Em geral, a bateria de celulares hoje em dia são uma droga. Salvo um ou outro modelo que tem realmente um bom gerenciamento da bateria, os smartphones ainda consumem mais energia do que gostaríamos, principalmente para quem está sempre conectado à rede ou usando seu aparelho como dispositivo multimídia. Mas pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, podem ter encontrado o método perfeito para economizar algumas preciosas horas de bateria.

O que eles conseguiram fazer é desenvolver um sistema que se baseia nos pacotes da rede para diminuir a energia gasta. Chamado de Energy-Minimizing Idle Listening, ou redutor de energia por auscultação ociosa em tradução livre, o sistema foi criado como um trabalho em conjunto do aluno Xinyu Zhang e do professor Kang Shin, ambos do curso de Engenharia e ciência da computação. Esse sistema diminui a velocidade do processador da placa WiFi para 1/16 do total enquanto ela não está em atividade e volta ao normal de acordo com o envio ou recebimento de dados. O E-Mili analisa os cabeçalhos desses pacotes para saber quando precisa voltar à velocidade normal e quando o processador volta para o modo ocioso.

O downclock de processadores móveis não é novidade, usuários de Android já fazem isso com seus celulares e, imagino, que exista alguma opção similar para o iPhone via jailbreak. Mas o sistema estaria embutido em todos os modelos de smartphone que usassem essa placa WiFi, não importa qual a plataforma adotada.

Vai demorar alguns anos para que a tecnologia seja aperfeiçoada, mas eles já conseguiram (ao menos em teoria) aumentar a vida de bateria de um celular em até 54%. Ainda assim, acredito que a parte difícil mesmo vai ser fazer com que esse sistema seja adotado amplamente pelas fabricantes de chips WiFi.

Com informações: Slashdot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Neto
A idéia é muito boa, porém o principal vilão dos Smartphones hoje em dia não é o Wifi e sim o 3g, que gasta muito mais bateria.
Rafael
Gente pelo visto o mundo anda meio assim: Inventada tecnologia que econmiza energia: fabricante coloca bateria de menor capacidade pra incluir outras coisas e manter o preço.
Ramon Melo
Sem dúvida, nenhum SO é perfeito. Mas isso não muda o fato de que o Symbian^3 é um ótimo SO para celulares e, de longe, o mais injustiçado. Esse é apenas um exemplo disso. Aliás, os últimos smartphones da Nokia, em geral, têm boa autonomia de bateria. Isso não é só resultado de uma boa escolha de hardware, é mérito de um SO que é capaz de oferecer as mesmas possibilidades da concorrência sem gastar tantos recursos.
Gabriel
O importante é o texto e a informação contida nele. Se quiser ver imagens, Google Imagens.
@arlyssb
Acho que sim. Figuras já deixaram de ser essenciais pra mim depois que saí da quarta série.
Sr. Sem Papo
Se nao me engano apenas um atualizazão de SO ja seria o bastante para isso funcionar
Sr. Sem Papo
Mesmo ser usar o wifi, o chip fica ativado
Patrik
Melhor não ter imagem que uma que não condiz com o conteúdo. Nem tinha reparado a falta da imagem.
Bestknighter
E para mim que deixo desligado e só ligo quando vou usar? E não uso frequentemente. O meu ganho de bateria seria minúsculo.
Seqko
Concordo! O negocio é desenvolver métodos para matar duas pauladas numa coelhada so!! =] Mas tb enquanto as baterias nucleares com duração eterna pra vida toda que nao acabam nunca e nao precisa recarregar nao existem, qq melhoria é mto bem vinda !!
@helciovitor
Só eu que não tive vontade de ler o post depois que vi que não tinha imagem?
Rodrigo Fante
Fato, o que também não muda o fato de outras coisas do sistema serem ruins, ter algo bom não significa que os demais são ruins, nem que o mesmo é o melhor.
Yangm
Creio que ele tem a mínima ideia do que está falando.
@GilmoreMi
Achei simplesmente genial.
@mac_ti
Creio que o senhor não tem a mínima idéia do que está falando.
Exibir mais comentários