Ofuscado da festa de segunda-feira por conta da apresentação da apresentação oficial do Windows 8 Developer Preview, o Internet Explorer 10 Platform Preview — que como o nome dá a entender é uma plataforma de testes para a próxima geração do odiado navegador da Microsoft — chegou no começo desta semana.

Além do velho compromisso de ser cada vez mais compatível com os padrões da web, agora o programa também chega com a responsabilidade de dar vida aos apps da mais nova geração do sistema operacional de sua empresa mãe.

De acordo com a Microsoft, por baixo do capô o novo Internet Explorer deverá ser compatível com uma série de padrões, gradientes, sombras e transformações 3D com CSS3, cache para aplicações HTML5, entre outros aprimoramentos técnicos.

Além disso, sua interface foi toda redesenhada para ser usada em dispositivos com tela sensível ao toque.

Tudo sobre: Windows 8

Internet Explorer 10 Platform Preview na interface do Windows 8 Developer Preview

Também foi confirmado que depois de seu lançamento a Microsoft irá entrar na onda do Chrome e Firefox, impondo uma política de desenvolvimento rápido para novas versões de seu programa que passará a ser atualizado em intervalos de 12 semanas.

Mas a grande novidade do programa será a responsabilidade de dar vida aos aplicativos web presentes na interface Metro do novo sistema operacional. Todos as apps presentes da nova tela inicial do Windows 8 na realidade serão aplicativos web, discretamente rodando sobre o IE10 diretamente na tela inicial do sistema. De acordo com a MS, essa novidade permitirá que os desenvolvedores tenham maior agilidade para criar seus próprios aplicativos.

Aos interessados em testar a nova versão do Internet Explorer, uma má notícia: por ora ela chega apenas embarcada junto do Windows 8, mas versões compatíveis com o Windows 7 deverão surgir em breve.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo
nunca fizeram uso e já estão a reclamar '-'
Ramon Melo
Duvido, Rodrigo. Esqueceu que o Windows precisa reiniciar a cada atualização do IE?
Lucas Meneses
Agora quem vai mandar os bolos vai ser o pessoal do opera rsrs
Lucas Meneses
Só espero que o opera não entre nessa também... Mas mesmo que entrasse ainda seria o melhor navegador.
@talissonlimao
quem acha que IE é inútil tá meio desatualizado ein? quando o 9 foi lançado pensei em dar uma segunda chance pra ele, é muito boa sua integração com a barra do windows 7. O 10 tá BEM rápido, a renderização tá melhorada também e a vizualização de sites é bem legal usando a tela inteira.
Kowalski
Agora, quem vai mandar bolinhos de aniversário é a "meninada" da Fundação Mozilla... :D :P
j2k
Então porque o céu é azul?
Luiz Alberto Franco
Obs: A Barra superior do Tecnoblog não renderizava direito no IE9, No IE10 fica perfeito e rápido.
Luiz Alberto Franco
To usando aqui e sem problemas até agora...
Turdin
Então porque você usa o chrome?!
@watafake
Eu cliquei no quadradinho dele no Metro e abriu assim. Com o botão direito do mouse deu pra mudar pra interface clássica.
j2k
esse controle de versões mais rápido é um lixo...
Claudio H.
Quem aqui pensou que viveria para presenciar o momento de alguém elogiando o Internet Explorer, hein... Eu mesmo ja sofri muito desenvolvendo sites para IE<9. Mas essas duas ultimas versões se mostraram extremamente maduras.
@renato_cron
hahahaa agora não vai dar mais tela azul vai ficar travado mesmo!
Rayzer'
Alguém poderia me dizer como eu faço pra abrir o internet explorer do jeito que está na imagem? Pq tipo, toda vez q clico nele no "Start", ele abre com janela normal, não no estilo Metro... Thanks
Exibir mais comentários