Tela de configurações do Safego para Twitter

O Twitter pode até parecer um serviço inofensivo, mas isso sempre depende do que os usuários fazem com ele. Para proteger os internautas, a BitDefender está lançando uma solução específica de segurança para o microblog. Chamado de Safego, o aplicativo garante que o usuário não vai clicar em nada que coloque sua máquina (e suas informações) em risco.

A versão do Safego para Twitter – também tem para Facebook, a rede social mais usada no mundo – tem o funcionamento mais óbvio que você poderia imaginar. Cada novo seguidor é analisado pelo sistema da BitDefender, a fim de detectar aqueles que são considerados propagadores de spam.

O mesmo vale para as Direct Messages (DMs) recebidas por meio dessa mídia social. O mesmo software faz um scan dos links presentes na mensagem. Se tiver alguma coisa ali que possa levar para um vírus, tentativa de phishing ou algo tão ruim quanto, o Safego avisa imediatamente o usuário.

Só não pense que o aplicativo é intrometido. Ele não bloqueia que o usuário seja seguido por spammers ou que as DMs cheguem em sua caixa de entrada. Em vez disso (o que normalmente se espera de um antivírus comum, como o AVG Internet Security anunciado hoje), o Safego envia outra DM com o alerta informando o usuário de que determinado arroba ou mensagem é perigoso.

Para usar o software é só entrar em sua página e autorizar o acesso aos dados do Twitter por meio do procedimento oAuth. Dependendo do número de seguidores, seguidos e mensagens que você tiver na sua conta de Twitter, pode ser que o diagnóstico inicial demore para aparecer. Aqui comigo faz dez minutos que o Safego está rodando continuamente, sem trazer qualquer informação além disso.

Em tempo: o usuário precisa autorizar expressamente que o Safego escaneie as DMs. Sabe como é, privacidade…

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados