Início » Aplicativos e Software » Conheça o Lubuntu Software Center, opção leve à Central de Programas do Ubuntu

Conheça o Lubuntu Software Center, opção leve à Central de Programas do Ubuntu

Avatar Por

Usuários do Lubuntu (e outras distros variantes do Ubuntu) tinham um problema na hora de baixar e instalar programas: a falta de um gerenciador de programas leve, o que os obrigava a usar o synaptic. Mas isso está para mudar, já que alguns desenvolvedores começaram a desenvolver o Lubuntu Software Center, uma versão leve da Central de Programas.

Mais leve, pode ser usado em máquinas menos potentes | Clique para ver maior

Embora ainda esteja em um estágio de desenvolvimento bem inicial, o Lubuntu Software Center preenche uma lacuna no Lubuntu: a falta de uma interface simples e amigável para instalar programas.

O synaptic é um ótimo aplicativo para usuários mais avançados, mas não é  amigável. E, para uma distro que tem como meta ser o mais leve possível, o Ubuntu Software Center padrão é pesado demais, e seria necessário carregar diversos arquivos do GNOME. Simplesmente impensável.

O Lubuntu Software Center não tem nenhum efeito gráfico bonito, e mesmo algumas opções estão ausentes (como o sistema de classificação de programas, comentários, e outros recursos), mas a idéia geral é que ele seja exatamente isso: um programa leve e simples. Se você usa o Lubuntu 11.04 ou 11.10, você pode instalar o programa com os comandos abaixo (no terminal)

sudo add-apt-repository ppa:lubuntu-desktop/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install lubuntu-software-center

Depois disso, é só executar o programa no terminal (ou com o comando ALT+F2), digitando "lubuntu-software-center" (sem as aspas). Como sempre, lembramos que o programa ainda está um estágio inicial de desenvolvimento e não deve ser instalado em ambientes de produção.

Com Informações: OMG! Ubuntu

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Vieira da Silva
Olá seguindo a matéria acima e os comentários de vocês aqui, só tenho dizer uma coisa. A melhor distribuição Linux em maquinas com poucos recursos de hardware, apesar que eu utilizo mais o terminal e a internet. Já faz mais de 8 meses que estou utilizando o sistema e tenho nada a reclamar. E detalhe quando um amigo meu tem problemas com o computador a primeira coisa que eu faço é gravar o um CD falo para ele testar durante alguns dias e se ele gostar eu volto na casa dele faço o backup necessário, e faço a instalação do sistema. Vamos evangelizar o Lubuntu pessoal, pois hoje ele é o melhor sistema para equipamentos de baixo requisitos, instalei ele também em maquinas potentes e ele se saiu muito bem, tive que dar uma personalizada nele mais funcionou uma beleza.
marcoscs
já aconteceu comigo o mesmo que com o Veras, de perder as configurações da área de trabalho, então sugiro que voce faça um backup de tudo para reinstalar depois.
E tambem sugiro uma instalação 'limpa' com seus arquivos devidamente backupeados. Já tive sérios problemas devido a uma atualização mal feita e mal sucedida do Ubuntu. Deixei a máquina atualizando e fui trabalhar, quando voltei só tinha uma tela preta e nenhum comando via teclado/mouse funcionava. Reiniciei a máquina e nada de boot.
Só me restou dar boot pelo live cd, passar os arquivos pessoais para um hd externo e formatar a bagaça.
J. Neto
O lxde é 589 vezes mais rápido que o xfce. Sem contar que eu acho ele mais agradável aos olhos.
Lucas Meneses
Gentooo rsrs
@danieltwist
Uso xubuntu 11.04 e não troco por nada, a barra única dele em cima é perfeita. No meu caso eu desativei (removi) o dock q vem na parte de baixo, não curto frescura, atrapalha minha produção.
@AntonioVeras
Posso ter feito alguma coisa errada, mas foi o que aconteceu comigo em uma versão anterior.
@danielr_
Vai de Lubuntu ou outra distro LXDE, uso num netbook com viaC7 de 1,2 gh e 512 mb a maquina voa.
Guilherme Macedo
Perde? O_O Certeza?
@AntonioVeras
Aquele menu do lado esquerdo é um AWN também. Eu gostei e não ter problema para mim, pois num monitor de 22", não atrapalha.
Marcelo
Obrigado, Antonio!
É, como eu imaginei... acho que vou ficar na versão atual por enquanto... não estou com tempo agora pra instalar do zero, e configurar uma interface nova tudo de novo! :)
Eu até gosto disso! Perdi deliciosas horas e horas deixando a minha interface do jeito que quero. É quase uma terapia, pra mim :)
Mas no momento, não disponho desse tempo todo! hehehehe E gostei dessa interface Fusion Blue. Mas esse menu do lado esquerdo não me apetece de jeito nenhum! hehehe
Leandro de souza
Poise essa nunca vi...mais tbem vale a dica..tem a puppy linux so axo ela muito enjoada
@AntonioVeras
Sim. Você perderá.
Mas você pode atualizar e usar o modo "Classic". Aí é "só" instalar o tema de novo.

Atualmente, eu estou usando este tema, mas ainda não ficou como eu quero.
http://ubuntued.info/tema-62-a-frescura-do-fusion-blue?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+ubuntued+%28UBUNTUED%29

PS. Sugiro que, em vez de atualizar, você faça uma instalação nova.
Thiago Leite
O YellowDog tbm funcionava bem com máquinas fracas, mas nem sei como está.
Thiago Leite
Verdade.
gokernel
30 megas: www.slitaz.org/pt/

10.3 megas: www.tinycorelinux.com

Essa ultima não tem um visual belo mas consome menos de 30 megas de RAM e é super rápido o boot.
Marcelo
Eu sei que aqui não é o lugar certo pra tirar dúvidas, mas ae vai mesmo assim:
Meu Ubuntu esta sugerindo atualizar pra versão mais nova, e eu tenho ignorado o tempo todo porque não quero aquela interface com menuzinho deslizando do lado esquerdo. Eu modifiquei bastante a minha (tirei barrinha superior, instalei o AWN pra deixar a inferior com uns efeitos 3D, uso o conky pra widgets de informações sobre o papel de parede, etc...)
Ao aceitar o update pra versão nova, vou perder essas customizações todas?
@ZuelaBR
Tenta o Arch Linux, ele é bem leve e tu pode colocar kde, gnome, etc.
Leandro de souza
Eu usaria a xubuntu ou a propria lubuntu. São distros bacanas para pcs antigos...
Luiz Alberto Franco
Alguém conhece uma distro Linux bem leve pra máquinas antigas? Alguma com um visual legal sem ser pesada?
@AntonioVeras
Você quer um Ubuntu leve? Esqueça o Unity.

Depois que eu fui testar um tema no Clássico, vi que o meu sistema estava voando. Enquanto o Gnome Clássico estiver funcional, não largarei dele.