Início » Brasil » Operadoras brasileiras dizem bloquear internet pré-paga nos tablets

Operadoras brasileiras dizem bloquear internet pré-paga nos tablets

Por
8 anos atrás

Quem gosta de gastar dinheiro com operadora de celular? Bom, eu não conheço ninguém. Temos que admitir que os serviços são caros e raramente satisfazem nossas necessidades.

Para isso, as promoções tentam atenuar a dor no bolso. Em destaque estão as ofertas em pacotes de internet móvel, direcionadas aos clientes do serviço pré-pago de telefonia, e possibilita navegar o mês inteiro por menos de R$ 15, dependendo da operadora. Só que alguns aproveitam a deixa e utilizam o pacote para se conectar por meio de tablets, evitando pagar um plano caríssimo para uso esporádico.

3G no iPad: não pode.

3G no iPad: não pode.

As operadoras é que não gostaram disso. O Estado de São Paulo entrou em contato com as quatro maiores operadoras de telefonia móvel (TIM, Claro, Vivo e Oi), e todas afirmaram que bloqueiam o acesso à internet de tablets quando originados de linhas aderidas à ofertas de serviço pré-pago.

A resposta de todas as operadoras é a mesma: a oferta é direcionada unicamente para utilização em celulares e smartphones. Ainda assim, esse tipo de bloqueio vai contra as normas da Anatel – e contra o meu entendimento do assunto também, tendo em vista que quem procura esse tipo de solução, em sua maioria, são pessoas que transitam em lugares com grande disponibilidade de redes wifi, e, nessas exceções, usam 3G.

Em uma rápida pesquisa na minha timeline, um cliente da Claro me informou que o serviço pré-pago não funcionava no iPad. Ainda, dois usuários me informaram que conseguiam conectar perfeitamente com a TIM. Os testes do Estadão também apontaram bloqueio realizado pela Oi quando o acesso é realizado através do iPad. Isso porque a operadora não  tem pacote de dados para clientes pré-pagos e ainda impede o uso da rede 3G sem a contratação de um pacote, limitando apenas a EDGE.

Quem ama bloqueia?