O título desse post não deve ser surpresa para ninguém. O Google está sempre criando novos produtos, lançando novos serviços e adquirindo novas empresas como parte do seu esforço em dominar o mundo fazer grandes coisas na web. Infelizmente nem todos eles acabam sendo um sucesso, como o Wave, Buzz e alguns outros que tenho certeza que alguém vai lembrar nos comentários. Por isso eles são descontinuados de tempos em tempos.

Hoje o Google anunciou que descontinuou uma enorme leva deles, ou os integrou a outros produtos e serviços. Veja abaixo quais são.

Descontinuados

Os serviços ou produtos SideWiki, Desktop, Google Pack, Image Labeler (que era mais um jogo do que um serviço ou produto), Notebook e Subscribed Links deixarão de funcionar hoje em dentro das próximas semanas, (dependendo do produto) bem como todas as APIs, plugins, gadgets e suporte para eles.

No caso do Google Notebook, as anotações feitas pelos usuários serão automaticamente exportadas para o Google Docs antes do serviço ser descontinuado. Também deixam de funcionar as APIs do Google Maps para Flash, embora o Google garanta que vai continuar a dar suporte para ele.

Integrados a outros serviços

A Aadvark e Fast Flip, empresas que o Google comprou em 2010, terão seus serviços próprios descontinuados nos próximos meses, mas eles serão integrados em outros produtos Google. Esse é o mesmo destino que leva o Google Web Security, que será integrado ao Postini, mas terá seu canal de vendas fechado.

Os motivos que o Google cita para a descontinuação deles são bem diversos, mas eles variam da falta de adoção dos usuários a até a mudança de foco de downloads para o uso de aplicativos web.

Aos usuários de algum desses serviços que morrem hoje ou nos quais o Google prometeu cometer eutanásia nos próximos meses, meus pêsames. Vai um lencinho?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Afonso de Mori
Tem o Google Scratchpad... substitui bem o Google Notebook, é integrado ao Google Docs e Google Chrome, com direito a sincronização offline (: Scratchpad na Chrome web store: http://goo.gl/Xib0J
Vinnicius
Wave, Buzz... Não sei como anda o Docs, mas sem dúvida Orkut e G+ (com uma massante "orkutização") também dará com os burricos n'água. Amém.
Gustavo Pavan
G+ jaja parte para outra vida rsrs, vi uma matérias esses dias que 85% dos usuários registrados estão inativos rsrs
Caio Furtado
Amém!
Marcos Jahn
aaaaah não, o Google Notebook também? Sacanagem :( O jeito é apelar pro OneNote .. Pelo menos tem app decente pra iOS
Rardgi
Vou sentir falta do Desktop =/ Eles ajudam mto quem "mais trabalha" do que fica na interwebz cozinhando =(
Marcelo
ja foi tarde rsrsrs
geek
google sempre inovando!
@Rafelonca
O Google está deixando vários de seus produtos para começar a se focar em outros poucos, isso me preocupa pq ela pode acabar por deixar de ser aquela empresa tão inovadora como era a 10 anos atrás...
Turdin
R.I.P. Serviços da google que nunca ouvi falar.
Thiago Sabaia
E o Orkut, como fica?
Hélcio Vitor Pandini Siqueira
me too
Kantaro
A ideia do Google Notebook é legal, mas deveriam integrar com algum outro serviço (G+ ou GMail) e criar extensões para navegadores. Canso de ter que abrir o bloco de notas do Windows para anotar algo interessante...
leandro
sempre procurei uma ferramenta de notas, e quando descubro uma, descubro junto que ela vai deixar de existir. =/
Pierre
Entrei de novo agora e descubro que será descontinuado daqui 2 dias ;-; ** Soco na barriga **
Exibir mais comentários