Ele é tradicionalíssimo no meio impresso. Quando decidiu abraçar as mídias digitais deu de cara com um obstáculo de peso: a Apple. Depois de muito negociar, o jornal Financial Times anuncia nessa quarta-feira que desistiu de vez da empresa da maçã e de seus dispositivos. Na verdade, quase isso: o FT está abrindo mão de sua presença na App Store, a loja de aplicativos tão venerada pelos fãs de Steve Jobs.

Até onde se sabe, o FT é o primeiro veículo de peso a abortar sua estratégia para o iOS. O motivo dessa decisão é óbvio para alguns, mas não custa explicitar aqui: a política de partilha de ganhos que a companhia de Steve Jobs, liderada atualmente por Tim Cook, mantém desde que foi criada. O responsável pelo aplicativo fica com 70% de qualquer valor negociado dentro da App Store, enquanto a Apple fica com os outros 30%. Para o FT a situação ficou inviável.

Financial Times no iOS: precisa de 50 MB para base de dados

Jornal de negócios bastante apreciado, o Financial Times possui uma legião de usuários nos mais diversos dispositivos. Seu público-alvo, formado especialmente por executivos, empresários e pessoas que “decidem” as coisas desse mundo, paga um preço mais elevado por informações consideradas premium. Dividir com a Apple parte dessa grana não costuma ser uma opção para veículos do tipo.

E como fica o Financial Times no iOS? O aplicativo já foi removido da App Store. Isso não quer dizer que ele será automaticamente desativado em todos os iDevices que fizeram o download. Mas a recomendação do Financial Times é que os usuários passem a acessar a versão mobile do FT, com direito a todos os recursos que o aplicativo para iOS oferecia.

A equipe de desenvolvimento do Financial Times também embarcou na nova onda de usar HTML5 para fazer web apps. O site mobile do jornal permite salvar notícias para leitura offline, o que por si só já reproduz o que normalmente esperaríamos de um aplicativo de verdade, instalado no smartphone.

O Financial Times não é a primeira empresa a se estranhar com a Apple devido às diretrizes da App Store. Em fevereiro a Apple proibiu que os apps levassem os usuários para sites externos a fim de vender funcionalidades extras (para não dividir  a grana com a empresa). O Google Books foi, em julho, removido da App Store por um curto período de tempo até que removesse qualquer link para a sua loja online (e fora do iOS) de publicações. A Amazon passou pelo mesmo problema com o app para Kindle.

No entanto, é bom dizer que, de acordo com o FT, a decisão foi tomada depois de conversas “amigáveis” com a Apple. Sei, sei…

Quer testar a edição especial do FT para iOS? O link é esse aqui. Depois de colocar o atalho para o site na Home Screen ele abre em tela cheia — veja que inovação!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados