Início » Jogos » Doom é liberado para venda na Alemanha com 17 anos de atraso

Doom é liberado para venda na Alemanha com 17 anos de atraso

Avatar Por

Foram 17 longos anos de espera, mas finalmente os pobres cidadãos de (quase) todas as idades na Alemanha estão autorizados pelo governo local a viverem momentos de rara delicadeza e poesia enquanto tentam usar uma metralhadora giratória para derrotar um demônio cibernético que tem uma bazuca implantada no lugar de uma das mãos. Eles agora podem comprar o conhecido jogo Doom.

Doom: pura poesia

Lançado em dezembro de 1993 pela iD Software, logo depois de sua chegada às lojas Doom teve suas vendas restritas na Alemanha por suas cenas de violência. Até a última quarta-feira, dia 31 de agosto, o game tinha tinha autorização para ser vendido em estabelecimentos destinados apenas para adultos.

De acordo com a rede de notícias BBC, a proibição caiu porque “os oficiais do governo acreditam que agora Doom agora desperta apenas curiosidade artística e científica, mas não tem mais apelo entre os jovens”. A decisão de liberar o jogo foi tomada no começo do mês pelas autoridades locais, que concluíram que o avanço das imagens de títulos mais modernos fazem com que sua violência gráfica tenha menos impacto.

Mas a qualidade dos gráficos não foi a única razão para sua proibição em 1994. “A história de Doom envolve um ciclo incessante de tiroteios 'sádicos e sangrentos'”, afirmou o Departamento Federal Contra Mídia Nociva a Jovens (ou Bundesprufstelle).

Doom 2, no entanto, lançado em novembro de 1994, continua proibido no país por conta da presença de alguns ícones nazistas em algumas de suas fases.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
O PRIMEIRO?¿ Achei que fosse o 3 ou sei lá oO
Turdin
Cara, Quake 1 ainda quebra muitos jogos por ai =]
??????????
Desde que nasci nisso e só agora?! Wow
j2k
OOps!
j2k
o que dizer desse jogo...
Histórico!
j2k
o que dizer desse jogo...
Histórico!
@thiagoleite
Dosbox né?
@thiagoleite
Doom Coop era demais!!!
Tchones
Quanto será que custa esse jogo 17 anos depois do lançamento? E será que ele é compatível com Windows 7?
@imaginarymac
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Thyago
Também compatível com o novo Windows 3.1
Victor
Sim, existem vários jogos melhores. Mas sabe como é uma coisa chamada "nostalgia"??? Eu joguei e muito Doom quando criança, agora, dei um jeito de rodar o Doom antigo e o mais recente no Linux através do wine e gosto mais do antigo, por nostalgia.
Victor
O governo poderia dizer a verdade ao invés de dar essa desculpa esfarrapada. Poderia dizer que admite que >ERROU< em achar que se alguém joga um jogo, se torna violento.
@calvincfb
Alguém consegue jogar isso? Tá, falam "jogos não são só gráficos", ok, verdade, verdade. Porém existem FPS bem melhores do que esse atualmente e com gráficos melhores e não estou falando do CoD(jogo de criancinha ;x).
Yangm
O certo é nostalgia caro troll.
ivyko
sem querer ser chato, mas..

“os oficiais do governo acreditam que AGORA Doom AGORA desperta apenas curiosidade artística e científica, mas não tem mais apelo entre os jovens”.

@post:

Uhu, momento nostaugia xD
Gabriel
O Doom só apelava para violência a 17 anos atrás, hoje não?
Parabéns, Alemanha...
bawlaw
jogasso!!
ficava ainda mais legal com o Doom Connector que dava as opções Coop, versus (no melhor estilo Quake), entre outras.
Guilherme'
Pode ter sido uma ação feita por fãs que não querem ver seu jogo favorito proibido no seu país ou da própria iD, imagina se com esse alarde todo as vendas de Doom não vai crescer por um momento?
@golker
Interessa à iD Software, muito provavelmente, né... Ainda mais com esses 15min de fama que ganharam agora :P
GiovasNaufal
Eu queria saber quem foi lá recorrer a essa decisão agora... tipo, 17 anos depois cara... pra quem interessa essa liberação?
@xdesgracerax
Ri demais com o primeiro paragrafo!HAHAHAHAHAHAHAHAHA

"...momentos de rara delicadeza e poesia enquanto tentam usar uma metralhadora giratória para derrotar um demônio cibernético que tem uma bazuca implantada no lugar de uma das mãos"