Início » Internet » Google descontinua serviços e produtos pouco utilizados

Google descontinua serviços e produtos pouco utilizados

Avatar Por

O título desse post não deve ser surpresa para ninguém. O Google está sempre criando novos produtos, lançando novos serviços e adquirindo novas empresas como parte do seu esforço em dominar o mundo fazer grandes coisas na web. Infelizmente nem todos eles acabam sendo um sucesso, como o Wave, Buzz e alguns outros que tenho certeza que alguém vai lembrar nos comentários. Por isso eles são descontinuados de tempos em tempos.

Hoje o Google anunciou que descontinuou uma enorme leva deles, ou os integrou a outros produtos e serviços. Veja abaixo quais são.

Descontinuados

Os serviços ou produtos SideWiki, Desktop, Google Pack, Image Labeler (que era mais um jogo do que um serviço ou produto), Notebook e Subscribed Links deixarão de funcionar hoje em dentro das próximas semanas, (dependendo do produto) bem como todas as APIs, plugins, gadgets e suporte para eles.

No caso do Google Notebook, as anotações feitas pelos usuários serão automaticamente exportadas para o Google Docs antes do serviço ser descontinuado. Também deixam de funcionar as APIs do Google Maps para Flash, embora o Google garanta que vai continuar a dar suporte para ele.

Integrados a outros serviços

A Aadvark e Fast Flip, empresas que o Google comprou em 2010, terão seus serviços próprios descontinuados nos próximos meses, mas eles serão integrados em outros produtos Google. Esse é o mesmo destino que leva o Google Web Security, que será integrado ao Postini, mas terá seu canal de vendas fechado.

Os motivos que o Google cita para a descontinuação deles são bem diversos, mas eles variam da falta de adoção dos usuários a até a mudança de foco de downloads para o uso de aplicativos web.

