Início » Brasil Mobile » Positivo Ypy: o tablet brasileiro de mil reais

Positivo Ypy: o tablet brasileiro de mil reais

Por
6 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Positivo Informática levou 20 meses para descobrir quais são as melhores práticas em termos de produção de tablets. Com início de vendas em breve, a companhia apresenta nessa semana o tablet Positivo Ypy. Trata-se do primeiro tablet feito por brasileiros para brasileiros. Seja isso bom ou ruim, é assim que a empresa está anunciando o novo produto.

O Ypy (lê-se “ípi”, que quer dizer “primeiro” em tupi-guarani) estará disponível em dois sabores distintos: com visor de 7 polegadas e visor de 10 polegadas (na verdade, 9.7″). Assim, já evitamos o problema de posicionar o produto para um determinado público ou outro — cabe ao consumidor decidir o que lhe parece melhor. Para ambos está valendo a proporção de 4:3 (resolução de 1024×768 pixels no Ypy de 7″).

Ypy 7" roda Android 2.3.4 e Ypy 10" roda Android 3.2

Em suas promessas, a Positivo Informática jura que a bateria do Ypy de 7″ dura até 9 horas consecutivas. O tablet nesse modelo roda Android 2.3.4 Gingerbread.  Pesa 420g. Sua memória interna é de 10 GB.

Já o modelo de 10″ utiliza o Android 3.2 Honeycomb — versão mais recente disponível publicamente do sistema do Google. Seu peso está na casa de 700g, de acordo com informações da fabricante. O aparelho ainda conta com GPS e câmera frontal. A memória interna é de 20 GB.

Entre os recursos de fábrica presentes no Positivo Ypy está o acesso a redes sociais em uma seção especial do tablet, inclusive com direito a Orkut. Também temos nele centrais de conteúdo de importantes grupos de comunicação do país, em especial graças a uma parceria com a ANJ (Associação Nacional de Jornais). No que tange a entretenimento, parcerias com gravadoras garante a presença de músicas de artistas brasileiros como Paula Fernandes, Zeca Pagodinho, Seu Jorge e Ivete Sangalo.

Questionada sobre o poder de processamento do dispositivo, bem como as especificações de memória RAM, a Positivo Informática não respondeu minhas perguntas até o momento da publicação desse texto.

A variedade de opções para o consumidor interessado no Ypy não se resume ao tamanho do visor. Essa não é a única distinção porque a Positivo Informática também vende o produto em modelos com wifi e wifi combinado com 3G. Portanto, as escolhas ficam em: Ypy7″ wifi; Ypy 7″ wifi + 3G; Ypy 10″ wifi; e Ypy 10″ wifi + 3G (ufa!).

O preço do aparelho vai variar de R$ 999 até R$ 1.299, de acordo com informações da Bia Kunze no blog Garota Sem Fio. Eu até tentei verificar o preço sugerido para cada versão distinta do aparelho, mas a Positivo Informática também não me respondeu quanto a isso.