Início » Software » Conheça o Lubuntu Software Center, opção leve à Central de Programas do Ubuntu

Conheça o Lubuntu Software Center, opção leve à Central de Programas do Ubuntu

Por
6 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Usuários do Lubuntu (e outras distros variantes do Ubuntu) tinham um problema na hora de baixar e instalar programas: a falta de um gerenciador de programas leve, o que os obrigava a usar o synaptic. Mas isso está para mudar, já que alguns desenvolvedores começaram a desenvolver o Lubuntu Software Center, uma versão leve da Central de Programas.

Mais leve, pode ser usado em máquinas menos potentes | Clique para ver maior

Embora ainda esteja em um estágio de desenvolvimento bem inicial, o Lubuntu Software Center preenche uma lacuna no Lubuntu: a falta de uma interface simples e amigável para instalar programas.

O synaptic é um ótimo aplicativo para usuários mais avançados, mas não é  amigável. E, para uma distro que tem como meta ser o mais leve possível, o Ubuntu Software Center padrão é pesado demais, e seria necessário carregar diversos arquivos do GNOME. Simplesmente impensável.

O Lubuntu Software Center não tem nenhum efeito gráfico bonito, e mesmo algumas opções estão ausentes (como o sistema de classificação de programas, comentários, e outros recursos), mas a idéia geral é que ele seja exatamente isso: um programa leve e simples. Se você usa o Lubuntu 11.04 ou 11.10, você pode instalar o programa com os comandos abaixo (no terminal)

sudo add-apt-repository ppa:lubuntu-desktop/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install lubuntu-software-center

Depois disso, é só executar o programa no terminal (ou com o comando ALT+F2), digitando “lubuntu-software-center” (sem as aspas). Como sempre, lembramos que o programa ainda está um estágio inicial de desenvolvimento e não deve ser instalado em ambientes de produção.

Com Informações: OMG! Ubuntu

Mais sobre: , ,