Início » Web » Linux Mint Debian já disponível para download

Linux Mint Debian já disponível para download

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Volta e meia falamos do Linux Mint, uma distro Linux baseada no Ubuntu mas com diversos extras, como codecs de áudio e vídeo, além de diversas mudanças visuais. O que poucos sabem é que existe um primo do Linux Mint, baseado inteiramente no Debian, e que uma nova versão dele acaba de ficar disponível para download.

Igual ao Mint padrão, mas baseado no Debian

Chamado oficialmente de Linux Mint Debian Edition 201109, essa distro tem como meta ser o mais próxima possível do Linux Mint, mas com uma diferença crucial: ela é inteiramente baseada no Debian.

“Mas o Ubuntu não é baseado no Debian, e portanto isso não deveria fazer diferença alguma?”,você deve estar pensando. Quase. Com o passar dos anos o Ubuntu acabou se distanciando demais do Debian, ao ponto das duas distros serem quase incompatíveis. Assim, a experiência de uso entre os dois “sabores” do Mint pode ser bem diferente, já que você estará usando uma distro mais “pura”.

No momento, o Linux Mint Debian Edition oferece suporte apenas ao GNOME e ao Xfce. Ou seja, você pode até tentar instalar o KDE ou outros gerenciadores de desktop, mas estará por conta e risco. De qualquer forma, se você quer conhecer uma distribuição Linux mais tradicional mas que já traz diversos codecs e programas para você poder trabalhar e se divertir sem precisar passar horas instalando pacotes, pode ser uma boa pedida. Apenas lembre-se sempre de fazer antes uma instalação de testes em um computador que esteja sobrando, ou em uma máquina virtual.

O download do Linux Mint Debian Edition pode ser feito no blog do projeto. Há versões com GNOME e Xfce, assim como versões compatíveis com 32 e 64-bits.

Mais sobre: , , , ,