Aos usuários de algum desses serviços que morrem hoje ou nos quais o Google prometeu cometer eutanásia nos próximos meses, meus pêsames. Vai um lencinho?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Afonso de Mori
Tem o Google Scratchpad... substitui bem o Google Notebook, é integrado ao Google Docs e Google Chrome, com direito a sincronização offline (: Scratchpad na Chrome web store: http://goo.gl/Xib0J
Vinnicius
Wave, Buzz... Não sei como anda o Docs, mas sem dúvida Orkut e G+ (com uma massante "orkutização") também dará com os burricos n'água. Amém.
Gustavo Pavan
G+ jaja parte para outra vida rsrs, vi uma matérias esses dias que 85% dos usuários registrados estão inativos rsrs
Caio Furtado
Amém!
Marcos Jahn
aaaaah não, o Google Notebook também? Sacanagem :( O jeito é apelar pro OneNote .. Pelo menos tem app decente pra iOS
Rardgi
Vou sentir falta do Desktop =/ Eles ajudam mto quem "mais trabalha" do que fica na interwebz cozinhando =(
Marcelo
ja foi tarde rsrsrs
geek
google sempre inovando!
@Rafelonca
O Google está deixando vários de seus produtos para começar a se focar em outros poucos, isso me preocupa pq ela pode acabar por deixar de ser aquela empresa tão inovadora como era a 10 anos atrás...
Turdin
R.I.P. Serviços da google que nunca ouvi falar.
Thiago Sabaia
E o Orkut, como fica?
Hélcio Vitor Pandini Siqueira
me too
Kantaro
A ideia do Google Notebook é legal, mas deveriam integrar com algum outro serviço (G+ ou GMail) e criar extensões para navegadores. Canso de ter que abrir o bloco de notas do Windows para anotar algo interessante...
leandro
sempre procurei uma ferramenta de notas, e quando descubro uma, descubro junto que ela vai deixar de existir. =/
Pierre
Entrei de novo agora e descubro que será descontinuado daqui 2 dias ;-; ** Soco na barriga **
Pierre
O sidewiki era uma ideia legal, mas a forma que implementaram não foi boa. O resto eu nem conhecia. Só fico preocupado de um dia encontrar o google squared nessa lista. Acho ele muito legal, apesar de que foi começado e nunca mais foi mexido.
J. Neto
KDE
Pierre
Não dá pra simplesmente criar um email e deixar como rascunho? Eu faço isso. Ou envio pra mim mesmo, quando quero deixar algum arquivo junto
??????????
Pessoal sentindo falta do notebook, até eu usava ele, ainda bem que terão backup, podiam integrar ao gmail mesmo =/
Dekamaster
Eu uso o próprio bloco de notas do windows, salvando dentro duma pasta do dropbox que é sincronizada entre os meus aparelhos e tb acessível via web, além de que posso sincronizar outros conteúdos dessa maneira.
fatecano
* Desktop
fatecano
Droga, eu uso MUITOOO o Desptop!!! =/ Alguém tem alguma sugestão de alternativa a ele? GNOME Do nãooo!!! rsrs Uso Ubuntu e muito raramente o Windows 7.
Marcus Correa
Ibraim, ja tentou utilizar o Evernote? Eu usava o Notebook tambem, mas depois que conheci o Evernote foi facil abandona-lo
j2k
que isso?? huahauhauhuahua!!
Marcelo Carvalho
Aaaah... e o Orkut? UAEUAE
@obitow
Uai, agora estou confuso. O gmail tem notas, não? Eu uso, oras!
Questão de Pele
Concordo com o Ibraim, falta um serviço de Notas realmente útil. Achei que conseguiria ao ver meu iphone sincronizando com o Gmail, mas foi só vontade. As notas escritas no Iphone aparecem no Gmail, mas elas não são editáveis, nem é possível colocar novas notas lá e ler no iphone. Isso sim, seria perfeito.
@mingomax
Poxa o Googla Pack era uma mãoi na roda para Windows... principalmente quem usava o Win XP. Sobre o Notebook, poxa deveria integra-lo ao Gmail como falou nosso amigo @Ibraim. Os outros nunca vi uma utilidade pratica para eles.
Yangm
O Google Pack facilitava minha vida na hora de formatar uns XP's da vida com vírus. Vem antivírus, PDF, Chrome, etc. Me poupava um trabalhão. Sentirei saudades de você, Google Pack.
@romero1983
Google não cria nada que preste... Pelo menos os produtos Google Brasil tem a desejar.
GiovasNaufal
O desktop eu já usei. Era muito ruim e não tinha muito sentido
@andre_lsl
Só lamento Sem falar que o google desktop era mais um atraso que uma mão na roda... até os widgets do windows7 resolviam mais do que ele...
@webspawn
A maioria são coisas que o google faz que só ele conhece :)
@anunci
A maioria eu nem sabia que existia.Gostei do coment do @juanlourenco.
@nerdmor
Vou sentir saudades do Aardvark. Sério.
Ibraim (G)
Acho uma tremenda injustiça o abandono do Google Notas (Notebook). Utilizava ele até umas duas semanas atrás, quando reparei que estava sendo 'destruído' pelo Google, começando pelo idioma, que deixou de ser Português, e começou a apresentar alguns erros. Defendo ainda o que já falei em alguns comentários por aí pela net mas que, como sempre, não fui ouvido: não há nenhum produto Google que faça o útil papel do Notas. Acho que o mesmo deveria ser integrado ao Gmail, ao invés de destruí-lo. Antes dele eu utilizava 'salvar rascunhos' do Gmail para isso, e ficou uma bagunça tremenda. Utilizar o Docs para simples anotações é menosprezar todas as suas funções, além de que a organização dos documentos é bem diferente e menos prática para este fim. E o Tarefas, que já é dentro do Gmail também não responde à necessidade de guardar notas. Assim como tenho arquivos txt salvas numa pasta específica no HD, muito mais útil seria tê-los online. Mas logo que o Google não acha isso...
Natan
A maioria eu nem conhecia...
Lucas
Antes de ler o post: TENSO Depois de ler o post: UFA!
@juanlourenco
Google+? Ah, não... ok
j2k
eu nem sabia que existiam!
@matheusc
logo menos o orkut estará nessa lista.