Início » Internet » CIA investe em empresa de monitoramento de redes sociais

CIA investe em empresa de monitoramento de redes sociais

Por
10 anos atrás

A agência de inteligência do governo americano, através da sua divisão de investimentos In-Q-Tel, injetou ontem (19) capital em uma empresa chamada Visible Technologies, especializada em monitorar informações publicados em redes sociais e outros sites da web 2.0. Atualmente, ela indexa dados de mais de 500 mil páginas e mantém registro de conversas que ocorrem em blogs, fóruns, YouTube, Amazon, Flickr e Twitter.

Clientes da empresa, segundo o vice presidente Blake Cahill, podem usar uma ferramenta chamada TruVOICE combinado com o sistema inteligente de tagueamento para visualizar as impressões que novos produtos causam no mercado, por exemplo, marcar o post para posterior análise e possibilita a resposta imediata a usuários individuais através de uma interface web.

Exemplo de tela do TruVOICE (Clique para ampliar)

Exemplo de tela do TruVOICE (Clique para ampliar)

Dentre a lista de clientes da empresa, na qual a CIA passou a figurar, estão a Dell, AT&T, Verizon e Microsoft. Essa última está monitorando especificamente dados sobre o lançamento do Windows 7 no momento. A empresa ainda não monitora redes sociais fechadas a usuários cadastrados como Orkut, Facebook e Beebo. Nem a agência de inteligência nem a Visible Technologies revelaram o valor do investimento. [Slashdot / Wired]