Netflix estreia no Brasil com plano de R$ 15 ao mês

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 7 meses

O tão aguardado serviço de streaming de filmes e séries Netflix estreou hoje no Brasil. E como já esperado, a seleção de vídeos parece (com um olhar rápido) ser tão ampla quanta a oferecida lá fora, embora não exista a opção de envio de DVDs pelo correio. Seu lançamento oficial acontece hoje em São Paulo, em um evento com o CEO da empresa Reed Hastings. Já é possível assinar o serviço.

Para assinar é necessário ter um endereço de e-mail, que será usado como login, e um cartão de crédito Visa ou Mastercard.

O processo de inscrição é bem simples e, assim como nos demais países em que oferece o serviço, é possível testá-lo durante um mês sem precisar pagar nada e a partir do segundo mês será cobrado R$ 14,99. O CEO do Netflix afirmou que esse preço não é promocional e que a assinatura vai permanecer nessa faixa “por muito tempo”.

Depois de assinado, o usuário poderá responder a uma pesquisa sobre o que fez ele se tornar assinante e depois outra pesquisa, essa mais importante: é sobre seu gosto de filmes, dizendo qual gênero costuma assistir mais e qual assiste menos. Essa é uma das formas que o Netflix tem de saber qual conteúdo sugerir aos seus assinantes e assim, provavelmente, os mantém atrelados ao serviço.

O funcionamento do Netflix no Brasil é similar ao norte-americano. A empresa vai contar com serviço de CDN, no qual os arquivos ficam armazenados em servidores terceirizados e que replicam o mesmo o conteúdo. A ideia é que o acesso aos vídeos seja no menor tempo possível, se possível com a menor latência possível.

“Netflix não vai competir com TV por assinatura, e sim servir como um complemento dela”, afirma Hastings, num movimento que claramente deixa as portas abertas para quando precisar bater um papo com representantes de Net, Sky e demais empresas do tipo.

Netflix brasileiro no PlayStation 3

O funcionamento do serviço nos mais variados dispositivos segue um cronograma já definido. Aparelhos da Apple rodando iOS recebem Netflix a partir de outubro ou novembro — é preciso atualizar o aplicativo para exibir áudio e legendas em português; também é necessário que eles apontem para o CDN que servirá os consumidores brasileiros. O app para Android também precisa passar por essas alterações e deve chegar em outubro.

Nos videogames, o Xbox 360 ganha aplicativo para acesso a vídeos no fim do ano, e o Nintendo 3DS deve ficar compatível com Netflix somente a partir do ano que vem.

As restrições também são as mesmas: só é possível assistir em um dispositivo por vez, embora o serviço só esteja funcionando nos navegadores com Silverlight por enquanto.

Durante a coletiva de imprensa, o Netflix informou que tem um contrato para fornecer o conteúdo da Rede Globo. Curiosamente, a distribuição desse conteúdo é válida para a operação da companhia na América Latina, com exceção do Brasil.

Nada de pacote com envio de DVDs por enquanto, conforme informou o presidente da companhia. A Netmovies pode respirar aliviada.

Estamos testando o Netflix e em breve você confere aqui um novo post com as nossas impressões sobre o que ele oferece.

Atualização às 11h40 | Adição de informação e correções.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados