O Plano Nacional de Banda Larga está tão mal quanto nós imaginávamos. A diferença é que agora o próprio governo admite que se tornou impossível cumprir a meta inicial de instalar a banda larga popular de 1 Mega em mais de mil cidades até o fim do ano. A projeção feita no ano passado falava nesses mil municípios — se passar de um décimo disso é muito.

Caio Bonilha, presidente da Telebras, a empresa de telecomunicações comandada pelo governo federal, disse durante um evento em São Paulo que uma meta mais pé no chão foi preparada para o PNBL: atender 150 cidades em 2011. Acho que finalmente temos um número mais real para a popularização da internet no Brasil.

Dilma, libera a conexão!

Para quem não lembra, o PNBL prevê conexões de 1 Mbps por preços a partir de R$ 35 mensais. Em regiões onde as grandes empresas de telecomunicações não lançam seus serviços ou a internet é muito cara, provedores locais podem se associar à Telebras para utilizar a infraestrutura de telecom da empresa estatal.

Segundo Bonilha, 20 provedores atualmente oferecem conexão por meio do Plano Nacional de Banda Larga. Um deles, no interior de Goiás, até fornece a internet por um preço camarada, desde que o assinante concorde em pagar o modem, cujo valor é fixado em R$ 300. Já escrevi antes sobre o assunto e volto a dizer: desse jeito a internet será tudo, menos popular neste país ainda tão pobre com exceção de alguns centros urbanos.

Quando o PNBL foi aprovado, ainda no governo anterior ao da presidente Dilma (mas não sem menos envolvimento da toda-poderosa), a ideia era de instalar a banda larga por um preço justo em mais de 4.200 cidades brasileiras até 2014. Antes do início da Copa do Mundo, portanto, para dar tempo de propagandear a nossa estrutura de internet durante os jogos. No ritmo em que está, é capaz desses milhões de brasileiros à espera de uma conexão não saibam o que é um acesso decente a partir de casa antes das Olimpíadas de 2016.

Existe urgência para que a banda larga popular de fato se torne algo popular. Pena que a burocracia e a politicagem deste país não permitem que o projeto vá para frente no tempo certo.

Com informações: G1. Foto: Flickr – Alesa Dam.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Angelo Costa
No governo do faz de conta de Dilma isso não é nada ....
marcoscs
"Quando o PNBL foi aprovado, ainda no governo anterior ao da presidente Dilma" pouco antes das eleições, né? Isso explica muita coisa...
Tio Z
Relaxa que eles ainda reelegem a Dilma. Ou o Lula de novo. Algo nesse esquema.
@TatoGomes
O PT tem um tipo de politica escrota, mas vencedora. Simples: Qual é a maioria da população no Brasil? A classe C, D e E. O que devemos fazer? Vamos dar bolsa-qualquercoisa pra eles que é sucesso! Assim, o povão fica cada vez mais acomodado em um país onde vale mais você ser desempregado, pobre e com uma penca de filhos do que lutar para ter um emprego digno. Afinal, todos os empregos são dignos, mas nem todos pagam bem. E assim, dá muito mais grana "mamar na teta" do governo. Assim, até eu votaria no PT... Falo isso morando em um bairro que nem classe média é (Jaguaré), e se eu tenho uma condição decente de vida, é porque o meu pai trabalhou DEMAIS a vida toda. Hoje, coitado, sofre com diversos problemas de saúde e maculas no corpo devido ao duro que o seu trabalho demanda. Mas eu dou graças a Deus de tê-lo como exemplo em casa, pois me inspira a fazer o mesmo, apesar de que a minha área de atuação não exige tanto assim, graças ao estudo que pude ter com o suor do meu pai. Mas, e daí, né? Isso não importa... Bora dar bolsa-internet também pro povão. O importante não é aprender a pescar, e sim botar o peixe na mesa de todo mundo. =S
Lucas Meneses
Parabéns aos que votaram no pt!!! Obrigado, o país está realmente mudando...
@fmattede
Ótimo pras teles: oferecem um plano pelo preço normal (R$35,00 por mês?) e implantam no rítmo normal de expansão e fazem publicidade como se estivessem de vento em popa!
Alexandre
É hilário ver que muitos de nos, supostamente adultos acreditem em conto da carochinha. É tudo mkt político, não existe essa realidade que a gente imagina, existe sim votos a serem conquistados para a roubar mais e mais.
Paulo Henrique
PNBL… Plano Nacional de BOSTA larga… isso sim!!!!!* :D
Jeferson_huan
e ainda dizem q o brasil está se desenvolvendo.
Agnatos
Sou eu não, digo, sou ele não XD my bad...
Fabio
Eu não preciso da esmola que o governo está dando via PNBL para acessar o Tecnoblog. :P
gokernel
Conversando com um colega a 5 dias atrás: ------------------------------------------------- COLEGA: Me indica uma net boa. EU: A TIM tem internet de 35 reais. COLEGA: Eu usei essa porcaria, muito lenta, só aguentei um mês. EU: ahahahahahaa, eita troço ruim. COLEGA: O que foi ???? EU: Sabia que não prestava, contrata a de JOÃO(rádio local) por R$ 65.00 que é melhor. COLEGA: É mesmo vou voltar a usar a net do JOÃO(65 reais) que pelo menos não vou mais perder tempo esperando com paciência pra ver as páginas. -------------------------------------------------
@lullylucky
no futuro, as pessoas vão dizer: "como assim vc não tinha internet em casa, vovô? não é que nem água, que nem eletricidade???" um dia...
Gaba
Lula é você???? "funfionar"
Gaba
PNBL... Plano Nacional de BUNDA larga... isso sim!!!!!
Exibir mais comentários