Início » Celular » Samsung lança ChatOn, para concorrer com BBM, iMessage e SMS

Samsung lança ChatOn, para concorrer com BBM, iMessage e SMS

Avatar Por

Como se já não existissem meios e programas para comunicação instantânea, a Samsung resolveu que quer tentar entrar nesse mercado com o seu próprio. Hoje a empresa anunciou o ChatOn, que deve servir como meio de bate-papo não só entre donos de Androids da sua própria linha de aparelhos como também para quem tem dispositivos iOS, BlackBerry, celulares comuns, o Bada OS (que seria um meio-termo de smart e dumbphone) e até uma versão para web.

Por meio desse programa será possível não só enviar texto como também imagens, vídeos e animações, tudo que um bom programa de troca de mensagens instantâneas deve ter. Ele terá duas versões: uma básica, para celulares comuns (provavelmente em java, mas não há confirmação ainda) e outra mais avançada, direcionada para smartphones e com mais funcionalidades. Veja abaixo um vídeo demonstrando como ele deve funcionar.


(Vídeo no YouTube)

Esse tipo de programa não é exatamente novidade. Já temos o Viber e o Whatsapp como dois bons exemplos de programas para comunicação instantânea entre donos de smartphones e tablets de diferentes plataformas. Mas sua existência foi ignorada pela Samsung, que deve causar algum resquício de raiva não só para os desenvolvedores de ambos os programas como também das operadoras, que verão um pedaço dos lucros de SMS sendo comidos ainda mais por esse tipo de programa.

Outro detalhe é que a Samsung disse que o ChatOn vai estar disponível para iOS, mas a Apple conhecidamente proíbe na sua plataforma programas que duplicam funcionalidades embutidas no sistema. Nesse caso, o ChatOn estaria indo de encontro com o iMessage, que deve ser lançado com o iOS 5 ainda esse trimestre.

O serviço será anunciado oficialmente durante a IFA, feira de tecnologia que acontece em Berlin na semana que vem, mas já está confirmado para ao menos 120 países e 62 idiomas.

Com informações: Engadget.

Mais sobre: , , , ,