Designer da Mozilla mostra prévia do Firefox para tablets

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 dias
Firefox para tablets muda no modo retrato e no modo paisagem | Clique para ampliar

Ao liberar uma nova versão do Firefox para Android há algumas semanas a Mozilla também aperfeiçoou a interface do seu programa para funcionar melhor em tablets. Mas isso não parece ser o bastante para a empresa, que pretende criar um aplicativo específico para tais dispositivos, com o claro objetivo de tirar proveito de toda a área da tela. O designer da empresa, Ian Barlow, ofereceu ontem no seu blog pessoal uma prévia do que podemos esperar dele.

Segundo Ian, o Firefox para tablets é uma evolução da sua versão móvel. Os usuários do navegador no celular vão notar uma pequena modificação na localização das abas, que passaram a ficar à esquerda, algo que Ian diz que vai “facilitar o acesso à elas e permitir que mais resultados de busca sejam exibidos”. Já os acostumados com o Firefox no desktop vão notar que os botões de voltar e avançar imitam essa versão.

Busca na Awesomebar pode ser personalizada | Clique para ampliar

A barra de endereços, além de contar com o botão de recarregar e favoritos, também permite acesso ao histórico e às páginas sincronizadas com o Firefox no desktop e por isso levou o nada presunçoso nome de Awesomebar. Assim como seu irmão para telas grandes, o Firefox para tablets também tem a opção de busca personalizada, que permite procurar direto no Google, Twitter, Amazon ou Wikipedia direto da barra.

Embora seja mais bem mais fácil publicar o aplicativo no Android Market (e pelas screenshots e imagens, é isso que a Mozilla pretende fazer), espero que o Firefox para Tablets seja realmente para tablets e não só para Honeycomb. Só depende da Mozilla modificar o código para rodar em outros dispositivos e, no caso do iPad, da Apple não tentar impedir o aplicativo de aparecer na sua AppStore. Dedos cruzados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados