O Baidu, sistema de buscas mais usado na China e maior concorrente do Google na Ásia, está preparando seu próprio sistema operacional para dispositivos móveis, informa o site Penn Olson, especializado no mundo da tecnologia do outro lado do mundo.

O irônico é que o novo programa, que por ora atende pelo nome-código de Baidu Yi, é baseado no Android e tem diversos de seus recursos “inspirados” no software do Google, incluindo busca por voz, leitor de RSS, serviço de geolocalização, aplicativo musical e capacidade de armazenar arquivos na nuvem.

Quando estiver disponível, seus usuários também poderão baixar novos programas de uma loja de aplicativos.

Baidu Yi

Do ponto de vista legal, não existe qualquer impedimento para que o Baidu use o Android como base para sua própria plataforma móvel, já que tecnicamente ele tem código aberto. “Se os fabricantes querem usar a marca e os serviços do Google em seus aparelhos, devem seguir as regras do Google”, lembra o site Business Insider. Mas ao oferecer sua própria suite de aplicativos, o Baidu pode fazer o que quiser com o programa.

Mas resta a dúvida: será que o Baidu entrará na roda de processos judiciais envolvendo plataformas móveis?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Doni Peres

eu meu site não aparece do baidu www.donreparo.com.br

Janaina Santos
Mais processos estão chegando e vão chegar.... fora aqueles que nós nunca saberemos. A Baidu é exemplo de de coisa ruim
Carolina Barbosa
Acho que os processos judiciais da Baidu devem aumentar porque eles só fazem plágio das coisas e os produtos são horríveis.
Caio Furtado
Uma mistura de iPhone e Android, gostei.
Jean
Como sempre os chineses copiando...
@TatoGomes
Concordo. Mas isso é tudo "culpa", imagino eu, do nosso costume em associar involuntariamente as letras asiáticas com produtos falsificados ou de baixa qualidade.
Zédasilva
Tenho raiva desses chineses. Os caras só copiam o que outros fazem...ô povinho sem criatividade
Leandro de souza
Uma cópia discarada do google como o baidu ja é...
Kowalski
Também percebi... rsrsrs
Kowalski
Copiar é "paixão nacional" das empresas da China...
Henrypollack
O que me assusta é que tipo depois do iPhone muita coisa fico presa próximo ao conceito de software ou formato dele... claro nem todos os modelos mais a maioria acabou assim Digo que quase ninguém lançaria digamos um Smartphone hoje em dia com um botao touch para tirar foto disse isso só como exemplo mais deve ter coisas muito mais uteis que isso acho isso meio ruim por que agente nao consegue ver digamos a criatividade das outras marcas ou como as coisas poderiam ser de outro modo
Rafael
E Baidu browser baseado no Chromium! :D http://www.favbrowser.com/download-baidu-browser-beta/
Rafael
Fabio nos Estados Unidos tem algumas marcas a mais de refrigerantes de cola. E aqui também... Bem... Olha seu comentário. “O mundo não precisa de outra plataforma”, já dizia o Google no passado sobre o WP7. E aí finaliza dizendo que iOS e Android dominaram. Sabia que quando a Google lançou o Android já existia iOS, BB OS, Windows Mobile, Symbian, entre outros? Não seguiram o próprio conselho né.
Rafael
Gente impossível mesmo qualquer coisa que é lançada copia de alguma forma o iPhone pra vocês hein!?
@carlosandroid
Nada mais do que uma MIUI ROM com complexo de agora eu sou o mestre e não o escravo.
Exibir mais comentários