Depois de cinco versões de testes (chamadas de “milestone“), o time de desenvolvimento do OpenSUSE já tem data definida para o lançamento do Beta 1 do OpenSUSE 12.1. E, para o lançamento do beta, a comunidade de usuários pretende comemorar de uma forma que deve deixar um certo redator do Tecnoblog com vontade de migrar para o Linux: com diversas festas regadas a pizza mundo afora!

O anúncio foi feito por Jos Poortvliet, gerente da comunidade OpenSUSE, que também comentou que a mudança no status de desenvolvimento “reflete o estado do sexto milestone, estando pronto para testes mais intensivos pela comunidade”.

E, para comemorar o lançamento do primeiro beta do OpenSUSE 12.1, diversos escritórios da SUSE em todo o mundo estão organizando uma festa regada a muita pizza e instalações do beta em diversas máquinas, em busca dos tão temidos bugs.

Ainda não há notícias sobre uma festa dessas no Brasil, mas vale a pena ficar de olho na wiki do projeto, que listará todas as festas organizadas mundo afora.

O OpenSUSE 12.1 beta 1 deve ser lançado no dia 22 de setembro, sendo seguido por duas versões Release Candidates, e logo depois pela versão final, que deve ser lançada no dia 11 de novembro. Se você quiser conhecer as novidades dessa versão, pode assistir o vídeo abaixo, feito com o milestone 5, ou pode baixar essa versão na página do OpenSUSE.


(Vídeo do YouTube)

Com informações: H Online

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pedro
gosto muita deste tim beta quero ele para min
j2k
gosto bastante do OpenSUSE!
Yangm
Paulo, conhece alguma boa distro que leia deb e tenha kde? Nos moldes do Mint e do OpenSUSE. Estou usando o mint 11 gnome com o kde instalado mas... não é a mesma coisa. Obrigado.
Jean
Uso o Mandriva, que já foi baseado no Red Hat, e hoje é independente. Enquanto que Fedora usa pacotes rpm e yum, o Mandriva usa rpm e urpmi, que é muito prático e fácil de usar. Parece que o OpenSuse usa rpm e zypp... Não sei direito. Mas enfim, adoro os rpms da vida!
Bestknighter
Não entendi nada dos comentários. Desculpem minha leiguisse. Na verdade, entendo muito (MUITO) pouco quando se trata de OpenSource e afins.
Guilherme Mac
SuSE era baseado no Slackware. Depois da venda pra Novell eles implementaram coisas novas, como o gerenciador de pacotes da Red Hat. Agora me parece q SUSE é uma distribuição praticamente autônoma. Mas qto ao RPM, eu gosto. O DeltaRPM parece o melhor sistema de pacotes pois qdo tem atualização de programas não é preciso baixar tudo novamente. Ele só baixa o que mudou. Economiza muito tempo.
Joao Limao
Utilizar RPM como gerenciamento de pacotes e SER BASEADO em Red Hat é como água e vinagre, amigão.
@michelblopes
Aqui no trampo uso o OpenSUSE com Gnome. Dá pra escolher qual interface tu pode usar. Se bem que as customizações sua bem feinhas, gosto pessoal.
@michelblopes
Ok... E o SuSE é baseado em que, sabichão? A estrutura de dados, o maldito rpm (RED HAT Package Manager).
@danieltwist
Como bom apt-get fanboy, nem testarei isso ae. Alias não gosto mto de kde, só uso atualmente o xfce costumizado.
@euBrunno
OpenSuse é baseado no Suse e não no RedHat.. quem é baseado no Red Hat é o Fedora.
@michelblopes
Sinceramente, eu não gosto muito do OpenSuSE (e outras distros baseadas em RedHat). Uso no meu desktop corporativo a versão 11.4 por preguiça de fazer backup. Quem sabe eu não a migro pra 12.1 qualquer hora.