Twitter vai mostrar anúncios de contas que você não segue

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Quando anunciou pela primeira vez que teria propagandas na timeline, o Twitter garantiu que eles seriam relevantes, seria possível fazer eles sumirem e só apareceriam se o usuário seguisse a conta que estivesse anunciando. Agora, de acordo com fontes do site All Things Digital, esse plano inicial passou por algumas modificações que podem não agradar muita gente.

De acordo com o site, o Twitter passou a negociar com agências de propaganda um novo modelo de Promoted Tweets, além daquele descrito no mês passado. No novo modelo as marcas interessadas em anunciar poderão exibir tweets até para usuários que não as seguem na rede. E diferente do modelo inicial, não seria possível remover o anúncio.

Ainda não está muito claro como seria a escolha de usuários que veriam as propagandas, mas de acordo com o All Things D, elas seriam exibidos para pessoas que postam no Twitter coisas similares ao que a marca está anunciando. Pelo que entendi, um tweet patrocinado do McDonald’s, por exemplo, seria exibido a membros da rede que publicam bastante sobre hambúrguer ou batata frita. O algorítimo usado para determinar isso deve ser similar ao mesmo que exibe a sessão “Similar to You” na coluna lateral.

Os testes com esse tipo de anúncio, de acordo com o Twitter, vão começar no final de setembro e deve afetar (ao menos no começo) somente uma pequena parcela de usuários. Por enquanto eles serão mostrados apenas na versão web do serviço.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados