Na próxima vez que você estiver numa fila de banco e quiser sacar o celular para passar o tempo, pense duas vezes. Entra em vigor nessa segunda-feira a lei que proíbe o uso de telefone móvel nas agências bancárias da cidade de São Paulo. É a terceira cidade do estado a proibir os celulares — dizem que o motivo para tal é a segurança dos clientes.

Fica proibido fazer ligações e mandar mensagens de texto com o celular enquanto estiver dentro de uma agência bancária ou em ambientes que ofereçam atendimento bancário. Sabe os caixas eletrônicos presentes em shoppings? Também não pode mais usar o aparelho próximo a esses pontos de atendimento automático.

Mais uma vez o Estado se mete num assunto de cunho particular. Usar ou não celular dentro do banco é problema de cada um, que tem de saber o local apropriado para isso. Os defensores da lei afirmam que, dessa forma, evita-se a famosa “saidinha de banco” — mas a que custo?

Deixa o guri jogar enquanto espera a mãe na fila do banco, pô

Nesse assunto o ideal é que os clientes sejam informados de que é menos seguro ficar com o celular ao ouvido em uma agência bancária. A educação sobre outras práticas para preservar a própria segurança também é bem-vinda.

Bancos que permitirem o uso de celular terão que pagar R$ 2.500 de multa. Em caso de reincidência, pula para R$ 5.000. Embora esteja em vigor, a lei ainda não tem caráter punitivo, mas as agências já têm que informar ao cliente que não é mais permitido usar o celular ali.

Além da capital de SP, cidades grandes como Curitiba, Salvador, Belo Horizonte e Manaus contam com legislação similar.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) disse que é favorável à iniciativa, mas que ela sozinha não basta. Oh!

Em tempo: e se eu usar iPod Touch enquanto estiver na fila do banco? Aí pode?

Imagem: Flickr – Phil Dragash.

Atualização – 30.08.2011 às 08h48 | Redação do texto foi revista para evitar confusão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

finance

Precisa de um empréstimo de emergência? um empréstimo para iniciar um
negócios ou para pagar
Contas, então você está no lugar certo, por favor contacte-nos, logo
hoje na
[email protected]

último nome:
o montante do empréstimo necessário:
Sexo:
país:
telefone:

Nota: todas as mensagens devem ser enviadas para: [email protected]

Carlos Kalyan
Ja existe esta lei aqui em Curitiba faz tempo. Ontem fui no BB e estava todo mundo usando. Quem vai ficar fiscalizando? Quase nao tem funcionarios para o básico. Fiquem tranquilos é o tipo da Lei para ingles ver.
Hipócrita e Hipocondríaco
Era só o que nos faltava. Agora não podemos nem usar o celular dentro do banco, porque o governo querido da presidente lula não quer. Reforço de segurança é a puta que o pariu, não temos segurança nem dentro de casa, quanto mais, dentro de um banco. Duvido que um deputado, ou qualquer vagabundo engravatado político vai ser "convidado" a desligar o celular. Duvido mesmo. Eis o Brasil, onde aqui, você contribuinte, é o palhaço.
NoMeansNo
Eu não estava sabendo da tal lei. Entrei em uma agência, me mandaram desligar o telefone. Não desliguei, não desligarei e quero ver quem vai me fazer desligar. A droga do telefone é meu, a agência onde eu estou realizando uma transação é de uma droga de um banco a qual tem o meu dinheiro lá e eu pago todos os meus impostos. Ainda por cima, aguento leis absurdas as quais mandam eu pagar uma fortuna em IPVA, IPTU e sei lá quantos outros "I"s todos os anos. Essa lei do celular em banco eu não aceito e ponto final. Chega. Simplesmente chega de engolir calado. O banco tem por obrigação me fornecer segurança. Não impedir de eu executar meus direitos. E não vai ser porque não posso usar o celular em uma agência que a segurança vai aumentar. Pensem nisso pelo amor de Deus.
Tiago M. Torres
Sim, pode. Lei burra e incompleta, ignora qualquer outro meio de comunicação que possa vir de outros dispositivos como mp3 players e tablets, como o exemplo citado do 3G.
Erick
Bom então você quis dizer que seu celular é chines(MP-XX).. Enfim meu celular vale muito mais que meu salario, mas enfim essa sua citação é irrelevante pois só pessoas ignorantes são pegas por ladrões, afinal pessoas com mais informações usam o internet banking(serve pra quase tudo), usam deposito no caixa eletronico(bem mais rapido)...Ou seja, ir ao banco somente pra depositar, que infelizmente não se faz em outro lugar.
Arthur V.*
você entendeu que o comentário anterior é uma piada, não entendeu?
rYO
Sim, tem mais de 2 mil artigos! Ohhhhhhhhh! Quando ele não se engana como nesse caso hilário, está demonstrando toda sua falta de senso e fanboyzismo Applemaníaco.
Lucas
esta lei já e aplicada em vários estados ... mesmo ela não sendo uma lei muito efetiva já diminui os índices de saidinha de banco o que já ajuda. agora eu fico impressionado como existem bossais que não entende nada ou só se preocupa com o seu próprio umbigo e vem questionar uma lei que esta para beneficiar. não vejo ninguém questionar as novas leis penais que ajudam os bandidos mas quando e algo simples para nosso beneficio sempre tem palhaços a reclamar. Lei mais por favor.
Yangm
A internet não é só for porn, também tem sites educativos ( eu acho).
Yangm
Eu estou imaginando um cara apontando para outro e fazendo uma careta. Se isso não servir como sinal, vou procurar um comparsa mais inteligente.
Igor Sousa
Adorei a notícia! Meu pai já foi vítima dessa famosa saidinha de banco, e quase mataram ele! Eu acho incrível que só agora é que resolveram tomar uma atitude. Mas, infelizmente, esses bandidos de hoje em dia se adaptam muito rápido, com certeza vão achar outra forma para fazer essa modalidade de assalto, ou até mesmo um novo. Gostei muito do artigo!
j2k
faz sentido, mas na realidade de um país onde caixas eletronicos explodem como fogos de artificio no reveillon seria demais esperar ter segurança num banco...
@pmnhaes
Tão eficaz e eficiente quanto não usar internet no pc pra não ter vírus xD
Almy Fróes
O colunista so viu o próprio umbigo, aqui em vitoria é mais do que frequente esse crime, como não há outra alternativa, acho a idéia boa, embora duvide que vá funcionar.Recentemente minha vizinha foi vitima desse crime,uma mulher de dentro do banco, avisou ladroes de moto lá fora, eles a seguiram ate a frente do meu predio e meio dia,sol na cara apontaram armas pra ela e pra filha.Se nao houvesse uso de celular ela nao teria sido assaltada.Ninguem vai morrer se nao usar celular 20 minutos...13 anos atrás, você provavelmente não tinha celular, e vivia bem sem ele...
Exibir mais comentários