Assim como qualquer outro tipo de gadget, alguns eletrodomésticos quebram com o tempo de uso prolongado. E quando quebram, na maioria das vezes, não compensa financeiramente consertar o que falhou e sim comprar um novo. Mas o estudante de ciência da computação Ramon Dutra Miranda não escolheu nenhuma das duas opções. Ele decidiu modificar seu micro-ondas de forma drástica.

No ano passado, o painel do micro-ondas dele queimou e o estudante conseguiu repará-lo para continuar funcionando. Mas foi somente no final de agosto desse ano que Ramon decidiu colocar seus conhecimentos à prova e tunar de verdade o painel eletrodoméstico. Algumas horas de hacking depois, conseguiu fazê-lo funcionar com controles de videogame. Veja abaixo com seus próprios olhos.


(Vídeo no YouTube)

A explicação técnica é bem simples (not), e está na descrição do vídeo:

Devido ao rompimento de algumas linhas metálicas do painel frontal vários botões perderam o contato para o chaveamento da função (entre eles o liga/desliga). Utilizei um cabo de rede para soldar os contatos da placa principal que controlam o painel. Com esse cabo levando os contatos até o lado de fora soldei um conector fêmea do RS-232, que possibilita a conexão com controles antigos da Sega. Logico que tive que mapear os contatos do painel para os equivalentes no controle. No final consigo manipular as principais funções do microondas por um controle de Master System!

Aos interessados em saber como a modificação inicial foi feita, Ramon gravou um vídeo das suas descobertas com o painel do micro-ondas do ano passado e que pode ser vista aqui.

Dica do Lucas Picolli (@DigitalDead) no Twitter. Valeu, Lucas!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Patrik
Não tem nada demais nisso. O povo que achou isso um grande feito é porque nunca abriu nenhum brinquedo que funcione com pilhas.
Patrik
Não justifica. Isso é a tradução literal. Em português no Brasil o termo se refere a programação e programação em eletrônica somente, como a maioria das pessoas aceita. "(réker) (ingl) sm Inform Pessoa viciada em computadores, com conhecimentos de informática, que utiliza esse conhecimento para o benefício de pessoas que usam o sistema, ou contra elas." http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=hackerdades práticas e artísticas. "s.m. (pal. ing.) Informática Programador com gênio para dominar e alterar programas e equipamentos de computação e teleprocessamento, e capaz de invadir à distância outros computadores, utilizando ilegalmente os recursos do modem." http://www.dicio.com.br/hacker/ Embora os dicionários ainda não sejam precisos com o termo, entende-se que não se refere a outros assuntos. "A palavra "hack" nasceu num grupo chamado PST chamado Tech Model RailRoad Club (TMRC) na década de 50. ... Quando as máquinas TX-0 e PDP-1 chegaram ao mercado, os membros do TMRC começaram a utilizar o mesmo jargão para descrever o que eles estavam fazendo com a programação de computadores.... O termo passou a ser usado com diversos significados: sucessos em determinadas áreas, fosse como uma solução não óbvia e particularmente elegante para um problema, ou uma partida inteligente pregada a alguém, ou ligar os sistemas informáticos e telefônicos para fazer chamadas grátis. Finalmente, o termo passou a ser utilizado exclusivamente na áreas da programação ou eletrônica, para designar indivíduos que demonstravam capacidades excepcionais nestes campos, efetivamente expandindo-os com atividades práticas e artísticas." http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker
Paulo
Esse é o verdadeiro controle com o botão "Rapid Fire"!
@YagoBittencourt
kkkkkkkkkkkkkk porra cara eu raxo com isso, rsrs pior que ficou bom mesmo, Daqui a pouco ele ta inventando um dispositivo pra ligar o microondas pelo Iphone *--*
Bestknighter
Eu achei a explicação dele bem técnica mas dá pra entender (quase) perfeitamente. E olha que estou no Ensino Médio e nunca nem sequer fiz curso de eletrônica/informática.
Bestknighter
Não sabia disso! Que legal! Essa informação é bem pouco divulgada.
Jackson Belmiro
Só me surpreenderia se rodasse Sonic.
alissonnove
O comando "Rapidinha" já funciona na vida real.
Yangm
E o comando da rapidinha, como seria? :P
Diego
Mas as grandes invenções nascem de gambiarras! Aliás, se não fossem as gambiarras jamais teríamos um DeLorean que viaja no tempo, o Robocop ou o Johnny 5.
Patrik
Não vi nada demais nisso. Isso ai é GAMBIARRA. "A explicação técnica é bem simples (not), e está na descrição do vídeo:" A explicação é simples sim. Os botões do painel não tinham mais os contatos, o cara soldou os fios do controle nos pontos correspondentes aos botões do painel. Na prática o cara substituiu os botões do painel pelos botões do controle. Nada demais. Quando estudante de um curso básico de eletrônica consegue fazer isso. Aliás, qualquer um mais curioso pode fazer isso. Claro que deve ter dado trabalho, mas nada que mereça ser chamado "hacker".
Diego
Olha aí, Tec Toy! Já que você tem essa mania de tentar reviver o Master System todo ano, pelo menos aprende com esse cara. O Master System dele é bem mais legal que o original. A não ser, é claro, pelo fato de que provavelmente não roda Sonic.
Turdin
Agora é só criar um mod de Angy Bird pra microondas. Angry Toasted Birds?
PedroSaldanha
Odeio microondas sem internet.
Yangm
*Crazy.
Exibir mais comentários