, o Google penaliza alegando que o blog não é confiável. /trollface Falando sério, eu também achei esse novo algoritmo péssimo. Deveriam testá-lo de maneira beta, em uma página de busca alternativa, antes de liberá-lo para todo mundo. Se o Bing tiver copiado quase todas as pesquisas do Google, agora é a hora de mudar! :D /doubletrollface
@helder_burato
Não somente nesses aspectos o google deixa furos, mas também existem os black hats que levam vantagem no google criando várias paginas falsas utilizando muitas tags H1 com o link para seus reais sites, para que assim tenham melhor posição na busca do google
Tux
Estranho isso, será que esses copiões ficam na frente porque de alguma forma obscura o Google indexa primeiro esses kibadores do que onde aparece o original primeiro? Porque se baseando somente na data e hora de publicação de um artigo já dá para ter uma noção de onde o artigo apareceu. Mas vai saber como o google-bot enxerga isso. No meu caso venho ganhando cada vez mais visitas desde a estreia do panda.
@Aramati_
Nussa, eu tinha a impressão de que a busca já nao tava masi aquela coisa, quer dizer q nao era só impressão? Sabe qual a maior sacanagem do Google? É essa putaria de não deixar a gente fazer pesquisas sem local ou com local de outro país. Ai nois computeiros queremos achar algo sobre computaria, dependendo da expressão aparece só umas coisas nada haver. Pra eles é facil ter pesquisa localizada, ja q o EUA é o berço da computaria ¬¬
@ThiagoCapuano
Eu reparei que a busca prioriza o blogspot
André Luiz
Que bom saber que não foi só comigo que aconteceu, fiquei sabendo do formulário semana passada, relatei 25 casos, isso mesmo: 25 casos de "copiões" dos posts do tekimobile, são cópias do titulo até o texto inteiro. Porém infelizmente até agora os resultados não mudaram. Desde que o Panda entrou a taxa de visitantes únicos do tekimobile caiu 40%.
@roneamabile
É um algorítimo televisivo.. ninguém cria TODOS COPIA.
Miguel Mascarenhas
Já havia dito e volto a repetir. Se esse novo algoritmo continuar como está, só terá servido pra ferrar com uma grande maioria de blogs de conteúdo original e grande audiência. Espero que essa medida do Google de aceitar "ajuda" surta algum efeito, porque se não o verei como um grande fail.
Yangm
Já faz tempo que os "kibadores" deitam e rolam no Google. Ouvi dizer que a concorrência posiciona melhor quem tem a página mais antiga. Just Saying.